OPINIÃO DE ZEBRÃO: POR ENQUANTO VINTE EX-PREFEITOS BAIANOS DEVEM SER CANDIDATOS AO LEGISLATIVO EM 2026
.
Existe uma compreensão na Bahia, de que o ano em nosso estado, começa APÓS o Carnaval, ou seja, a partir de 05 de março, dentro de quinze dias.
Mas alguns pré-candidatos já estão se movimentando, colocando “a cara no mingau”, principalmente os que pretendem concorrer à Assembleia Legislativa do nosso estado.
O movimento em nossa região, é mais declarado para deputados estaduais, federal é difícil uma novidade.
Então vários ex-prefeitos ao deixarem os seus mandatos em 31 de dezembro, já estão vestindo a roupa de candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia-ALBA.
As informações que chegam ao blogdozebrao, pelo menos cerca de vinte ex-prefeitos, vão tomar coragem e concorrer às eleições legislativas no próximo ano.
Em nossa região, os dois ex-prefeitos mais conhecidos que pretendem uma cadeira na ALBA, um é o ex-prefeito de Gandu Dr. Leonardo Barbosa Cardoso. Outro nome conhecido em nossa cidade é o do empresário Naéliton Rosa Pinto, ex-prefeito de Itapé, reconhecido como o maior administrador da sua história, e que tem ramificações empresariais em nossa região, pois é o proprietário dentre outros da LANF-Loterias e da Lanchonete e Restaurante Flecha.
Não vamos citar os nomes dos ex-prefeitos que pretendem candidatar-se à deputado estadual, pois temos obrigação, de primeiro agradecer o trabalho que o ex-prefeito Dr. Leonardo fez por Gandu, reconhecido em toda a região, como o maior prefeito da história de Gandu, pós Eliseu Leal, que também foi deputado estadual.
O outro nome citado, é o do empresário Naéliton Rosa Pinto, que tem serviços prestados em Gandu, tendo recebido o Título de Cidadão Ganduense, portanto com fortes ligações com nosso município.
Para a Câmara dos Deputados, a briga promete ser mais acirrada ainda, pois o Supremo Tribunal Federal-STF, determinou a atualização do número de federais por estado, tomando por base o Censo 2022.
Ao que tudo indica, nosso estado deverá PERDER duas vagas, passando dos atuais 39 para 37 deputados federais.
É bom salientar, que a “briga” tornou-se mais feroz, com a criação das federações partidárias e o fim das coligações proporcionais, forçando a que os partidos lancem menos candidatos, o que leva a muita negociação, pois o que existe é candidato, de vereador a deputados que se julgam eleitos, por isso mesmo dificultando a escolha de quem vai ser candidato.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.