REFRIGERANTE ZERO FAZ MAL PARA A SAÚDE?
.
O refrigerante zero é incorporado à dieta de muitos que buscam o emagrecimento. Mas será que ele realmente faz a diferença e contribui para um estilo de vida mais saudável?
O refrigerante zero açúcar tem calorias mínimas, diferentemente do refrigerante comum. Para termos de comparação, 200 ml de Coca-Cola normal tem 85 kcal.
Já o diet, no mesmo volume, tem 0 kcal. Por ter adoçantes e não açúcar em sua composição, ele não tem carboidrato (e também não tem proteína, nem gordura da mesma forma que o normal) e, consequentemente, não possui caloria.
Entretanto, isso não quer dizer que pode ser considerado uma alternativa saudável. Segundo a nutricionista Ana Paula Possati Lorca, é preciso ter em mente que a bebida, “mesmo que zero, ainda é refrigerante; então, ainda possui seus malefícios”.
Ainda, a profissional explica que até em dietas para emagrecimento a sua ingestão deve ser controlada, uma vez que ainda tem calorias – mesmo que mínimas.
Além disso, ela alerta que a bebida possui mais sódio do que o refrigerante com açúcar e, por isso, “se a pessoa tiver uma alimentação diária rica em sódio ou for propensa a desenvolver doenças cardíacas, não é recomendado o consumo dessas bebidas”.
QUANDO O REFRIGERANTE ZERO É RECOMENDADO?
Segundo Ana Paula, o refrigerante zero não é uma recomendação primária dos profissionais de saúde. Entretanto, existem nutricionistas que incluem o consumo de refrigerante zero para seus pacientes – e para isso, “calculam a quantidade ideal juntamente com o plano alimentar, para que o paciente não faça uso extremo”.
“Funciona também quando o objetivo do profissional é não fazer terrorismo alimentar. Então, o processo de trabalhar quantidade de refrigerante auxilia o paciente a não desenvolver compulsão pela bebida, visto que ele está ‘liberado’ para o uso”, explica a nutricionista.
REFRIGERANTE ZERO OU SUCO DE LARANJA?
Nas últimas semanas, o “mundo fitness” se viu diante de mais uma polêmica: afinal, o refrigerante zero é melhor que o suco de laranja para a saúde? Para Ana Paula, não:
“Se falarmos apenas em calorias, 100ml de suco de laranja apresenta uma maior quantidade que o refrigerante, porém, nada exacerbado. Sabe-se que, quando feito o suco da fruta, perdem-se suas fibras, sendo assim, tendo perda também de antioxidantes, o que faz com que tenha perda de nutrientes. Ou seja, aproveitamos apenas a frutose”, ela explica.
Entretanto, ela alerta para um detalhe: o consumo dos alimentos não se restringe às calorias, e sim engloba todas as suas propriedades.
“O refrigerante, além de ser um produto ultraprocessado, possui aromatizante, edulcorante, conservante, acidulante, entre outros ingredientes. Sendo assim, o consumo do refrigerante zero no processo de emagrecimento só é mais indicado quando pensarmos apenas em calorias, e o correto é ver o metabolismo como um todo”, conclui a nutricionista. (Fonte: https://saude.ig.com.br)
.
Comentários estão fechados.