WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: JÁ NÃO EXISTEM COMÍCIOS E CAMPANHAS POLÍTICAS COMO ANTIGAMENTE…

.


Não venham nos acusar de saudosistas. É que vemos hoje, aliás, ultimamente, as campanhas eleitorais, sem o mesmo “frisson” de campanhas dos anos 70, 80, 90, e anos seguintes.
Que coisa gostosa era ouvir os oradores candidatos e seus apoiadores nos comícios.
Quem é de Gandu, e naquela idade acompanhava os comícios, não se recorda das prosas e versos do nosso amigo Ratinho (genitor dos amigos Jailton e Profa. Lindaura), nas praças superlotadas, principalmente na Simões Filho.
Os presentes iam à loucura com as tiradas de Ratinho, que muitas vezes era a maior atração do que os próprios candidatos apresentando-se nos palanques.
Que coisa gostosa era ouvir um discurso do político Eliseu Leal, que levava os seus eleitores às lágrimas na praça pública, pois discursar em público, é muito mais que abrir a boca e falar dezenas de palavras decoradas e bem pensadas.
À época, todos usavam de grande habilidade, nós mesmos que éramos considerados um orador razoável, quantas vezes treinávamos uma coisa e na hora H, ao trocar uma palavra, modificávamos totalmente o que havia sido planejado, só que com o cuidado de não sair do que havia sido treinado.


Mas você não podia perder o rumo. Aprendemos e muito com Eliseu Leal. Depois passamos o ensinamento para o seu filho Nelson Leal, que se tornou um grande orador, não igual ao pai, mas algo parecido. Só que a sua carreira de político foi efêmera, não herdou do pai o “gosto pela política”, que para o pai era a coisa mais importante da sua vida.
Ele respirava política 24 horas por dia. Você “viajava” quando ele discursava, era algo maravilhoso e incomparável. Ouvir um discurso de Eliseu era como uma “viagem no tempo…”
Outro político orador de primeira, era o ex-prefeito Fernando Guedes. Não tivemos nenhuma participação nas suas qualidades de orador, mas ele convencia muito bem àqueles que o ouviam e aplaudiam. Foi um bom aluno de Eliseu. Aliás, FOMOS bons alunos do mestre dos oradores.
E Eliseu não havia estudado sobre o assunto. Não era FORMADO em nenhum curso, mas aprendeu a fazer política como nenhum outro. A administrar como ninguém, a amar Gandu como ninguém NUNCA amou.
Chegamos várias vezes a dizer que Eliseu Cabral Leal, amava mais GANDU do que à sua própria família.


Quando era anunciado pelo locutor: “AGORA É ÊLE, O NOSSO LÍDER MAIOR… ELISEU CABRAL LEAL…” a praça vinha abaixo. Com sua voz de combate, como verdadeiro comandante não dos seus soldados, mas dos seus eleitores, como os convocasse para a guerra que era a eleição.
Em todos os seus discursos, jamais deixou de citar um versículo bíblico, sempre ressaltando a condição evangélica dos seus pais. Ficávamos encantados com os seus pronunciamentos.
Hoje infelizmente, já não existe essa coisa de ganhar a simpatia do eleitor com discursos, com oratória. Hoje o candidato tem mais que andar, que discursar. Durante toda a campanha, discurso, discurso de um candidato, é coisa rara… na Convenção e mais nada. Que saudades do tempo em que o candidato (e Eliseu era mestre no assunto), de fazer pessoas mais idosas, chorar copiosamente. Ele tinha esse dom.
Por isso que todo comício, era uma festa na cidade. Era como se fôssemos à praça pública ouvir famosos cantores.
Mesmo sem ser “doutor”, articulava sílaba por sílaba, valorizava cada palavra. Era um líder carismático.
Sentimos falta hoje dos comícios. Por isso, não temos nos dias atuais, um só orador que mereça destaque, porque também não foi dada a oportunidade de cada um mostrar o seu potencial.
Até os seus próprios adversários falavam horrores dele, mas quando chegavam ao discurso, todos tiravam o chapéu, tamanha era a sua superioridade dos seus pronunciamentos.
Era um verdadeiro astro, um popstar, ficávamos embevecidos com os seus discursos, infelizmente não vemos mais isso hoje.
Que saudades do tempo do bom orador em Gandu, Eliseu Leal, Fernando Guedes… que com suas oratórias conseguiam fazer você pular do penhasco sem paraquedas, todos entravam em verdadeiro êxtase, mas não se preocupem, pois Eliseu e Fernando infelizmente já não estão no nosso meio.
Que saudades dos comícios de antigamente.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.

.

Comentários estão fechados.