OPINIÃO DE ZEBRÃO: SÃO PEDRO FORA DE ÉPOCA EM ITAMARI: UMA APOSTA QUE DEU CERTO
.
O dia 29 de junho é marcado pela festividade cristã em memória do Santo São Pedro, considerado figura fundamental na consolidação do cristianismo desde o primeiro século. Em Itamari, buscando homenagear o Santo Católico, e entrando no circuito das grandes festas regionais que começa com a Festa da Banana em Teolândia, seguido pela Festa da Graviola em WG, Festa do Cacau em Gandu, logo após Apuarema e Nova Ibiá, apostamos em meio a algumas críticas, no SÃO PEDRO FORA DE ÉPOCA nos dias 05, 06 e 07 de julho de 2024 em Itamari.
Tudo começou com um processo de ESCUTA das pessoas experientes na realização de festas locais, dos foliões e também das pessoas nas redes sociais. Muitas delas vendo a construção da nossa nova praça de eventos, a PRAÇA JOÃO INÁCIO DE VASCONCELOS, ventilaram a ideia de trazer o tradicional São Pedro do Mineiro para a nossa cidade. Com a alegação de que o Mineiro – apesar de toda tradição, não ser tão confortável para este grande evento por sua localização em meio a BA 459 – e não poder ser interditada, possuir também pouco espaço para foliões, barracas e bares. Em grandes shows às pessoas se aglomeravam, ficando até difícil a locomoção e estacionamento.
Portanto, em busca de um local amplo e confortável, logo nos primeiros meses de governo, levamos o projeto da NOVA PRAÇA DE EVENTOS para o governo do Estado. Projeto aprovado, não demorou muito para começarmos a sua execução. Antes de finalizamos a construção e por não possuir outro espaço melhor para eventos, realizamos duas grandes cavalgadas nos anos 2022 e 2023 na Nova Praça João Inácio Vasconcelos. Sucesso de público, conseguimos colocar ali mais de 12 mil pessoas nos dois dias de festas, movimentando uma economia de mais de 1,8 milhões.
Chega 2024, e começa a espera/esperança da liberação dos recursos para os festejos juninos. Busca-se governador, deputados, quem quisesse ajudar. Infelizmente, por Itamari não ser uma grande cidade e não ter uma grande tradição de festa, passamos por muita dificuldade para captação de recursos externos. É um princípio forte da nossa gestão, não aplicarmos recursos próprios para a realização de grandes eventos, pois estamos em meio a uma grande dificuldade financeira herdada, que dificulta até mesmo pagar os salários no último dia do mês.
A responsabilidade com os recursos do município, sempre foi um dos mais fortes princípios da atual gestão. E assim, quase sem muitas esperanças, em meados do mês de junho, chega o tão sonhado recurso para a realização de nossos festejos. Montamos nossa equipe e fomos aos trabalhos. Em menos de duas semanas já estava tudo pronto. Praça ornamentada, palco armado, barracas e ambulantes locais em seus lugares e a grade de Show pronta. Começamos a contagem regressiva para o grande evento, torcendo para que nossa APOSTA DO SÃO PEDRO FORA DE ÉPOCA fosse um grande acerto e sucesso.
Montamos uma grade de Shows ouvindo pessoas. Com poucos recursos, mas com bom gosto musical, trouxemos grandes atrações com sucessos já consagrados na Bahia e fora do estado, como é o caso de Klessinha, Luzanzinho Moraes e Neto Brito. Pensando na tradição junina, inserimos na grade Neném do Acordeon, Lêr Cum Crê e outros artistas locais. Foram 8 atrações locais nos 3 dias de eventos e mais 10 atrações de fora, além do Paredão Transformes que foi uma das principais atrações.
Acomodamos mais de 40 barraqueiros e ambulantes da cidade, todos com seus toldos e sem cobrar nada deles. Proibimos a entrada de cervejas e barracas de lanches de fora vender no circuito da festa, para fomentar o comércio local, e acertamos em cheio. Foi um sucesso de vendas, não sobrou nada do que foi posto à venda. No final da festa de domingo todos estoques de bebidas e alimentos estavam zerados.
Pelos nossos cálculos, passaram nestes 3 dias de festas, mais de 18 mil pessoas. Cada pessoa gastando em média R$ 300,00 na festa nos três dias, foram mais de R$ 5,4 milhões deixados aqui na economia local, fora o que foi investido para a realização do evento!
Sucesso de críticas, calamos a boca da oposição que só sabe falar e que não conseguiu realizar nem mesmo o forró de sua rua, nem colaram uma única bandeirola e que CURTIRAM TANTO A FESTA OS TRÊS DIAS, dançando, pulando, tirando a camisa e que mesmo assim, não são capazes de vir a público reconhecer o sucesso do evento! Chaaaaaama Amostradinhos!!
.
Comentários estão fechados.