COMO O CACAU PODE FAZER MUITO MAIS DO QUE CHOCOLATE
.

No processo de produção de chocolate, cerca de 75% da vagem do cacau é descartada durante o cultivo, a colheita e o consumo dos grãos do cacau.
Especialistas da organização sem fins lucrativos World Resources Institute (WRI) afirmam, no entanto, que se partes como a casca e a polpa fossem recolhidas e geridas de forma adequada, poderiam ser usadas como subprodutos.
Dessa forma, ao introduzir as práticas de uma economia circular para o cacau, os subprodutos poderiam ajudar a aumentar os rendimentos dos agricultores, revitalizar paisagens degradadas, fornecer alimentos e até produzir energia limpa.
SUBPRODUTOS DAS CASCAS DA VAGEM DO CACAU
As cascas de vagem de cacau, por exemplo, podem ser reaproveitadas como fonte alternativa de alimentação animal – após processamento para remover uma toxina prejudicial. Isso forneceria uma opção sustentável e nutritiva para o gado, afirmam os especialistas do WRI.
Além disso, as cascas da vagem poderiam ser convertidas em biochar – uma substância obtida quando alguns tipos de resíduos orgânicos são aquecidos a temperaturas extremamente altas sem oxigênio e se transformam em um material semelhante ao carvão, que então forma um composto potente.

Esse composto feito a partir das cascas de vagem de cacau poderia ajudar a melhorar a qualidade do solo adicionando matéria orgânica e aprimorando a estrutura da terra, promovendo um crescimento de culturas mais saudáveis.
As cascas de vagem também poderiam ser usadas como biomassa para produção de eletricidade, oferecendo uma fonte de energia renovável e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
Pesquisas têm sido conduzidas sobre o uso de cascas de vagem de cacau para gerar energia elétrica em Uganda.
Até o momento concluiu-se que o uso de resíduos agrícolas para geração de energia é mais adequado em áreas rurais de cultivo, onde matérias-primas livres de poluição estão prontamente disponíveis em grandes quantidades. O potencial para escalar essa inovação é significativo nos países produtores de cacau, afirma o WRI, e poderia ajudar a melhorar o acesso à eletricidade.
SUBPRODUTOS DA POLPA DO CACAU
Como os agricultores de cacau sabem bem, a polpa de cacau extraída das vagens de cacau durante a fermentação resulta em uma bebida saborosa e doce. Rica em nutrientes, a polpa de cacau pode ser usada na produção de bebidas e alimentos. A polpa já tem sido comercializada por diversas empresas especializadas em bebidas à base de polpa de cacau.

SUBPRODUTOS DAS CASCAS DO GRÃO DO CACAU
As cascas de feijão de cacau, outro subproduto do processamento de cacau, também têm potenciais usos produtivos. Essas cascas podem ser moídas para produzir farinha de cacau para uso em culinária e panificação. A farinha de cacau é rica em teobromina, fibras dietéticas, minerais, vitaminas e antioxidantes, o que a torna uma opção saudável e sem glúten em relação à farinha tradicional.
As cascas de feijão também podem ser usadas como cobertura morta em jardinagem e paisagismo, ajudando a suprimir ervas daninhas e reter a umidade do solo. Além disso, o biochar das cascas de feijão pode ser usado como adubo natural.
PARA CONTINUAR LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!
IMPACTO NA NATUREZA
PRODUÇÃO GLOBAL DE CACAU
DESPERDÍCIO NO CULTIVO DE CACAU
BARREIRAS PARA ADOÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR
BOAS PRÁTICAS NA INDÚSTRIA DO CACAU
(Fonte: https://exame.com)
.
Comentários estão fechados.