ILHÉUS: CAMINHADA MARCA MOBILIZAÇÃO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
.
A manhã desta sexta-feira (17), foi marcada pela Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo da caminhada é sensibilizar e convidar a sociedade a fazer parte desse movimento e lutar pela preservação dos direitos das crianças e adolescentes. A concentração aconteceu na praça Guadalajara e o percurso foi realizado em direção à Avenida Canavieiras, descendo para a Rua Visconde de Mauá em direção à Praça Cairú, seguindo pela Marquês de Paranaguá com destino na praça Dom Eduardo, em frente à Igreja Catedral de São Sebastião.
Em torno de 500 pessoas participaram do movimento, entre alunos das escolas municipais do Banco da Vitória, Sérgio Carneiro, Malaquias Reis, Heitor Dias, Instituto Municipal de Ensino (IME) e Sá Pereira. Também marcaram presença as equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, através dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas/PAEFI) e (Creas/Medidas), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Vilela, Olivença, Sul, Oeste e Salobrinho, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Conselho Tutelar, representantes da Câmara de Vereadores, as titulares da Secretaria de Educação, Eliana Oliveira e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Carla Serafim.
“Somente conseguiremos vencer a realidade de abusos e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes com informação e conscientização. Por isso, a visibilidade da Campanha Maio Laranja, a adesão e compromisso da população é imprescindível para que todos proporcionem um ambiente seguro para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, ressalta a gestora da Proteção Básica, Paula Alfaya.
Na quinta-feira (16), aconteceu o Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Já na última quinta-feira (16), aconteceu o Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório do Colégio Arléo Barbosa, com a participação dos titulares da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva; da Secretaria de Gestão e Inovação, Bento Lima; da Secretaria de Educação, Eliana Oliveira e da Secretaria de Relações Institucionais, Ari Santos. Além da juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Sandra Magali; o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jaques Rodrigues; representantes do Conselho Tutelar Norte, Sul e Centro Oeste e a advogada da empresa Ethos Humanus Consultoria e executora do PPES, Nete Gomes.
Durante o Fórum, em formato de mesa redonda, foram apresentados os dados de atendimento e acompanhamento das crianças e adolescentes que sofreram abuso ou exploração sexual, fluxograma de atendimento, dados de atendimento de 2023 e 2024 e os impactos da violação dos direitos das crianças e adolescentes pelo Creas/Paeafi.
O Conselho Tutelar apresentou como é feito o atendimento e acompanhamento das crianças e adolescentes que sofreram abuso ou exploração sexual e a empresa Ethos Humanus Consultoria, explanou o Programa de Prevenção da Exploração Sexual (PPES) – caminhos para o enraizamento da cultura de respeito e proteção das crianças e adolescentes em Ilhéus.
Maio Laranja em Ilhéus
Diversas atividades foram realizadas durante o mês de abril e maio, entre palestras nas escolas municipais, adesivaço e Pit Stop em vários bairros do município, no intuito de mostrar a sociedade que isso é um compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, visa manter viva a memória nacional e reafirmar a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos das crianças e adolescentes. A data lembra o caso de Araceli, uma menina de oito anos, sequestrada, abusada sexualmente, drogada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Esse caso chocante levou à criação da data, oficializada pela Lei Federal 9.970/2000. O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” convoca a sociedade a prevenir e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes. Disque 100 e denuncie! (Fonte: por Meire Borges, SPS/Prefeitura de Ilhéus)
.
EMPODERAMENTO ECONÔMICO E CULTURAL PARA MULHERES QUILOMBOLAS

Entre os dias 13 e 16 de maio de 2024, a ONG Human Networking sediou o projeto “Propriedade Intelectual para Mulheres Quilombolas: Promovendo a Herança Cultural e o Empoderamento Econômico”. Durante o evento, mulheres da comunidade Morro do Miriqui, comunidade quilombola em Ilhéus, certificada pela Fundação Palmares, receberam mentoria em Propriedade Intelectual para fortalecer o empreendedorismo feminino e a identidade cultural quilombola. A ação é uma parceria da ONG, com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI-ONU), a Fundação Palmares e o Ministério da Cultura.
“O projeto é importante para empoderar as mulheres quilombolas,, combater ciclos de insegurança e fortalecer identidades individuais e coletivas”, explicou Marcolino Vinicius Vieira, liderança quilombola e primeiro Conselheiro Jovem do CDCN-BA (Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra 2021-2024).
Sobre a mentoria, uma das responsáveis, Renata Shaw, explica que a iniciativa “trata-se de três aspectos. O primeiro é se enxergar enquanto sujeito de direito, ter potência e capacidade para criar, inovar e proteger essas criações. O segundo tem a ver com identidade, ele reforça a identidade individual e a identidade coletiva dessas mulheres. E tem uma terceira coisa que é o gerenciamento, como é que você gerencia ativos que são coletivos? Então eles não vão ser de uma única pessoa, mas eles serão de toda uma coletividade”.
Já a representante do Ministério da Cultura, Carolina Starling, disse que este é o primeiro projeto da organização com mulheres quilombolas, focando no empoderamento econômico e cultural e, o foco seria mulheres quilombolas, devido a uma sugestão da própria ministra da Cultura, Margareth Menezes.
E, uma das representantes da comunidade quilombola, Fabiana Maria Jesus, mencionou que “o projeto oferece oportunidades para mulheres desempregadas e mães realizarem sonhos como artesanato e culinária, fornecendo orientação prática e apoio. A comunidade espera que o projeto ajude a promover a herança cultural e o desenvolvimento econômico sustentável”.
A iniciativa é uma oportunidade para promover a herança cultural e fortalecer a economia local. Com a mentoria em propriedade intelectual, espera-se que as mulheres quilombolas adquiram conhecimentos e ferramentas para proteger suas criações e negócios, aumentando assim sua autonomia e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
SAÚDE NA COMUNIDADE LEVA TODA A ESTRUTURA DE SAÚDE PARA AS COMUNIDADES RURAIS DE ILHÉUS
O Programa Saúde na Comunidade vem garantindo saúde para as comunidades que estão longe do centro da cidade e não conseguem se dirigir a uma unidade de saúde nos horários de atendimento. É a democratização da saúde no município, levando atendimento médico, equipe de enfermagem, vacinação, peso do bolsa família, realização e agendamento de exames, dentre outras ações essenciais para uma vida saudável e de qualidade.
E, a partir da próxima segunda-feira (20) as equipes de saúde do município estarão percorrendo os bairros rurais e distritos, atendendo as populações de Banco Central, São José, Retiro, Acuípe do Meio, Assentamento João Amazonas e Banco do Pedro.
Para garantir atendimento, basta estar munido do documento de identificação com foto, do cartão do SUS e do comprovante de residência. Os atendimentos se iniciam sempre a partir das 8 horas.
Segue a programação da próxima semana do Programa Saúde na Comunidade:
• Segunda-feira:
• Banco Central
• São José
• Terça-feira:
• Retiro
• Quarta-feira:
• Acuípe do Meio
• Quinta-feira:
• Assentamento João Amazonas
• Sexta-feira:
• Banco do Pedro
(Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
ILHÉUS AUMENTA TICKET ALIMENTAÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Foto: Jornal do Radialista
Em uma medida que promete beneficiar tanto os servidores públicos municipais quanto o comércio local, o prefeito de Ilhéus sancionou a Lei 4274, aprovada pela Câmara Municipal. A nova legislação revisa o valor do auxílio-alimentação dos servidores públicos municipais para R$ 630,00.
A partir do dia 1º de maio deste ano, os servidores públicos municipais de Ilhéus contarão com um auxílio-alimentação revisado, que passará de seu valor atual para R$ 630,00. Essa revisão foi autorizada pelo Prefeito, conforme as disposições da Lei 4274, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada nesta quarta-feira (15).
As despesas decorrentes desta medida serão cobertas pela verba orçamentária própria do município, prevista na Lei das Diretrizes Orçamentárias e suplementada necessário, conforme a Lei Complementar n.º 101/2000.
A medida é vista como uma injeção de renda que não só melhora as condições dos servidores públicos, mas também tem um efeito positivo no comércio local. Com o aumento do poder de compra dos servidores, é esperado que haja um aumento no consumo, beneficiando lojas, mercados e outros estabelecimentos comerciais da cidade. Esta dinâmica pode contribuir para o aquecimento da economia local, gerando um ciclo de benefícios que se estende além do funcionalismo público.
A aprovação da Lei 4274 reflete o compromisso da administração municipal em valorizar seus servidores e promover o desenvolvimento econômico do município, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados para gerar benefícios amplos e duradouros para a população de Ilhéus. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
9º ABALA JUVENTUDE, TRAZ O TEMA ATRAÍDOS PELA CRUZ, EM NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO!
Maior vigília de jovens do Brasil espera 1,3 mil participantes no Centro de Convenções de Ilhéus
A Associação Evangélica Abala Juventude celebra seu 9º aniversário com um grande evento gospel no dia 25 de maio, a partir das 22 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus. Com o tema “Atraídos pela Cruz”, a expectativa é receber um público recorde de 1,3 mil jovens. A maior vigília de jovens do Brasil se estenderá até às 05 horas de domingo, oferecendo sete horas de louvor, adoração e pregações com participação de pregadores e cantores de renome nacional e regional – Lucas Rafael (São Paulo), Eliwelton Raymond (Rio de Janeiro), Ruan Felipe, Carlos Júnior, Elias Cabral e Alef Nascimento.
A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível, com os portões abrindo às 20 horas. Este encontro promete ser um momento ímpar para o crescimento espiritual dos jovens, fortalecendo sua fé e renovando seu compromisso com a palavra do Senhor Jesus Cristo.
O evento também impulsiona o comércio e a rede hoteleira de Ilhéus, com muitas caravanas da região já confirmando presença. O 9º Abala Juventude conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Setur, Deputado Federal Bacelar e OPAE Produções, consolidando-se como uma ocasião marcante para a comunidade evangélica local e regional. (Fonte: por Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
Comentários estão fechados.