FIM DO CHOCOLATE? PRODUÇÃO GLOBAL ESTÁ EM RISCO — E O MOTIVO É CIENTÍFICO
.

Países africanos como Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria, responsáveis por 75% da produção mundial de cacau, podem ter seus estoques reduzidos para o nível mais baixo desde a década de 1970. Ao mesmo tempo, o cultivo no Brasil também está longe dos patamares ideais. Mas o que está acontecendo e quais os impactos para a produção de chocolate?


PLANTAÇÕES ESTÃO SENDO DIZIMADAS POR PRAGAS
Segundo especialistas, a grave crise enfrentada pelo setor do cacau é causada pelas mudanças climáticas. O aumento das temperaturas tem criado condições climáticas adversas e plantações inteiras estão sendo dizimadas por pragas em todo o planeta.
As intensas chuvas seguidas pelas altas temperaturas e por períodos de seca representam sérios prejuízos para os cacaueiros, as árvores responsáveis pela produção do cacau. Além disso, o setor é caracterizado pelo baixo uso de tecnologia, com a maioria de pequenos produtores e o manejo agrícola pouco adequado. Tudo isso torna as plantações ainda mais suscetíveis a pragas e doenças.
Segundo reportagem do Jornal da USP, fatores econômicos também contribuem para a diminuição no cultivo. O preço pago pelo cacau é muito baixo e, consequentemente, os pequenos produtores não conseguem ter recursos financeiros para investir na melhoria da produção e no controle de pragas.
“Pagar barato no chocolate é legal, mas isso pode acabar prejudicando toda essa cadeia, já que o produtor não tem dinheiro para investir na prevenção e controle da sua plantação, então o próprio preço baixo do cacau é um fator que atrapalha esse cultivo. Sendo assim, podemos dizer então que é um conjunto de razões interligadas em que uma é potencializada pela outra nessa crise mundial”. Flávio Gandara, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Mudanças climáticas prejudicam produção de cacau (Imagem: photocrew1/Shutterstock)
CHOCOLATES MAIS CAROS E COM MENOR VARIEDADE
Os motivos que afetam a produção de cacau na África são semelhantes aos registrados no Brasil.
Por aqui, uma praga chamada vassoura-de-bruxa destruiu os cacaueiros localizados na Bahia e alterou todo o sistema de produção na região Nordeste.
A região Norte tem aumentado seu nível de produção e o Estado do Pará substituiu parte da lacuna deixada pela Bahia nesse cultivo.
No entanto, isso não é o suficiente e os consumidores devem observar um aumento no preço dos chocolates nos supermercados.
Além de mais caros, a variedade e a qualidade dos produtos deve ser afetada.
(Fonte: https://olhardigital.com.br)
.
Comentários estão fechados.