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FALTANDO POUCO MAIS DE 90 DIAS PARA O ENEM 2024, VEJA OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NA PROVA

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Descubra a relação dos assuntos mais correntes na prova (Karolina Monte/Guia do Estudante)


Faltam exatamente 95 dias para o Enem 2024! A edição deste ano acontece nos dias 3 e 10 de novembro. O que significa que, a partir de hoje, precisamente 2.280 horas, ou se preferir, 136.800 minutos nos separam até o dia da prova.
A contagem regressiva não é para desesperar ninguém, claro: a ideia é reforçar a proximidade do exame e a necessidade de se organizar estrategicamente.
Nesses últimos três meses que antecedem a prova, o momento pede sabedoria, parcimônia e, não poderia deixar de ser, muita revisão. Para te ajudar nesse processo, trouxemos uma lista com os assuntos que mais caem na prova.
O levantamento, realizado pelo SAS Educação, leva em consideração as questões das edições de 2009 a 2023. Isto é, as mais de 2.500 questões cobradas desde 2009 – que é quando a prova começa a ter o estilo atual.
A partir dessa contagem, separam-se as questões pelos assuntos mais recorrentes. Por exemplo, em Geografia, ao longo desses 14 anos, o tópico que mais apareceu nas questões foi Geografia Agrária. A recomendação, portanto, é dar uma caprichada especial nos estudos desses assuntos.
ANTES, RELEMBRE OS 5 EIXOS COGNITIVOS DO ENEM
Antes de correr para a relação dos assuntos que mais caem no exame, uma ressalva. Por mais que a prova do Enem seja uma de conteúdos, ela é também uma de habilidades. Dentre as 180 questões do exame, irão haver várias perguntas que, por mais que abordem determinado conteúdo, não vão cobrar diretamente aquele conteúdo. Confuso? Calma, a gente explica.
Na Matriz de Referência do Enem, somos apresentados aos cinco eixos cognitivos da prova. São os cinco tipos de habilidades que estão por trás do objetivo de todas as perguntas do exame. Cada questão do Enem está ligada a um desses cinco eixos, sem exceção. São eles:


1. DOMINAR LINGUAGENS:
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
2. COMPREENDER FENÔMENOS:
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
3. ENFRENTAR SITUAÇÕES-PROBLEMA:
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
4. CONSTRUIR ARGUMENTAÇÃO:
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
5. ELABORAR PROPOSTAS:
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio cultural.
Voltando, então, ao raciocínio anterior: uma questão pode até cobrar um determinado conteúdo de Matemática, mas, se for uma questão cujo eixo cognitivo seja o de dominar linguagens, a resposta vai estar na própria leitura do exercício. Um estudante pode nem ter o conhecimento do conteúdo abordado na questão, mas vai conseguir resolvê-la se tiver um bom domínio de leitura e interpretação.
Obviamente, não serão todas as questões do eixo de linguagens, o exemplo foi somente para ilustrar que os assuntos cobrados na prova estão todos conectados às habilidades da Matriz de Referência. Neste texto aqui, o GUIA DO ESTUDANTE te mostra como são os cinco eixos cognitivos na prática, com exemplos de questões.
Agora que você já está familiar com a Matriz de Referência do Enem, veja quais são os assuntos que mais aparecem em cada disciplina.


LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação de textos (33,7%)
Estrutura textual e análise de discurso (16,1%)
Leitura e artes (11,2%)
Gênero textual (8,9%)
Literatura (8,8%)
Variação linguística (6,9%)
Funções da linguagem (3,6%)
Relação intertextual (3,6%)
Gramática (2,1%)
Semântica (1,8%)
Norma Culta x Norma Popular (2,0%)
Figuras de linguagem (1,2%)


INGLÊS
Leitura e Interpretação de Textos (50%)
Leitura e Interpretação de Cartuns, Tirinhas e Charges (10,7%)
Domínio Lexical (12,1%)
Análise e Interpretação de poemas e canções (12,1%)
Identificação da função do texto (7,9%)
Diversidade Linguística (3,6%)
Diversidade Cultural (3,6%)
ESPANHOL
Leitura e interpretação de textos (48,6%)
Semântica e domínio lexical (16,4%)
Análise de texto literário em prosa (5,7%)
Identificação de função do texto (7,9%)
Análise e interpretação de poemas e canções (8,6%)
Funções da linguagem (3,6%)
Leitura e artes (1,4%)
Figura de linguagem (1,4%)
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Geometria (21,9%)
Escala, razão e proporção (13,8%)
Aritmética (11,3%)
Gráficos e tabelas (9,4%)
Funções (9,0%)
Porcentagem (8,1%)
Estatística (7,7%)
Probabilidade (5,3%)
Equações elementares (3,6%)
Análise combinatória (2,8%)
Sequências (2,9%)
Números inteiros e reais (1,6%)
Trigonometria (1,6%)
Notação científica (0,4%)
Matriz (0,4%)


CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA
Idade Contemporânea (15,4%)
Brasil Colônia (12,8%)
Brasil Império (11,5%)
História política (10,6%)
Patrimônio histórico-cultural e memória (9,2%)
Primeira República (6,2%)
Idade Moderna (6,4%)
Idade Antiga (5,5%)
Identidade cultural (6,7%)
Idade Média (4,6%)
Brasil República (5%)
Antropologia (2,3%)
Direitos humanos (2,5%)
Questão indígena (1,4%)
GEOGRAFIA
Geografia Agrária (17,5%)
Meio Ambiente (17,1%)
Questões Econômicas e Globalização (12%)
Geografia Física (11%)
Geografia Urbana (10,4%)
Demografia e Cultura (9,8%)
Geopolítica (8,6%)
Tecnologia, Transportes e Comunicação (3,7%)
Indústria (3,5%)
Energia (2,9%)
Cartografia (3,3%)
FILOSOFIA
Ética e justiça (18,1%)
Filosofia antiga (16,5%)
Filosofia contemporânea (13,8%)
Natureza do conhecimento (11,7%)
Filosofia moderna (10,6%)
Democracia e cidadania (9%)
Relações de poder (9,6%)
Filosofia medieval (4,8%)
Surgimento da Filosofia (3,2%)
Intolerância (2,7%)


SOCIOLOGIA
Mundo do trabalho (22,2%)
Cultura e Industria cultural (11,3%)
Ideologia (9,3%)
Meios de comunicação, Tecnologia e cultura de massa (10,8%)
Cidadania (10,3%)
Movimentos sociais (11,9%)
Identidade de gênero (7,2%)
Desigualdades sociais (10,3%)
Organização científica do trabalho (taylorismo e fordismo) (4,6%)
Conflito de terra e violência (2,1%)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
FÍSICA
Mecânica (30%)
Eletricidade e energia (28,5%)
Ondulatória (17,3%)
Termologia (16,1%)
Óptica (8,2%)
QUÍMICA
Físico-Química (28,4%)
Química Geral (27,2%)
Química Orgânica (19,4%)
Meio Ambiente (10,5%)
Energia (6%)
Atomística (5%)
Água (3,6%)


BIOLOGIA
Humanidade e Ambiente (14,3%)
Citologia (10,8%)
Histologia e Fisiologia (12,3%)
Fundamentos da Ecologia (9,4%)
Biotecnologia (7,5%)
Microbiologia e Doenças Associadas (7,3%)
Evolução (5,8%)
Biologia Molecular (5,8%)
Cadeias e Teias alimentares (4,4%)
Botânica (5,6%)
Genética Mendeliana (4%)
Biomas (3,1%)
Genética Molecular (3,5%)
Embriologia e Reprodução (1,9%)
Zoologia (1,5%)
Método Científico (1%)
Taxonomia (1%)
Origem da Vida (0,4%)
Indicadores Sociais (0,2%)
Legislação e Cidadania (0,2%).
(Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br)

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