WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: NOME DE JOSEVALDO SANTANA NÃO É CONSENSO COMO VICE DE DR. ORLANDO. QUEM SERÁ O CANDIDATO À VICE…

.


Os amigos e nossos DEZ leitores, estão nos questionando, sobre quem serão os candidatos à vice-prefeitos dos candidatos que estão já decididos.
Como temos constantemente postado nos nossos artigos, já que somos adeptos da frase do ex-tudo de Minas Gerais, Magalhães Pinto (ex-ministro, ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador…) “QUE POLÍTICA É IGUAL A NUVEM: VOCÊ OLHA E ELA ESTÁ DE UM JEITO. OLHA DE NOVO E ELA JÁ MUDOU…”
Alguns meses atrás, defendíamos ardentemente, que o candidato à vice-prefeito da Dra. Daiana Santana, deveria ser, aliás, tinha que ser, alguém de respaldo da oposição e o melhor nome é sem sombra de dúvidas, o de Djalma Galvão, inclusive nos metendo no que não era da nossa conta, conversamos pessoalmente com aquele que considerávamos e consideramos, o melhor nome: Djalma Galvão.
O nome de Dr. Orlando estava no auge, nome novo, muitos acreditaram que iria deslanchar. Comentamos, não podia ser chapa PURO SANGUE, tem que trazer um nome da oposição, batíamos.
Mas os dias foram passando, a pré-candidatura de Dr. Orlando não deslanchou, não decolou, não saiu do lugar, entrou água… os milhões prometidos para que fossem gastos na campanha não apareceram, os investidores viram que iriam jogar dinheiro pela janela.
Puxaram o freio de mão. Um candidato que se lança achando que é a quinta maravilha do mundo, NÃO conseguiu até agora, um nome para formar chapa, para ser enterrado politicamente junto com ele, não vai para lugar nenhum.
Tentativas várias foram feitas, o seu minúsculo grupo não cresceu. Não conseguiu trazer ninguém para agregar. Várias pessoas, quase uma dezena, foram procuradas e convidadas para formar a chapa como vice. TODAS se recusaram. Até as mais humildes da oposição a ele foram procuradas e nada…
Segundo informações que chegaram até nós, dão conta que a última tentativa foi com o ex-pré-candidato a vereador JOSEVALDO SANTANA, ou SANTANA DA BATERIA. Realmente seria um nome de peso, cidadão trabalhador, sério, direito, honesto, cumpridor das suas obrigações e dos seus compromissos financeiros, respeitador, educado, seria ou será um nome de peso.
Só que o nome de Santana, foi rejeitado pela família do cabeça de chapa, sua esposa, passando pelo filho, sobrinho, enfim, alguns poucos cabeças coroadas que fazem parte do micro-grupo de Dr. Orlando. SANTANA, NÃO… pelo amor de Deus, falou um familiar do candidato, até que ponto chegamos, precisar de Santana.
Um graduado familiar falou: “EU NÃO GOSTO QUANDO ELE NOS ACOMPANHA NAS VISITAS, POIS AS PESSOAS NÃO GOSTAM DELE. ELE TIRA VOTO…”
Então as dificuldades estão sendo enormes. Enquanto em um grupo existe escassez, carência de um único nome de representatividade, no outro sobram, causando ciumadas entre os colegas, podendo Dra. Daiana ter um nome como vice, alguém das suas relações de amizades, a chamada CHAPA PURO SANGUE.
Somos contra, mas quem somos nós para interferir, discordar sim, mas fazer voltar atrás alguma decisão política tomada pelo grupo, ZERO chance, inclusive não fazemos sequer parte do grupo decisório e não somos ouvidos em nada e não precisa, graças a Deus. Afinal o grupo tem a maior liderança política do interior da Bahia, chamada Manoel Dantas Cardoso, o querido e admirado Neco Kanguçu.
O que fazemos é emitir a nossa opinião publicamente, através do nosso blog, como aprendiz de jornalista e de Ciência Política.
Se escolher um dos secretários, a licença do cargo tem que ser a partir de 05 de junho, pois para prefeito ou para vice, o prazo é de quatro meses.
Já escrevemos também, que se for um secretário, vários dirão que tem melhores condições que o escolhido. Se for um vereador o mesmo acontece, outros dirão, eu fui convidado para ser vice do doutor e não aceitei. Não aceitou porque sabe que a eleição está perdida, se tivesse a mínima chance de vitória, teria fila, como tem no grupo do ex-prefeito Manoel Dantas Cardoso.


Se for uma mulher, algo jamais acontecido, uma chapa eminentemente feminina, só existem dois nomes, os das secretárias Larissa Araújo e Tauane.
Caso seja um empresário, o nome sem mácula, de fidelidade canina, respeitado na sociedade, seria o nome de Marivaldo Cruz ou Maricau.
Se esquecemos de citar outro nome ou nomes, que secretários e empresários nos perdoem.
Mas a dificuldade ou que outro nome tenha, para a escolha do candidato à vice, não é privilégio de Gandu, uns como já citamos, por escassez de nomes, outros por excesso.
Em Nova Ibiá, o pré-candidato líder em todas as pesquisas Márcio Tararantine, desde a largada na sua caminhada vitoriosa, já havia feito o casamento com o professor ganduense Sérgio Dias, filho do nosso saudoso amigo irmão Lino da Topick, que foi nosso motorista quando prefeito. O outro pré-candidato não tem nenhum nome e ninguém aceita, pois a canoa está furada.
Em Ilhéus existem vários pré-candidatos à prefeito, alguns filiados a partidos nanicos que se lançam, visando ser candidato à vice.
Na nossa opinião, a Profa. Adélia Pinheiro, que o Partido dos Trabalhadores-PT importou de Salvador para Ilhéus, foi para livrar-se dela, pois parece que tem um grupo do PT (deputado Rosemberg), que não gosta de Ilhéus, ela foi um ZERO na Tecnologia, dois ZEROS na Saúde, três ZEROS na Educação, então serve para ser vice do candidato de Marão, Bento? Ilhéus não merece isso.
Não coloquem Marão em uma situação delicada. Trazer para a cidade mais um candidato a deputado estadual, para concorrer com a deputada Soane, só se ele for doido… e Marão não é doido, ao contrário, trata-se do maior administrador e líder político que Ilhéus já teve. Não acreditamos que seja ela quem vá fazer companhia ao pré-candidato Bento.
Marão, deve lembrar-se daqueles ditados populares tantas vezes pronunciados por seu saudoso pai Mário Alves de Sousa: “ANTES SÓ DO QUE MAL-ACOMPANHADO; AFINAL, ME DIGA COM QUEM TU ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM TU ÉS…”
Também os outros pré-candidatos à prefeito, querem ser vice, da situação ou oposição. Devem ficar na Av. Soares Lopes com um cartaz: “QUEM ME QUER… QUEM ME QUER…”
Durante a semana, voltaremos ao assunto sobre outros municípios.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.

.

Comentários estão fechados.