OPINIÃO DE ZEBRÃO: ZEBRÃO SEMPRE AFIRMOU QUE EM GANDU A OPOSIÇÃO TEM SEMPRE MAIS DE 5.000 VOTOS DESDE 1996
.
Escrevemos constantemente em nosso blog, que a OPOSIÇÃO em Gandu, tem uma votação garantida de mais de CINCO MIL votos, desde 1996, senão vejamos:
RESULTADO EM 1996
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES….. 7.277
RENILDA SOUZA………………..………… 5.709
MÁRIO LIMA DE VASCONCELOS………… 114
Todos os candidatos que se lançaram como terceira via, queimaram-se politicamente, como Dr. Mário Lima de Vasconcelos em 1996.
Em nosso município sempre foi um BA x VI eleitoral. A terceira via nunca teve uma votação significante, ao contrário, sempre foi inexpressiva, chegando a queimar o nome de quem tentou sair por ela, com exceção de Pedro Antonio, que foi candidato em 2000 à prefeito e foi candidato à vice em 2008, com Dra. Irismá sendo a titular.
RESULTADO EM 2000
MANOEL DANTAS CARDOSO…………. 6.725
IRISMÁ SANTOS SILVA SOUZA……….. 6.127
PEDRO ANTONIO R. MELLO….…………… 757
No ano de 2000, quando não existiu oposição, já que o prefeito à época Antonio Carlos, não apoiou nenhum dois, nem Neco Kanguçu e nem Dra. Irismá, que tinha como vice na chapa o nome de Ivo Peixoto. A terceira via foi Pedro Antonio, que insistia em ser candidato, quando deveria ter apoiado a também oposicionista Dra. Irismá.
O leitor deve observar que Dra. Irismá perdeu a eleição por 598 votos. Pedro Antonio chegou a 757. Se Pedro não tivesse lançado o seu nome, certamente a vitória seria de Dra. Irismá, pois os votos de Pedro (757), superaram a diferença de 598 votos de Neco para a doutora, que eram votos da oposição, mesmo não havendo a distinção situação x oposição.
Foi com muita sede ao pote e por isso mesmo, os dois perderam a eleição.
RESULTADO EM 2004
MANOEL DANTAS CARDOSO………………………. 8.179
IRISMÁ SANTOS SILVA SOUZA…………………….. 6.980
MARTA MARIA SANTANA CABRAL………..…………. 139
Em 2004, o prefeito Neco foi candidato à reeleição, tendo novamente como adversária Dra. Irismá. Como terceira via a Sra. Marta Maria Santana Cabral, que obteve a expressiva votação de 139 votos.
RESULTADO EM 2008
IRISMÁ…………………………….. 7.869 votos
FERNANDO GUEDES………….. 6.012 votos
RICARDO MELO……………………… 187 votos
No ano de 2008, o então prefeito Neco Kanguçu, lançou como seu candidato, o ex-prefeito por duas vezes de Gandu, Dr. Fernando Guedes e foi derrotado por Dra. Irismá. Como terceira via, o empresário Ricardo Melo, que obteve 187 votos.
RESULTADO EM 2012
IVO PEIXOTO……………..……… 8.114
MANOEL DANTAS CARDOSO.. 6.897
XIRABEL…………………………….. 250
Em 2012, a prefeita Dra. Irismá não tentou a reeleição, preferindo apoiar o empresário Ivo Sampaio Peixoto, que saiu vitorioso, ficando em terceiro lugar Xirabel, que contou com 250 votos.
O empresário Ivo Sampaio Peixoto, PELA PRIMEIRA vez na história política de Gandu, RENUNCIOU o mandato de prefeito, faltando NOVE meses para o seu término, alegando problemas de saúde.
Com a renúncia no dia 04 de abril de 2016, assumiu o seu lugar o vice-prefeito Djalma Galvão, que nas eleições de outubro foi candidato à reeleição, já que exercia anteriormente o cargo de vice e estava como titular.
RESULTADO EM 2016
LEONARDO BARBOSA CARDOS..….. 8.147
DJALMA GALVÃO…………………….……………. 7.899
MARLEI MEDRADO…………………………….…… 179
A oposição manifestou-se e inicialmente o ex-prefeito Neco lançou-se candidato contra o prefeito Djalma nas eleições de 2016. Mas em virtude das pesquisas mostrarem o seu alto índice de rejeição naquele momento, ele como verdadeiro mestre da política regional, tirou uma carta da manga, indicando o seu filho Dr. Leonardo Barbosa Cardoso, que era servidor público federal em Brasília, como candidato.
Foi uma surpresa para todos, principalmente para a oposição. Uma coisa seria a máquina da prefeitura enfrentar o ex-prefeito, que deixou o governo com uma série de denúncias, desgastado e outra bem diferente, aparecer como num passe de mágica o jovem Dr. Leonardo. O que dizer de Dr. Leonardo naquele momento?
Que era jovem, inexperiente… mas só que exercia um altíssimo cargo federal na capital do Brasil. Então não era tão inexperiente assim. Já conhecia os meandros, os caminhos tortuosos dos gabinetes e dos ministérios. Sabia muito bem onde as cobras moravam… e ele era vizinho delas, pois morava lá.
Foi sem sombra de dúvidas, uma das mais acirradas campanhas políticas até hoje em nossa cidade. Mas creditamos ao então governador Rui Costa, a sua eleição, pois deixou de apoiar um candidato à prefeito do seu partido-PT, para apoiar um candidato do ninho carlista, que ele viu como uma nova liderança política..
Resumindo, o jovem Dr. Leonardo Barbosa Cardoso, venceu as eleições com apenas 248 votos, a menor diferença de todas as eleições na história política de Gandu. Na nossa opinião, sempre a expressamos, que 248 votos de frente, não são na verdade 248, são sim 124 ou 125, dependendo da idade do candidato. No caso acima, se… se… se… 124 eleitores mudassem de lado, deixassem de votar em Léo e votassem em Djalma, a eleição estaria empatada, dando assim a vitória a Djalma por ser mais idoso.
O Código Eleitoral no seu artigo 110 é claro: EM CASO DE EMPATE, HAVER-SE-Á POR ELEITO O CANDIDATO MAIS IDOSO.
A terceira via nas eleições de 2016, foi representada pelo candidato Marlei Medrado, que obteve 179 votos.
RESULTADO EM 2020
LEONARDO BARBOSA CARDOSO….. 11.387
DJALMA GALVÃO…………………….……..………. 5.876
ROBERTO OLIVEIRA……………………………..… 204
No ano de 2020, o ex-prefeito Djalma Galvão lança-se candidato como oposição ao prefeito Dr. Leonardo, que foi candidato à reeleição. A terceira via mais uma vez foi representada, desta vez pelo Dr. Roberto Oliveira-PT, alcançando 204 votos. Mais uma vez, UM candidato da oposição, obteve mais de 5.511 votos, consagrando o que o BLOGDOZEBRAO sempre afirmou nos seus artigos: SEJA QUEM FOR A OPOSIÇÃO, SEJA QUAL FOR O NOME, A OPOSIÇÃO SEMPRE ULTRAPASSA A CINCO MIL VOTOS. A prova está acima.
RESULTADO EM 2024
DAIANA SANTANA………….. 12.208
ORLANDO GUEDES…………… 6.512
Em 2024, a oposição entrou em ÊXTASE, com o rompimento político do médico Dr. Orlando Guedes, que durante os primeiros SETE anos do governo de Dr. Leonardo, foi contratado como profissional da medicina, não somente ele, como praticamente toda a família. E como sempre procedeu em toda a sua curta carreira política, optou pela traição. Jogou-se no colo da oposição e ela sem ter nenhum nome, o abraçou como se fosse uma tábua de salvação.
Certamente achando que com os CINCO mil votos da oposição, Dr. Orlando levaria com ele certamente outra quantidade igual, que somados aos dele a vitória viria facilmente.
É bom salientar que Djalma Galvão obteve 5.876 votos em 2020. Quatro anos após, Dr. Orlando como candidato da oposição atingiu a 6.512 votos, ou seja, um aumento de míseros e insignificantes 1.001 votos.
A realidade após as eleições ficou clara: FOI A MAIOR LAPADA DA HISTÓRIA POLÍTICA DE GANDU, pois nunca antes na história política eleitoral do município, um candidato superou outro como fez Dra. Daiana, colocando de frente quase 5.700 votos, ou exatos 5.696.
Durante toda a semana que antecedeu a eleição, publicamos nos grupos sociais que estávamos autorizados por uma amiga, a dar inicialmente 3.000 votos de frente, 48 horas depois aumentamos para 4.000 votos e não apareceu NENHUM oposicionista para aceitar, nem os seus patrocinadores.
E cantavam a vitória… bando de idiotas, imbecis, energúmenos, palhaços… diziam que as pesquisas eram falsas. Por várias vezes defendemos as pesquisas. Também por várias vezes conclamamos que a oposição mandasse fazer uma e que a divulgassem.
A divulgação não foi feita. Mas uma empresa de Pesquisas de Jequié, nos informou que foram realizadas em Gandu, a pedido dos cabeças coroadas do grupo, TRÊS pesquisas… por que não a divulgaram?
Porque o FUMO estava todo dentro. Preferiram enganar aqueles que neles confiaram, levando-os ao ridículo, com postagens imbecis, misoginia (como grande parte deles não gosta de mulheres), problemas dele.
Nosso pai Zé Conrado já dizia: meu filho, quem tem o seu dá a quem quer e eles devem ter dado à vontade…
Chamamos atenção para um detalhe. Em 28 anos, ou sejam SETE eleições realizadas, mesmo com o eleitorado tendo aumentado bastante, a DÉBIL OPOSIÇÃO ganduense, mal ultrapassa SEIS mil votos. É mais uma prova, que ela é inexpressiva e pelo andar da carruagem, tão cedo não repetirá este número, pois em 2028 poderá Neco ser o candidato e 2032 ser reeleito, ou quem sabe a volta de Dr. Leonardo Cardoso ou a de Dra. Daiana.
A oposição continuará irrelevante, de pouca importância, desprovida de valor eleitoral, desprezível e imperceptível… sendo o mais importante, que Gandu continue crescendo, para que no futuro bem próximo, possa afirmar-se como a mais importante cidade do baixo-sul da Bahia. Como perguntar não ofende, perguntamos: Por onde anda Dr. Orlando? Será que aqueles pobres coitados ignorantes, que NUNCA frequentaram a sua casa antes dele ser candidato, após a derrota continuarão frequentando-a, os portões continuarão abertos ou continuarão fechados como sempre foram?
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.