OPINIÃO DE ZEBRÃO: A INOCENTE DEPUTADA LÍDICE DA MATA, PARECE NÃO CONHECER OS ABUTRES DO PT
.
A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, afirmou estar “pronta para qualquer desafio” em 2026, ao endossar a sugestão do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, de o partido integrar a chapa majoritária estadual.
“É natural da direção do meu partido. Eu estou pronta para qualquer desafio que a política baiana nos coloque e temos uma grande aliança com o PT da Bahia. E é claro, buscando destacar sempre a presença do partido”, disse na última sexta-feira (22), no ato que reuniu prefeitos e vices eleitos pelo PSB em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Lídice, todavia, não escondeu que qualquer movimento passa por fortalecer a nominata de federais, com apoio direto do Palácio de Ondina.
“Já fui senadora, já fui prefeita de Salvador, já fui até candidata ao governo por uma necessidade nacional do meu partido, mas nós queremos construir uma chapa forte de deputados federais para o PSB da Bahia e eu fiquei muito feliz com o que disse o governador Jerônimo e o ministro Rui Costa, todos dois muito dispostos a ajudar o PSB a crescer. Foi a frase mais bonita que eles disseram”.
Ministro do PSB no governo Lula, Márcio disse que “seria bom o PSB estar na chapa” aqui na Bahia considerando que, segundo ele, o MDB e o PSD, atuais aliados do PT na Bahia, podem ser capturados pela oposição a Lula em razão do alinhamento com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), virtual candidato à presidência da República em 2026. (Fonte: Política Livre)
BLOGDOZEBRAO: VOCÊ SABE DE NADA INOCENTE…
Existem pessoas que gostam de sonhar acordadas. Deve ser o caso da deputada federal Lídice da Mata. Com todo nosso respeito à brilhante carreira como política, ela tem que saber que ela não será NUNCA será algo a mais do que deputada federal na política da Bahia, onde o PT determina quem é quem.
Prefeita de Salvador, Senadora, candidata ao governo do estado… ela praticamente retroagiu politicamente, quando não peitou a sua EXCLUSÃO de ser candidata à reeleição de senadora.
Era senadora… o PT a deixou de lado, substituindo-a pelo então deputado Coronel (sem patente).
A verdade é que o Partido Socialista Brasileiro-PSB, sempre foi a muleta do PT. E o partido tem consciência ou humilhou-se, reconhecendo a sua insignificância. Vai ter vaga em chapa majoritária?
O partido só elegeu DOIS deputados estaduais e vai perder um dos eleitos, a deputada Soane Galvão deve deixar o partido na janela partidária, que é o período em que ocupante de cargo eletivo, obtido em pleito proporcional como foi o caso da deputada Soane, pode trocar de partido sem perder o mandato.
Esse “jeitinho brasileiro” está previsto no artigo 22-A, da Lei dos Partidos Políticos, de número 9.096 de 1995, ficando estabelecido JUSTA CAUSA para desfiliação partidária, sendo feita nesse período, o que vai ocorrer.
O PSB é um partido NANICO, dos 63 deputados estaduais, elegeu DOIS, vai ficar com apenas UM, mais nanico ainda. Vai reclamar o que? Dos 39 deputados federais, só elegeu UM ou melhor uma, que foi a Lídice da Mata.
Dos 417 municípios da Bahia, o GRANDE partido da deputada, insignificante igual a ela, elegeu 24 PREFEITOS de cidades importantes, como: Biritinga, Boquira, Cáem, Crisópolis, Itaquara, Itarantim, Jacaraci… municípios que podem decidir uma eleição para governador, senador, presidente da república…
Enquanto isso, o PSD elegeu 115, o AVANTE 60, o PT 50, o PP 41, o União Brasil 39, o MDB 32…
Quer dizer, o PSB vai continuar sem voz e sem vez. É só compararmos os números de deputados estaduais, federais, prefeitos eleitos na Bahia pelo partido…
É bom a deputada Lídice da Mata, esperar sentada um convite para compor a chapa majoritária, porque NUNCA vai chegar. Se esperar em pé, vai se cansar, nós que passamos dos 70, não podemos ficar sem sentar-se.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.