ILHÉUS COMUNICADO: INTERDIÇÃO DA AVENIDA PRINCESA ISABEL SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JULHO
.
A COELBA solicita a interdição para realização de manutenção da rede elétrica na região, entre 8 e 16 horas.
A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) informa que a Avenida Princesa Isabel será interditada na próxima segunda-feira (15), das 8 às 16 horas, para que a COELBA – Companhia Elétrica do Estado da Bahia – possa realizar serviços de manutenção da rede elétrica na via em questão e seus arredores.
A previsão é de que a via esteja liberada a partir das 16 horas e o trânsito seja retomado normalmente logo após a realização dos serviços. Para que, em todo o período de interdição, não exista prejuízo aos moradores, pedestres e motoristas, os agentes de trânsito do município estarão presentes no local durante todo o período de interdição.
.
ESCOLA DE CAPOEIRA BANGALÔ COMEMORA 15 ANOS COM GRANDE EVENTO EM ILHÉUS
Três dias de celebração com batizado, troca de graduação e participação de capoeiristas de diversas cidades.
A Escola de Capoeira Bangalô celebra seus 15 anos de existência e, entre os dias 19 e 21 de julho, comemoram em um evento especial, como uma programação diversa e a reunião de capoeiristas de mais de 15 municípios da Bahia e de outros estados.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e tem como programação a apresentação de convidados na sexta-feira (19), no sábado (20), oficinas e roda aberta de capoeira e no domingo (21), encerra-se com roda aberta de capoeira e o aguardado batizado e troca de graduação.
Fundada na década de 1990 pelo Mestre Nazareno, discípulo do saudoso Mestre Jamaica, a Escola de Capoeira Bangalô tem se destacado por seu compromisso social. Inicialmente estabelecida no Clube 19 de Março, em Ilhéus, a escola cresceu e hoje possui filiais em outros municípios baianos, como Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Itamarati, além um núcleo no Condomínio Sol e Mar e unidades em Santa Catarina e na Inglaterra.
Sob a liderança do Mestre Nazareno e do Professor Mosquito, a Escola de Capoeira Bangalô continua a expandir seu trabalho social, oferecendo aulas e atividades que promovem a inclusão e o desenvolvimento comunitário. Para mais informações sobre o evento e organização de estadia, os capoeiristas visitantes podem entrar em contato pelo telefone (73) 9 8822-0722.
.
ILHÉUS REFORÇA A SAÚDE ANIMAL E PÚBLICA COM A CAMPANHA ANTIRRÁBICA 2024
Iniciativa visa a proteção de cães, gatos e da comunidade ilheense
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou no dia 9 de julho a Campanha Antirrábica para cães e gatos, visando promover a saúde e a segurança dos animais e da população. A campanha terá um Dia de Mobilização no dia 3 de agosto, intensificando os esforços de vacinação.
Na área rural, os distritos de Banco Central, Inema e Pimenteira já receberam a vacinação, e a programação será divulgada semanalmente para manter a população informada sobre os próximos locais de vacinação. Já na área urbana, há um ponto fixo de vacinação no CAE III (antigo Sesp) e na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.
A vacinação é destinada apenas a cães e gatos com mais de três meses de idade. A comunidade é incentivada a participar ativamente, levando seus animais para vacinar e ajudando a divulgar a campanha. Juntos, é possível prevenir a raiva e proteger a saúde pública.
Programação da Campanha Antirrábica – Semana de 15 a 19 de julho (todos os dias, das 8h às 15h):
Equipe Rural:
-15/07: Novo Ilhéus
-16/07: Carobeira
-17/07: São José e adjacências
-18/07: Castelo Novo
-19/07: Banco do Pedro (todas as localidades acima, equipe volante)
– 15/07: Banco da Vitória (Ponto de apoio no Bar do Biba)
– 16/07: Japu (volante)
– 17/07: Assentamento Frey Vantuy (volante)
– 18/07: Salobrinho (Praça Principal)
– 19/07: Vila Cachoeira (volante)
Área Urbana (bairro Teotônio Vilela):
– 15 e 16/07: Associação de Moradores
– 17/07: Residencial Vilela (Salão de Festas)
– 18/07: Badaró (próximo ao Bar do Rio)
– 19/07: ESF (Estratégia de Saúde da Família 2)
Participar da Campanha Antirrábica é fundamental para manter seu animal seguro e saudável. Leve seu cão ou gato ao ponto de vacinação mais próximo e contribua para a saúde e segurança de todos.
.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA: CELEBRAÇÃO DA RESISTÊNCIA E LUTA
Evento em Ilhéus destaca a importância das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
No próximo dia 25 de julho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza um evento especial que reúne três mulheres negras representativas da sociedade, para compartilhar suas experiências, vivências e trajetórias. O encontro acontece no Auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 14 horas, e conta com a presença de Natânia Silva (economista, mestra em História Econômica e doutora em Desenvolvimento Econômico e professora na UESC); Thyara Gonçalves (advogada, mestre em Direito, presidente da Comissão de Criminalistas da Subseção OAB/Itabuna e professora na Faculdade de Ilhéus) e Sheila Carvalho (cientista social, professora, especialista em Educação e Gestão Cultura, presidente da UNEGRO/Ilhéus).
A anfitriã da ação, Carla Serafim, secretária municipal de Políticas para Mulheres, destaca a importância do evento para a comunidade ilheense: “este é um momento essencial para podermos nos inspirar em grandes exemplos da nossa sociedade. Essas mulheres têm contribuído de forma significativa para transformar Ilhéus em uma cidade mais justa e cheia de oportunidades para todos. Celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra é reconhecer e valorizar a resistência e a luta das mulheres, de uma forma geral e, principalmente, da mulher negra, que enfrentam inúmeras barreiras e ainda assim seguem firmes em suas trajetórias”.
O Dia Internacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, celebra a luta e resistência das mulheres negras ao longo da história, destacando a força e resiliência dessas mulheres e suas contribuições essenciais à sociedade. Instituído em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, a data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII e inspira gerações a reconhecerem o papel das mulheres negras na construção do país. No Brasil, a data é marcada por atividades e eventos que conscientizam sobre as desigualdades enfrentadas por essas mulheres e promovem a valorização de sua identidade cultural, reconhecendo suas conquistas em diversas áreas como política, educação, cultura e direitos humanos.
Neste 25 de julho, ao comemorarmos o Dia Internacional da Mulher Negra, reafirmamos nosso compromisso com a igualdade de gênero e racial, reconhecendo a importância das mulheres negras na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, reafirma seu compromisso em promover eventos que celebrem e valorizem a luta das mulheres negras. A iniciativa de reunir mulheres tão significativas em um encontro de tamanha importância reforça a necessidade de reconhecer e apoiar essas líderes em suas trajetórias. A presença de Natânia Silva, Thyara Gonçalves e Sheila Carvalho no evento deste ano é um passo importante para a conscientização e valorização das mulheres negras em nossa sociedade, destacando a importância de continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário para todos.
.
Comentários estão fechados.