WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ILHÉUS CUMPRE PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E É EXEMPLO NO SUL DA BAHIA

.

Prefeitura de Ilhéus destaca importância da gestão de resíduos para a saúde pública e ambiental na região.


Na última sexta-feira (02), acabou o prazo para o fim dos lixões nos municípios de todo o Brasil, conforme a determinação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), que obriga a substituição dos locais inadequados e insalubres por aterros sanitários. No Sul da Bahia, Ilhéus se destaca sendo uma das oito cidades que já se adequaram à nova norma, evidenciando o compromisso com a saúde pública e a preservação ambiental.
A Central de Valorização de Resíduos (CVR) Costa do Cacau, localizada às margens da Rodovia Jorge Amado, é a única empresa licenciada pelo INEMA e IBAMA para a gestão de resíduos sólidos na região. A empresa recebe resíduos de oito municípios, incluindo Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Ibicaraí, Barro Preto, Uruçuca e Buerarema, demonstrando a necessidade de expansão para atender mais cidades. A participação pública e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis são aspectos importantes dessa política, promovendo a integração socioeconômica desses trabalhadores.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou a importância dessa iniciativa: “A modernização da gestão de resíduos sólidos em Ilhéus é um marco para nossa cidade. Garantir a destinação adequada dos resíduos é fundamental para a saúde pública e a preservação ambiental. Estamos empenhados em continuar promovendo ações que beneficiem diretamente nossa população e o meio ambiente”. As negociações com outros municípios da região estão em andamento para expandir a cobertura da CVR Costa do Cacau, garantindo que mais cidades cumpram as exigências do PLANARES.

.

ILHÉUS AVANÇA NA SAÚDE COM ATENDIMENTO RECORDE

Estratégias da Prefeitura triplicam os atendimentos na Atenção Primária, além de transformar Ilhéus em um polo regional de saúde.


O acolhimento em saúde tem mudado a realidade da assistência em saúde de Ilhéus, evidenciado pelo grande aumento na produção da Atenção Primária (APS) – acolhimento e acessos. O número de atendimentos, por exemplo, triplicou, fortalecendo o acesso da população aos serviços e o vínculo entre os cidadãos e as equipes de saúde. Esse avanço é resultado de várias estratégias implementadas pela Prefeitura de Ilhéus, via Secretaria de Saúde (Sesau), como a extensão do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até as 22 horas em zonas estratégicas – são quatro UBS com horário ampliado: Sarah Kubitschek (Zona Norte); Euller Ázaro (Zona Oeste); Hernani Sá (Zona Sul) e Joaquim Sampaio (Centro) –, a ampliação dos serviços de vacinação e o aumento na oferta de consultas em especialidades básicas.
Para permitir um maior alcance da APS, a estrutura de saúde do município vem passando por requalificação, assegurando máxima acessibilidade e mobilidade para os usuários do SUS, além da aquisição de novos mobiliários, proporcionando melhor ambiência e conforto. Também foram intensificadas ações e serviços de saúde como: consultas com clínico geral, pediatria e ginecologia, vacinação, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, marcação de exames, atualização de cartão SUS, dispensação de medicamentos, peso do Bolsa Família, entre outros serviços, para população da zona urbana e comunidades mais vulneráveis e de difícil acesso
Com isso, nos primeiros quatro meses de 2024, mais de 200.000 atendimentos foram realizados na Atenção Primária, com 56.698 atendimentos feitos por equipes multiprofissionais, 25.657 doses de vacinas aplicadas e 79.770 visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
Atenção de Média e de Alta Complexidade
Visando a garantia da integralidade no cuidado em saúde, desde 2021, Ilhéus vem se consolidando como um polo regional de saúde, com um total de 9.642.430 atendimentos/procedimentos de média e alta complexidade, sendo quase 6 milhões (5.878.435) direcionados a população de Ilhéus e 3.763.995 para a região sul, beneficiando não apenas a população local, mas também os municípios pactuados. A assistência na Média Complexidade foi fortalecida com a ampliação de especialidades médicas e multiprofissionais, além da frota do SAMU, além da contratação de 20 leitos de retaguarda adultos e 10 pediátricos. O serviço de fornecimento de prótese dentária foi restabelecido e a oferta de consultas psiquiátricas para povos originários foi garantida.
Desde 2017, quando o prefeito Mário Alexandre (Marão) assumiu seu primeiro mandato, a produção da Atenção Primária em Ilhéus teve um crescimento expressivo. Em 2017, foram registrados 33.082 atendimentos, e esse número aumentou significativamente nos anos seguintes, atingindo 494.980 em 2023, um salto de quatorze vezes. No primeiro semestre de 2024, já foram realizados 269.697 atendimentos, com previsão de mais de 500.000 até o final do ano. Esses resultados destacam o avanço na oferta de serviços de saúde em Ilhéus, consolidando a cidade como um exemplo na gestão de saúde pública no sul da Bahia.

.

Comentários estão fechados.