‘ABRIL VERMELHO’: MST INVADE ÁREA FEDERAL NA BAHIA, E GOVERNADOR PETISTA VAI À MARCHA DO MOVIMENTO PARA APAZIGUAR ÂNIMOS
.
Lula com o boné do MST; o governador petista Jerônimo Rodrigues em marcha do movimento — Foto: Divulgação/MST e Daniel Violal/MST
Em meio ao Abril Vermelho, mês do ano conhecido pela promoção de ocupações de terra, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou na última terça-feira, sua primeira invasão em uma fazenda em Itabela, no sul da Bahia.
Cerca de 400 famílias do movimento social ocupam desde a madrugada de ontem área estação de zootecnia da Comissão Executiva de Lavoura de Cacau (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
Segundo o MST, a propriedade em questão é improdutiva. O órgão do governo federal, contudo, afirma que o trecho é usado para pesquisas e, por isso, não estaria à disposição para reforma agrária.
Em meio ao impasse, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tenta acalmar os ânimos dos sem-terra. Na noite desta terça-feira, ele marcou presença na Marcha Estadual do MST pela Reforma Agrária em Feira de Santana, a quase 600 quilômetros de Itabela.
Em discurso, Jerônimo prometeu que irá receber os integrantes e atender suas demandas, assim como os seus secretários:
— O Movimento quer ser ouvido, quer construir propostas. Eu peço a vocês que compreendam que é fundamental que essa marcha faça o recado chegar no presidente Lula: que vocês do movimento tem as reinvindicações muito claras.
Eu sou um governador que tem a cara, a história de vocês e eu não vou trair a nossa história — disse, ao lado do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que faz parte do MST no estado.
Tanto a invasão de terra em Itabela quanto a marcha estadual fazem parte da Jornada Nacional de Lutas do MST, popularmente conhecida como Abril Vermelho, em memória ao massacre de Eldorado do Carajás, quando 19 sem-terras foram assassinados. No ano passado, entre janeiro e abril, mais de trinta terras tidas como improdutivas foram invadidas. (Fonte: https://oglobo.globo.com)
.
Comentários estão fechados.