EM ILHÉUS A JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATOS DE TRÊS VEREADORES
.
Após reconhecer fraudes ao sistema de cotas de gênero nas eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral da 25ª. Zona de Ilhéus, determinou a CASSAÇÃO dos mandatos dos vereadores Neto da Saúde-PMB) e Odailson Pequeno-PODEMOS.
O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, em sua sentença, também invalidou os votos dos respectivos partidos e ordenou a recontagem dos quocientes eleitorais, o que causou uma grande mudança no Legislativo, pois atingiu ao vereador eleito Nerival do PSD.
O QUE LEVOU A JUSTIÇA A TAL DECISÃO?
A fraude foi identificada após investigações que comprovaram o registro de candidaturas femininas fictícias nos partidos PMB e PODEMOS, apenas para cumprir a cota de 30% de mulheres exigida por lei. No PMB, as candidatas Fabiana da Silva Nascimento e Mariângela Conceição Santos não receberam apoio partidário e tiveram campanhas irrisórias. Já no PODEMOS, Victória Guiomar de Jesus Raimundo, NEM O SEU VOTO obteve, e apresentou prestação de contas com indícios de irregularidades, como movimentações padronizadas com outras candidaturas caracterizando fraude na cota de gênero.
OS VEREADORES QUE IRÃO ASSUMIR IMEDIATAMENTE
Os novos vereadores que irão assumir as vagas dos que foram cassados por fraude na cota de gênero e o partido não atingir o quociente eleitoral, são: Fabrício Nascimento-AVANTE, Lau Sabino-PDT e Claudio Magalhães-PCdoB.
Isso quer dizer, que é preciso que os candidatos tenham cuidado quando filiar-se a um partido para pleitear um mandato, procurem saber quem são as mulheres candidatas se serão mesmo candidatas, ou se inscreveram apenas por inscrever-se.
Você tem que ser o fiscal do seu partido, para realizar uma fiscalização rigorosa sobre o cumprimento da cota de gênero nas eleições, pois você não pode ser prejudicado por irresponsabilidade dos seus dirigentes e nem da conveniência de candidatas irresponsáveis, que devem receber dinheiro para que preencham as vagas destinadas às mulheres. Após as eleições, o leite é derramado e não tem mais jeito…
Que os partidos e os respectivos dirigentes, tomem vergonha na cara e serve de alerta para as candidaturas femininas, que sejam reais e representativas, evitando fraudes que comprometem a transparência do processo democrático, prejudicando as candidaturas do sexo masculino. (blogdozebrao)
.
Comentários estão fechados.