OPINIÃO DE ZEBRÃO: PREFEITO MARÃO FOI A MAIOR ESTRELA NA ABERTURA DO FESTIVAL DO CHOCOLATE E CACAU; GOVERNADOR JERÔNIMO NÃO COMPARECEU
.
Até domingo (23), a cidade de Ilhéus, no Sul do estado, um dos destinos turísticos mais procurados da Costa do Cacau, vai se tornar a capital do CHOCOLATE. É que foi aberta, ontem, quinta-feira (18), a edição especial número 38ª do FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLAT, a 15ª realizada na Bahia.
Reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, o evento tem patrocínio do Governo do Estado. O governador Jerônimo Rodrigues NÃO participou do ato, certamente para evitar o desconforto de encontrar os seus amigos com um candidato, e ele apoiar uma candidata à prefeitura, contra o prefeito que tanto o carregou nas costas, em mais uma prova da sua ingratidão para com Ilhéus e seu povo.
Credenciou o seu secretário de Turismo, Maurício Bacellar para representá-lo, que também estava a esperá-lo. Todos foram pegos de surpresa. Certamente o seu pessoal de apoio informou que o ambiente não estava para vermelho.
Foi até melhor, o prefeito Marão foi a única luz a brilhar na abertura do Festival, até o deputado oposicionista da região Eduardo Salles, pegou a “ponga”, ficou na linha de frente como vemos na foto acima. O prefeito visitou todos os stands instalados no Centro de Convenções, fazendo questão de cumprimentar um por um os expositores e as milhares de pessoas presentes, enquanto uma numerosa claque com camisas amarelas gritava “VAMOS PRÁ CIMA, O CANDIDATO É BENTO LIMA…” Jerônimo saltou uma fogueira…
Os petistas de carteirinha estavam presentes, pois não foram avisados da ausência do traidor de Ilhéus, governador Jerônimo, pois ao tirarmos a foto com a sua pré-candidata Profa. Adélia, perguntamos: o governador já chegou professora? Está chegando… chegando onde… inclusive o deputado federal Josias Gomes que estava presente falou que ia ao aeroporto esperar o governador… que governador…
De acordo com Marco Lessa, criador do maior evento de chocolate das Américas, que fez questão da nossa presença, tanto é assim que ao chegarmos ao evento ainda fechado, nos avistou no lado externo, enviou um segurança que chegou até nós e falou: “O doutor Marcos está convidando o senhor para entrar…”
Em rápida conversa com Zebrão ele falou que ”a expectativa é que 80 mil pessoas visitem a feira até domingo (21), movimentando mais de R$ 20 milhões em negócios.
“Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado. Temos também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau”, afirmou. No local, estarão reunidos pelos próximos dias, produtores, chefs e apreciadores do cacau e do chocolate da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação inclui palestras, cozinha show, degustação, oficinas e rodadas de negócios.
Também é possível adquirir chocolates finos e artesanais, além de produtos produzidos por cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.
Mas não é só de chocolate que vive o Festival Internacional do Chocolat. Conta com expositores variados, oferecendo acessórios, produtos artesanais, obras de artistas plásticos, além de standes de imobiliárias, faculdades e instituições de treinamento e capacitação. É um espaço para conhecer, aprender e se inspirar, além de, claro, se deliciar com os sabores únicos que só o cacau brasileiro pode proporcionar.
O festival ocorre todos os dias das 14h às 22h, exceto no domingo, que encerra às 21h. A entrada é gratuita, apenas levar um quilo de alimento não perecível, para ser destinado a entidades voltadas para a Assistência Social da cidade, para visitar os estandes e participar das demais atividades programadas, sendo que as vagas são limitadas de acordo com a lotação do espaço.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. O evento já foi realizado em seis estados, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet. (Redação: blogdozebrao)
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.