WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O MUNDO DA VIOLÊNCIA! – PELO PROF. ANTONIO MOREIRA NETTO – NETTÃO

.


Como o homem é capaz de manter o seu instinto de guerra acesa? O que é responsável por tanta violência e guerra no mundo? O que a Ciência fala sobre isso?
Do ponto de vista evolutivo, alguns cientistas argumentam que a agressão pode ter sido uma estratégia adaptativa. Em sociedades primitivas, a competição por recursos limitados, como alimento, território e abrigo, poderia ter levado a conflitos. Aqueles que eram mais capazes de lutar e proteger seus recursos provavelmente tinham mais chances de sobreviver e transmitir seus genes. Assim, certos traços de comportamento agressivo podem ter se perpetuado ao longo das gerações. O caro leitor acredita nisso, ou acha que a violência vem crescendo graças a ganância e o instinto de pessoas altamente vaidosas e a com maldade inserida em sua concepção de mundo?


Estamos vendo guerras pelo mundo, morte de crianças em bombardeios em várias cidades. Na esfera sociológica, as guerras muitas vezes surgem da luta por poder e controle. Grupos sociais buscam afirmar sua identidade, seja por meio do nacionalismo ou por motivações políticas e religiosas.
Outra forma de guerra está dentro das cidades, a violência crescente nos centros urbanos, com a responsabilidade sendo transferidas entre representantes, sem muitas soluções disponíveis.
Resta acreditar que o mal nunca vence, usando de nossa fé para o acalanto de nossas preocupações. Que em todo tipo de situação citada acima, tenha na política internacional, nacional ou local, à melhor forma de buscar qualidade de vida dos seus representados, com paz e segurança.
*O artigo não reflete necessariamente a opinião do blog (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial)
Antônio Moreira Netto – NETTÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre.

.

Comentários estão fechados.