OPINIÃO DE ZEBRÃO: O BRASIL ESTÁ CARENTE DE LIDERANÇAS POLÍTICAS. JK, FERNANDO HENRIQUE…
.
Amanhecemos o dia de domingo com muito sol aqui em Ilhéus, saudosistas… fomos dar uma passagem pelas notícias da semana e do dia anterior.
Quanta tristeza… quanta carência de novas lideranças políticas no Brasil. Você olha para as fotos, são os mesmos de muitos e muitos anos.
Somos então levados a um passado, onde tínhamos orgulho dos nossos políticos e principalmente dos nossos presidentes.
Ultimamente só decepção. Dilma, Bolsonaro, Lula III… Michel Temer um pouco, também foi presidente por 28 meses. Mas fez uma grande obra e hoje estamos respirando DEMOCRACIA por sua causa, ao indicar o grande jurista Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal-STF, salvou o país de uma ditadura da direita. Apesar de nenhuma prestar, nem da direita e nem da esquerda. Afinal de contas, DITADURA é DITADURA, a não ser aquela outra DITAdura… que todos os homens gostam (desculpem o trocadilho).
Procuramos recuperar uma foto que visualizamos, sobre os 45 anos do Partido dos Trabalhadores, comemorados no Rio de Janeiro, mas não encontramos mais.
Lá estavam além do presidente Lula, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, Paulo Okamoto, a deputada federal Benedita da Silva, que foi governadora do Rio de Janeiro em 2002 (23 anos atrás), o deputado federal José Guimarães, cujo assessor em 2005 (fazem 20 anos), foi preso com CEM MIL DÓLARES na cueca… continuam hoje todos eles no PT. A única ausente da foto como não poderia deixar de ser, foi a Sra. Letícia Lula.
Quer dizer, as lideranças do Partido dos Trabalhadores, continuam as mesmas, não existe renovação nos seus quadros ou melhor, não deixam.
Acreditamos que a Bahia é o único estado do Brasil, onde o Partido dos Trabalhadores se renovou, como não poderia deixar de ser, para pior. Jaques Wagner, Rui Costa, Jerônimo Rodrigues…
Mas como são líderes inexpressivos à nível nacional, não aparecem, afinal eles só são líderes na Bahia.
A verdade é que o Partido dos Trabalhadores é um partido decadente de lideranças políticas. As suas lideranças quase que centenária, não deixam que apareçam outras, achando certamente que Lula é o novo Enoque da Bíblia, que viveu 350 anos.
Perguntamos aos petistas que acessam o nosso blog, qual a futura liderança do PT que irá assumir o lugar de Lula?
O Partido dos Trabalhadores está definhando, ainda existe devido ao Norte e Nordeste.
Das cinco regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o PT HOJE não existe em praticamente três: SUL, formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; SUDESTE, formado pelos estados do Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e CENTRO OESTE formado pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF).
Para termos uma ideia melhor caros leitores, o blogdozebrao passou a tarde de ontem pesquisando e nos DEZ estados e mais o Distrito Federal, que formam as três principais regiões do Brasil, o Partido dos Trabalhadores-PT, SEQUER, não tem um representante seja como governador, vice-governador, prefeito de capital ou vice-prefeito em nenhum deles.
É a prova maior que o Partido dos Trabalhadores ao comemorar os seus 45 anos de fundação, NÃO tem nenhum motivo para fazer festa, ao contrário, tem motivos para realizar um velório. Chama um padre para a extrema-unção.
Lula não se discute. É o maior de todos os petistas, mas só existe ele e mais ninguém. Sufocam todas as lideranças que emergem ao seu redor. Mas Lula não é eterno e não é o novo Enoque, conforme já citamos.
Se o presidente Lula insistir em candidatar-se à presidente novamente, tentando a reeleição, vai ser derrotado fragorosamente, será uma mancha na sua biografia, começou com derrotas e terminou com DERROTA.
Não faça isso presidente Luis Inácio Lula da Silva, não suje a sua história, saia de cabeça erguida, reconheça que já deu o que tinha a dar ao país, saia pela porta da frente.
Que falta estão fazendo Juscelino Kubitschek-JK, Fernando Henrique Cardoso-FHC, não vemos ninguém no horizonte que possa substitui-los. Coitado do Brasil…
Amanhã vamos comentar sobre Bolsonaro.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.