WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CACAU COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA É TENDÊNCIA NA PÁSCOA

.

Mercado de chocolates especiais está crescendo nesta Páscoa; na foto, produtores do cacau l Divulgação/Fazenda Alegrias


A preferência por chocolates com indicação geográfica tem sido uma oportunidade para os pequenos produtores com selo de qualidade reconhecido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O carimbo, segundo o Sebrae, garante amêndoas de alta qualidade, reputação e tradição no cultivo e manejo. Este cenário virou prioridade dos consumidores no mercado de chocolates especiais para a Páscoa de 2024.
No Brasil, há só 4 associações reconhecidas pelo instituto. Elas estão localizadas no Sul da Bahia, em Rondônia, Linhares (ES) e Tomé-Açu (PA). Na Bahia, conforme dados do Sebrae, ao menos 4.200 pequenos produtores estão cadastrados em 13 municípios.


A Fazenda Alegrias é um dos lugares onde trabalham parte desses produtores. É de lá que sai a matéria-prima dos chocolates produzidos por Marlene do Nascimento, em Gama, no Distrito Federal. Dona da Cacau Candango, a microempresária quer estimular o consumo consciente do produto saudável e valorizar os produtores da fruta.
Segundo o responsável pela Fazenda, Antônio Lavigne, o cacau é plantado no local há mais de 200 anos sob a sombra das árvores da Mata Atlântida. Por enquanto, o produto não atrai a indústria, mas é muito procurado pelos pequenos negócios, conforme afirmou.
“Os chocolateiros estão comprando mais do que um simples cacau. São amêndoas que carregam a história da cultura cacaueira e passam por um processo de cultivo com cuidados também na pós-colheita com provas para verificação de sanidade mínima e de fermentação adequada que influenciam no aroma e no sabor”, explicou. (Fonte: https://www.poder360.com.br)

.

Comentários estão fechados.