FALANDO SOBRE O FILME OPPENHEIMER – Pelo Prof. Antonio Moreira Netto – NETTÃO
.
Trago na postagem dessa semana o comentário sobre o filme “Oppenheimer” que traz não apenas a história do renomado cientista do século XX, mas também destacou a importância contínua dos eventos do Projeto Manhattan. O amigo leitor pode fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento da bomba atômica e os dilemas éticos, políticos e científicos enfrentados pela humanidade atualmente.
Trago esta matéria porque atualmente o número de mortos nas guerras são grandes. No contexto de um mundo onde a ameaça nuclear persiste e as questões sobre o uso responsável da ciência e da tecnologia são cada vez mais urgentes, “Oppenheimer” serve como um lembrete vívido dos perigos da corrida armamentista e das consequências devastadoras de suas realizações.
Passo para o leitor que seria interessante que os mesmos assistam. Mesmo com muitas informações científicas, o filme é envolvente e dinâmico.
O filme levanta questões profundas sobre o papel dos cientistas na sociedade, destacando o dilema moral enfrentado por Oppenheimer e sua equipe durante o desenvolvimento da bomba atômica. Essas questões são igualmente relevantes hoje, à medida que avanços tecnológicos como inteligência artificial e biotecnologia apresentam novos desafios éticos e exigem reflexão sobre seu uso responsável.
O filme está presente na plataforma da Amazon (Prime vídeo), com aproximadamente 3h de duração. Resumidamente, “Oppenheimer” não é apenas uma crônica histórica, mas uma reflexão sobre os dilemas éticos e morais que permeiam a ciência e a tecnologia contemporâneas. Fica a recomendação do professor Nettão.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)
Antônio Moreira Netto – NETTÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.
Comentários estão fechados.