WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: SUCESSÃO MUNICIPAL EM ILHÉUS “PEGA FOGO:” BEBETO DEVE ACEITAR INDICAÇÃO PARA SER VICE DE ADÉLIA E BENTO “NAMORA” COM JABES

.


O martelo está quase batido para o atual vice-prefeito Bebeto (PSB) compor a chapa com a pré-candidata do PT à Prefeitura em Ilhéus, a ex-secretária estadual da Educação Adélia Pinheiro. O Política Livre apurou que o socialista deve retirar o nome do páreo.
Bebeto era aliado do atual prefeito Mário Alexandre (PSD), mas rompeu às vésperas das eleições, se lançando na disputa. O chefe do Executivo municipal lançou como sucessor o ex-secretário Bento Lima (PSD), que, embora seja da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), não tem dialogado com Adélia. A petista já disse que não há possibilidade de acordo com Bento, que enfrenta alta rejeição popular, segundo as últimas pesquisas.
Hoje, o PSB divulgou que Adélia e Bebeto são oriundos do mesmo campo político e possuem convergências e afinidades sobre o modelo de gestão pública para Ilhéus. “Além das nossas trajetórias de dedicação à vida pública e do amor e desejo de transformar Ilhéus, os nossos partidos realizam construções políticas que transformaram e continuam transformando o Brasil e a Bahia”, destacou Bebeto.
“Temos compromissos prioritários sobre garantia de direitos básicos e acesso aos serviços públicos de qualidade. Ilhéus precisa de uma mudança que traga a população para o centro da gestão pública. Acreditamos que, assim como as parcerias entre o PSB e o PT têm melhorado a vida dos baianos e dos brasileiros, podemos fazer o mesmo pela nossa gente”, afirmou Adélia. (Fonte: Politica Livre)


OPINIÃO DE ZEBRÃO: BENTO “NAMORA” COM JABES
Dia 05 de agosto próximo, é o último dia para a realização das Convenções para escolha dos candidatos à prefeito e vereadores em todo Brasil, com exceção é claro, do Distrito Federal.
As pedras estão se movendo. Com a retirada do nome do ex-prefeito Jabes Ribeiro do quadro sucessório e a sua não adesão ao nome de Valderico Júnior por se sentir traído, abriu-se uma janela, ou melhor uma porta, para a sua aproximação com o grupo do prefeito Marão.
Sempre reavivamos a célebre frase de Maquiavel: “EM POLÍTICA, OS ALIADOS DE HOJE, SÃO OS INIMIGOS DE AMANHÃ…” e… “OS INIMIGOS DE HOJE, SÃO OS AMIGOS DE AMANHÃ…” (Livro que nos foi presentado pelo eminente Mestre Israel Leal).
Quem ignora ou critica quando alguém, eleitor ou político muda de lado, esquece-se dessa célebre frase. Ou então faz parte do bloco “OS INOCENTES DA POLÍTICA…”
Portanto para nós, não estranhamos quando as especulações sobre uma provável composição ou apoio do ex-prefeito Jabes ao grupo do atual prefeito Marão.
Mágoas, ressentimentos, ingratidões, são esquecidas, prevalece a mais recente, é a que sobressai, aflora tanto de um lado, como de outro.
E a mais recente, foi o não cumprimento da palavra do pré-candidato Valderico Júnior, que havia acertado publicamente com o ex-prefeito Jabes, quem estivesse melhor situado nas pesquisas em julho, seria o cabeça de chapa e o segundo seria ou indicaria o vice.
Todas as pesquisas feitas inclusive pela situação, TODAS… indicavam Jabes em primeiro lugar e Valderico em quarto. Na hora H, certamente a vaidade tomou conta, os “amigos” de Júnior, concordaram com ele e resolveram virar a mesa, tornando o dito pelo não dito. Não há dúvidas, Valderico Jr cresceu, passou do quarto lugar para terceiro…


A própria situação, leia-se Marão, sabia que se houvesse a união da oposição, seria uma parada difícil para Bento. Nunca é demais lembrar que Jabes e Valderico, no segundo turno da eleição 2022, deram mais de 8.000 votos de frente a ACM Neto na eleição para governador, contra o candidato do PT e de Marão, Jerônimo Rodrigues.
Então a mágoa, a ingratidão, está latente no grupo do ex-prefeito Jabes, contra o pré-candidato Valderico Júnior, candidato à prefeito derrotado em 2020 por Marão.
Em 19 de dezembro de 2023, o Poder Legislativo de Ilhéus, não seguiu o Parecer Prévio do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA), que tornava o ex-prefeito Jabes INELEGÍVEL.
A Câmara de Vereadores então REJEITOU o parecer do TCE, com votos essenciais dos edis que seguem a orientação do prefeito Marão, tornando assim, o ex-prefeito Jabes, ELEGÍVEL.
Comentou-se à época, que Jabes que é um verdadeiro gentleman, ao terminar a votação na Câmara de Vereadores, deu um telefonema ao prefeito Marão, agradecendo o apoio dos seus vereadores. Saliente-se que Jabes anteriormente, NUNCA havia dado um bom dia, quanto mais um telefonema ao prefeito.
Todos nós sabemos que o Supremo Tribunal Federal-STF, decidiu que os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa, se tiverem as contas REPROVADAS pelas Câmaras Municipais.
Então, a partir daí, da decisão da Câmara, Jabes declarou-se pré-candidato à prefeito de Ilhéus, graças ao apoio de Marão.


Chegou a hora de retribuir. Ninguém vai dizer que Jabes virou a casaca, a não ser os POUCOS eleitores de Valderico, normal… já Jabes deve dizer que prefere estar com a consciência tranquila, já que o adversário o salvou da guilhotina, sujando a sua extensa ficha política de quatro mandatos de prefeito de Ilhéus, enquanto o parceiro “mui amigo”, tentou jogá-lo na sarjeta.
A escolha é fácil para qualquer um de nós que se julga político.
Vamos aguardar o andar da carruagem… afinal o PSD não é inimigo do PP. Não existem arestas entre os dois partidos.
Com a sua decisão, Valderico vai ser BI-CAMPEÃO… em derrotas, ficando com o terceiro lugar, devendo encerrar prematuramente a sua carreira política (que poderia ser brilhante), se tivesse paciência, não fosse tão afoito, menosprezando o ditado popular que diz: “NEM COM TANTA FOME AO PRATO, NEM COM TANTA SEDE AO POTE…” nunca vai deixar de ser iniciante, justificando o seu nome: Júnior.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.

.

Comentários estão fechados.