WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SAÚDE DE ILHÉUS: DESFAZENDO NARRATIVAS E INFORMANDO A REALIDADE

.

É inegável que a saúde pública é um tema sensível e crucial para o bem-estar de nossas comunidades. No entanto, ao discutirmos essa questão, é imperativo termos responsabilidade, principalmente quando tentamos politizar o assunto.
Recentemente, a secretária de Saúde de Una, município amigo e vizinho, acabou colocando Ilhéus como a grande vilã pela situação de superlotação do Hospital Regional Costa do Cacau e, no calor da emoção, acabou usando de desinformações em sua argumentação, além de simplificar muito a realidade.
Ao alegar que Ilhéus monopolizaria a estrutura do HRCC, a secretária ignorou ou não levou em conta a proporcionalidade, ignorando assim que o município tem quase dez vezes a população unense. Por curiosidade, de acordo com o censo de 2022, só o bairro Teotônio Vilela tem praticamente o número de habitantes do município vizinho. Conquista e Nossa Senhora da Vitória também são bairros que se aproximam em número de moradores, deste e superam muitos outros municípios da região, além de outros bairros ilheenses que se aproximam dos 10 mil habitantes.


Essa diferença – Ilhéus com 178.703 habitantes e Una com 18.131 (censo de 2022) – já deveria ser levado em conta ao avaliar as demandas de saúde. É fundamental reconhecer que a distribuição de recursos e a capacidade de atendimento não podem ser igualadas entre municípios de diferentes magnitudes populacionais.
Sobre a atenção básica, Ilhéus pode sim respirar um pouco mais tranquila, pois é uma cidade com política de saúde e, principalmente, de saúde preventiva. Não é de hoje que a nossa população recebe atendimento nas unidades de saúde, mas também, os médicos e toda a equipe, vão até seus pacientes, na zona rural, nos distritos mais distantes, as equipes de saúde chegam, com esse trabalho de prevenção e atenção básica – cartões de vacinação completos, controle de pressão arterial e da glicemia, programas de fila zero para atendimentos odontológicos de gestantes, médicos especialistas, marcação de exames, campanhas de conscientização, tudo para garantir uma população mais saudável.
Outra coisa que precisamos levar em conta, é que até pouco tempo, a saúde ilheense não era notificada e hoje, de acordo com o Indicadores Previne Brasil, ao comparar com o único município de mesma estrutura de nossa região, Itabuna, temos números bem melhores. Um bom exemplo que soma para esta melhora é como as unidades básicas atuam. Inclusive a UBS Mário Alves, que está no complexo de saúde junto com HRCC e da Policlínica Regional e, em apenas dois meses, já atenderam mais de 6 mil pacientes.


Além disso, é necessário esclarecer que Ilhéus não está fora do SUREM (Sistema de Regulação de Urgência e Emergência) não. Temos o sistema implantado e é através dele que o direcionamento de pacientes é realizado. Para conseguirmos o que a secretária sugere, Ilhéus precisaria de um hospital municipal, que não conseguiria atender as demandas da região. Então, essa insinuação da comandante da saúde de Una é desinformação pura.
Não se trata aqui de desacreditar as declarações da secretária, mas sim de trazer à luz a verdadeira situação. Devemos reconhecer os esforços de todos os municípios envolvidos na busca por soluções em saúde pública, em vez de permitir que divergências políticas obscureçam o quadro real.
A saúde é um direito fundamental, e todos os esforços devem convergir para garantir um sistema eficiente e acessível a todos. Ilhéus acolhe e continuará acolhendo todos aqueles que necessitam de assistência, não apenas dentro das fronteiras do município, mas também em toda a região.
Neste momento crítico, em que o Hospital Regional Costa do Cacau enfrenta desafios significativos, é hora de os líderes municipais se unirem em prol de uma solução coletiva. Politizar a situação e propagar informações distorcidas só serve para minar os esforços necessários para superar esses obstáculos.


(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

MAIS 200 MIL REAIS PARA A SAÚDE DE ILHÉUS!

Em mais uma conquista da deputada Soane Galvão, a saúde de Ilhéus vai receber 200 mil reais em emendas parlamentares.


Nesta segunda-feira (25), a deputada estadual Soane Galvão garantiu, junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, alocar 200 mil reais para a saúde ilheense. A verba garantida a partir do poder de articulação da deputada Soane e do prefeito Mário Alexandre, por meio de emendas parlamentares, será destinada à aquisição de equipamentos hospitalares como um Kit UBS. Dentre os equipamentos estão: aparelho de Raio-x; aparelho de Ultrassonografia; autoclave (compatível com o perfil da unidade); bebedouros; bomba de Infusão; centrífuga industrial (hospitalar); colchões; computadores; desfibrilador; estufa de Esterilização; foco Auxiliar; freezer e leitos de enfermaria.
“São mais de 200 mil reais em emendas, equipamentos de ponta que estarão à disposição da nossa população para garantir cada vez mais um atendimento humanizado a todos. Agradeço o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, por mais esse investimento na qualidade de vida do nosso povo. Seguiremos unidos, em busca de melhores condições de vida para aqueles que mais precisam”, destaca e agradece, a deputada Soane Galvão.


O prefeito Mário Alexandre também agradece ao Governo do Estado por mais essa conquista de Ilhéus e fala da importância desse Kit UBS para a Saúde ilheense. “Estamos muito felizes hoje, pois é mais uma vez que, por intermédio da deputada Soane e todo apoio que temos do Governo do Estado, que recebemos mais essa verba, agora, para investir na aquisição de equipamentos para cuidar do nosso povo. É mais uma forma de mantermos a excelência da saúde ilheense e garantir mais qualidade de vida para os nossos cidadãos. Este Kit UBS vai garantir mais atendimentos, mais alcance, uma sociedade saudável e feliz”, disse Marão.
Essa conquista representa um avanço significativo para a saúde em Ilhéus, demonstrando a importância da cooperação entre diferentes esferas do governo para atender às necessidades da comunidade de forma eficaz. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

TCM APROVA CONTAS DE 2022 DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Na sessão desta terça-feira (26), o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) recomendou à Câmara de Vereadores a aprovação das contas da Prefeitura de Ilhéus relativas ao exercício de 2022. Estas contas englobam tanto as contas do governo quanto as de gestão.
Este é um fato de grande importância para uma administração pública, uma vez que reflete a integridade e o compromisso da gestão com o bem público. A aprovação das contas pelo TCM significa que estão aprovando também a forma de governar da atual administração, uma vez que atesta a forma com que ela tem gasto os recursos municipais.
O prefeito Mário Alexandre comemorou a aprovação e lembrou que isso reflete o compromisso de todos que fazem parte da gestão em conduzi-la com responsabilidade e transparência. “Ter as contas aprovadas pelo TCM é uma sensação de dever cumprido, essa é a obrigação de uma administração pública e a nossa função, enquanto gestores, é de cuidar e direcionar os recursos da melhor forma, garantindo que a população receba todas todos os frutos, uma vez que estamos apenas administrando um recurso que é do povo de Ilhéus”, destaca Mário.
Com a aprovação das contas pelo TCM, agora a pauta vai para a Câmara de Vereadores, com a recomendação do Tribunal pela aprovação. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

A QUALIDADE DAS ESTRADAS VICINAIS GARANTEM UM MELHOR ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM ILHÉUS


Ilhéus possui mais de 1200 Km de estradas vicinais e, ao redor delas, milhares de produtores rurais, principalmente, da agricultura familiar, que dependem da qualidade das vias para transportar suas produções e atender seus compromissos comerciais.
Por isso, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Interior, vem cuidando de perto das estradas vicinais, realizando uma série de serviços que possibilitam este escoamento de produção e a circulação da população rural de Ilhéus.
Entre os serviços estão patrolamento, cascalhamento, compactação do solo e pavimentação com paralelepípedos. Quem viu de perto todas essas ações foram os moradores de Itariri, Jóia do Atlântico, Lagoa Encantada, Vila São João, Aritaguá, Sambaituba, Campinhos, Urucutuca e Vila Olímpio, últimas localidades que receberam as equipes da Prefeitura.
Para o prefeito Mário Alexandre, cuidar das estradas vicinais “é um trabalho contínuo e que sempre buscamos fazer. São por essas estradas que a população se comunica com o restante do município. Os serviços realizados permitem com que a população distribua o que produz, valorizando a agricultura familiar com o escoamento da produção agrícola, assegurar a circulação do transporte público, além de garantir o direito de ir e vir com dignidade e segurança dos moradores das áreas mais distantes”. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

PLANO DIRETOR DE ILHÉUS É DISCUTIDO COM REPRESENTANTES DO SETOR ACADÊMICO


Professores, estudantes e demais representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), docentes da Faculdade de Ilhéus, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA) se reuniram para dialogar sobre os desdobramentos da aplicação do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). A roda de conversa aconteceu na tarde da última segunda-feira (25), na UESC.
Na ocasião, a equipe Myr, responsável pelo processo de revisão, visitou o Observatório Social, o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul) e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia.
“São contribuições de extrema relevância para o andamento do trabalho. Na semana passada tivemos reuniões produtivas com o Poder Público e a sociedade civil organizada, nas quais abordamos propostas voltadas ao planejamento e ordenamento territorial”, explicou Sérgio Myssior, supervisor do PDPI.


No decorrer dos próximos dias, a comunidade acadêmica vai debater de forma setorizada os eixos temáticos: Meio Ambiente e Território; Turismo, Cultura e Patrimônio; Dinâmica Urbana e Mobilidade. Os quatro grupos farão as contribuições que julgarem pertinentes e deverão apresentá-las nas reuniões agendadas para os dias 29 e 30 de abril, conforme organização das instituições de ensino superior.


Por meio do processo participativo amplo e transparente será possível elaborar um documento sintonizado com as necessidades e expectativas do cidadão ilheense. Contribuições/sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de abril. Acesse o formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSct0Rgs7c_XeLivcQFzdIzXUM_JMnVUAUbV2s3yFnOqxajbsQ/viewform?pli=1
O diagnóstico da primeira fase está disponível no site da Prefeitura de Ilhéus. Acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1UIMpQ-O-EcSZ6QV7biwuzKiOb_DQRc8r
Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, o munícipe também pode entrar em contato através do e-mail: ilheus@grupomyr.com.br (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)

.

ILHÉUS, HOJE: VENHA ASSISTIR AO MUSICAL “AINDA HÁ ESPERANÇA”, PRODUZIDO PELO STUDIO ROSE MONTEIRO


O espetáculo acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e a entrada será o ingresso mais um kg de alimento.
Nesta quarta-feira (27), acontece, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções, o musical de Páscoa “Ainda há Esperança”, produzido pelo Studio Rose Monteiro. O espetáculo tem como objetivo levar de forma descontraída, emocionante e leve a mensagem da Cruz, por meio da arte com a dança e o teatro.
O musical traz uma reflexão da forma que as pessoas têm vivido atualmente, de como o amor tem sido deixado de lado e assuntos como depressão, abuso infantil, suicídio, guerras e etc. são cada vez mais comuns no dia a dia, mas que apesar de todo esse caos ainda há esperança.
Este ano, o evento também será solidário, uma parceria com o Governo do Estado para o projeto Bahia Sem fome, a qual a entrada será o ingresso mais 1kg de alimento não perecível.
O musical tem apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, do Centro de Convenções de Ilhéus e da Igreja Batista Casa do Pai. (Fonte: por SPS/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.