ATLETAS DE ILHÉUS ENCARAM DESAFIO NA MAIOR PROVA DE TRAIL RUNNING DAS AMÉRICAS
.
Equipe ilheense enfrenta as trilhas da Serra Fina na La Misión Brasil, testando seus limites em condições extremas.
Oito atletas de Ilhéus se preparam para competir na La Misión Brasil, o maior evento de corrida de montanha da América Latina, que acontecerá de 15 a 18 de agosto de 2024. A competição, realizada na desafiadora Serra Fina, em Minas Gerais, é conhecida por suas trilhas técnicas e altitudes elevadas, e reunirá competidores de todo o continente.
Entre os representantes de Ilhéus estão o vice-campeão mundial Master, José Rodrigues, e Cássia Muniz, uma das top 10 do país em provas de SkyRunning e VK. A equipe, composta por dois experientes treinadores, que também competirão na prova e mais seis atletas, enfrentará provas que variam desde percursos curtos até ultramaratonas, carregando consigo o nome de Ilhéus e mostrando a crescente presença da cidade no cenário global do trail running.
Os competidores enfrentarão altitudes de até 2798 metros e um ganho altimétrico superior a 5300 metros, além de temperaturas que podem chegar a 5 graus negativos. Em um ambiente de autossuficiência, onde cada atleta é responsável por seu próprio equipamento, como headlamps e isolantes térmicos, os desafios serão grandes. Ilhéus torce pelo sucesso de seus atletas neste importante evento.
Na última semana, a Prefeitura de Ilhéus, via Secretaria de Saúde (Sesau), realizou, no Bairro São Miguel, mais uma grande ação de saúde, atendendo mais de mil pessoas e garantindo serviços importantes para a população com a qualidade que já é marca da gestão.
Saúde em ação é a busca do município de promover o bem-estar da comunidade e melhorar a qualidade de vida. Essa iniciativa surge como um meio de garantir e facilitar o acesso à saúde aos moradores.
Conforme o balanço realizado pela Sesau, mais de mil atendimentos foram realizados. Alguns dos serviços oferecidos foram: atendimentos clínicos; atendimento pediátrico; triagem de enfermagem; exame preventivo; eletrocardiograma; exames laboratoriais e aplicação de vacinas. Além disso, a ação também atendeu a processos de regulamentação do Cartão do SUS, marcação de exames e ultrassonografia.
As ações básicas de saúde nos bairros são iniciativas que não só previnem doenças, mas também promovem uma cultura de cuidado e fortalece os laços comunitários.
*Texto em colaboração com Auany Borges (estagiária em comunicação na Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.
ILHÉUS VOLTA A SEDIAR A ETAPA NACIONAL DO TRIATHLON, RESGATANDO O SEU PROTAGONISMO NO ESPORTE
Cidade se prepara para o evento no dia 24 de agosto, após 12, com expectativa de voltar a ser a capital do Triathlon
Aconteceu, nesta semana, uma reunião, no auditório da Prefeitura de Ilhéus, para que os últimos acertos fossem realizados para o município receber a Etapa Nacional de Triathlon, que acontece no dia 24 de agosto e, após 12 anos, recoloca Ilhéus, berço da modalidade no país, nos caminhos do esporte.
Na ocasião, o prefeito Mário Alexandre destacou a importância do evento para a cidade e sua população: “Este é um grande momento para Ilhéus. Estamos oferecendo uma estrutura completa e garantindo segurança para que todos os participantes possam vivenciar essa experiência de forma plena. É uma oportunidade única para mostrarmos nosso potencial e fortalecermos nossa economia local.” O retorno do Triathlon, além de movimentar hotéis, restaurantes e comércios, coloca Ilhéus novamente no mapa das grandes competições esportivas, consolidando-se como um destino de excelência.
Para o atual presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cleber Castro, em entrevista ao programa O Tabuleiro, em julho, a Etapa sediada em Ilhéus teria tudo para ser um sucesso, “principalmente porque a cidade está toda organizada e tem a ponte Jorge Amado, o que traz o slogan “A prova mais rápida, a prova mais técnica e a prova mais bonita do Brasil”. Esse é o título. Porque a gente está dentro da história (…) a prova será um sábado à tarde, para dar oportunidade das pessoas irem para as ruas, torcer, se inspirarem”.
O retorno da competição, após 12 anos, é um marco importante para a cidade e reflete o compromisso da administração municipal em fomentar o turismo e a economia através do esporte. “Estamos prontos para receber atletas de alto nível e consolidar nossa cidade como um polo de grandes eventos esportivos,” concluiu o prefeito.
.
Comentários estão fechados.