CACAU É FRUTA E SUA ÁRVORE PODE VIVER MAIS DE 100 ANOS
.
Cacau é fonte de renda para agricultores e proporciona diversos benefícios à saúde
Em evidência com a estreia da novela Renascer, da Rede Globo, o cacau é um fruto nativo da região amazônica e vai muito além de ser a matéria-prima para a fabricação do chocolate. O alimento também é fonte de renda para agricultores e proporciona diversos benefícios à saúde.
VEJA ABAIXO 10 CURIOSIDADES SOBRE O CACAU
1 – CACAU É FRUTA?
Nativo da região amazônica, o cacau não nasce como as demais frutas, a partir dos galhos. Ele se desenvolve direto no tronco do cacaueiro. Na composição, possui 12,9g de proteínas, 4,9g de fibras e 35% de unidade.
2 – BENEFÍCIOS DO CACAU PARA SAÚDE
O cacau pode ser inserido na alimentação de diversas formas. E, quando feito, proporciona benefícios ao organismo. Um estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, de 2020, mostrou que os flavonóides do cacau protegem contra doenças vasculares e o envelhecimento cognitivo. Além disso, dá saciedade e melhora o humor.
3 – RESISTÊNCIA
A árvore do cacau, chamada de cacaueiro, possui ciclo de vida longo e, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pode ultrapassar os 100 anos se o desenvolvimento acontecer em áreas férteis. Por ano, a planta produz mais de 100 mil flores, mas apenas 5% são fertilizadas e 0,1% se transforma em fruto.
Cacaueiros podem viver mais de 100 anos
4 – MIL E UMA UTILIDADES
Engana-se quem pensa que apenas o chocolate é fabricado a partir do cacau. A fruta é versátil e pode ser transformada em sementes, mel, geleias, vinagre, bebidas destiladas, polpa, suco e sorvete. Outro uso é na indústria de cosméticos.
5 — CACAU AMEAÇADO
A vassoura-de-bruxa é uma doença que afeta as plantas de cacau, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. Essa praga devastou os cacaueiros do Brasil na década de 90 e derrubou a produção de 400 mil toneladas para 120 mil toneladas.
A vassoura-de-bruxa nome curioso se justifica pelos sintomas característicos que provocam nas plantas de cacau, como o crescimento anormal de brotos na parte afetada da árvore, que se assemelham a vassouras.
Hoje o Brasil convive com a vassoura-de-bruxa, mas ainda traz perdas importantes e, portanto, precisa continuar com máxima atenção dos produtores e de todos os atores da cadeia”, diz Anna Paula Losi, presidente-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
6 — O MELHOR DO BRASIL
Em 2023, o “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil — Sustentabilidade e Qualidade” premiou dois agricultores de Rondônia. Na categoria varietal — uma única variedade genética —, o vencedor foi Deoclides Pires da Silva, de Jaru (RO), com o cacau CCN51.
Na categoria mistura — blend de variedades — o destaque foi Robson Tomaz de Castro Calandrell, de Nova União (RO).
Extração de amêndoas do cacau
7 — DESTAQUE NACIONAL
Bahia e Pará são os maiores produtores de cacau no território brasileiro, totalizando 95% da produção nacional. Em seguida, aparecem Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, o cultivo abrange uma área de 600 mil hectares e deixa o Brasil em 6º lugar no ranking mundial.
8 — DIVERSIFICADO
Você sabia que existem três tipos de cacau? O criollo é conhecido pelos frutos grandes e de casca fina e rugosa. Além disso, a coloração é amarela ou alaranjada quando amadurece e também possui sementes grandes.
Já o tipo forasteiro apresenta frutos arredondados e sementes achatadas. É a variedade mais conhecida que domina a produção na Bahia e na Amazônia em 80%. Por fim, o trinitário, cacau resultante do cruzamento de criollo e forasteiro, tem sementes roxas e amarelas.
Colheita de cacau na região do Médio Xingu, no Estado do Pará
9 — CADEIA DE EMPREGOS
Com a produção brasileira concentrada, principalmente, em quatro estados — Bahia, Espírito Santos, Pará e Rondônia –, o cultivo da fruta gera renda para quase 100 mil produtores, informa a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau. A maioria é de pequenos proprietários.
PARA ONDE?
Entre os destinos da produção brasileira destacam-se Argentina, Estados Unidos e Chile. Em 2022, foram exportadas 36 mil toneladas de chocolates e outras 48 mil toneladas de derivados do cacau. Os números são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. (Fonte: https://globorural.globo.com)
.
Comentários estão fechados.