OPINIÃO DE ZEBRÃO: GOVERNADOR JERÔNIMO É “PERSONA NON GRATA” EM ILHÉUS. PIOR GOVERNADOR PARA ILHÉUS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS
.
Em nossas caminhadas por Ilhéus, conversando com pessoas do mais alto nível intelectual ao mais humilde, já que frequentamos da “alta roda”, aos recantos mais humildes da cidade, sempre com simplicidade, ouvindo mais que falando, quando o assunto é o governador Jerônimo Rodrigues, todos traduzem a palavra “PERSONA NON GRATA”, ou seja, pessoa indesejada, não bem-vinda, não agradável…
Infelizmente merecidamente. Passados mais de dois anos da sua posse como governador, Jerônimo Rodrigues NADA fez por Ilhéus, fez sim e muito, CONTRA Ilhéus…
Nada justifica as atitudes de ódio e nojo do governador Jerônimo contra Ilhéus, afinal quando assumiu o governo do estado, algumas obras importantes e de alta relevância, estavam em andamento, deixadas pelo seu antecessor Rui Costa, este sim, AMAVA Ilhéus, tratava a nossa cidade como se fosse uma filha, é só verificar as obras realizadas no seu governo.
Por mais de uma vez, ouvimos nos seus pronunciamentos em inaugurações na cidade, Rui dizer: “QUANDO DEIXAR O MEU MANDATO, VENHO MORAR EM ILHÉUS…”
A joia do seu governo foi sem sombra de dúvidas, a Ponte Ilhéus-Pontal, que veio a ser denominada de Jorge Amado, nada mais justo do que prestigiar mais uma vez, o seu filho mais ilustre, que os itabunenses contestam, já que ele nasceu em Ferradas, distrito de Itabuna. Mas vamos deixar a divergência entre os “come jacas” e os “come caranguejos…”, não vamos meter nossa colher nesse vespeiro.
Rui merece todo o respeito e consideração do ilheense, quem não reconhece o que o ex-governador realizou é cego ou doente da extrema direita.
Para os que criticam o governador Rui Costa, morando em Ilhéus, devem desconhecer a maior obra de todas, já citada, a ponte Jorge Amado, além do Hospital Costa do Cacau, Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, construção de campos de futebol society. Unidades escolares em vários bairros da cidade, destacando-se a do bairro de Itaípe, que passou a receber alunos de três colégios estaduais, o Rotary Renato Leite, Paulo Américo e Eduardo Catalão; implantou o Sistema de Esgotamento Sanitário lhéus-Pontal; Inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento 24 (UPA 24h), no bairro Esperança; Unidade Básica de Saúde-UBS, no bairro Banco da Vitória, bem como outras três unidades nos bairros do Salobrinho, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória; obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, transformando Ilhéus, em uma das cidades BRASILEIRAS com maior índice de cobertura de esgotamento sanitário. Vamos parar por aqui…
Canal do Malhado
Deixou para o seu sucessor concluir a duplicação da Orla Sul, as obras do Canal do Malhado, as intervenções no bairro São Miguel, na Zona Norte, entre outras, foram TODAS paralisadas, com exceção da Policlínica Regional, que estava praticamente concluída, já que mais de 80% da obra estava pronta. A única que o governador Jerônimo concluiu.
As outras de grande importância, para o desenvolvimento da cidade, foram paralisadas logo após a posse do atual governador. Nos feriados prolongados, um verdadeiro inferno se transforma a Zona Sul, com turistas, mototaxistas, taxistas, moradores como nós, lembrando da senhora não com muito carinho, D. Maria Cerqueira, sua genitora, pois não é possível, que um governante sacaneie uma cidade do porte de Ilhéus, como fez e faz Jerônimo Rodrigues.
Será que o governador não tem conhecimento, da situação crítica do Bairro São Miguel, com o avanço do mar, criando problemas ambientais, prejuízos econômicos, destruindo moradias e pontos comerciais…
Será que o governador não tem conhecimento dos prejuízos acumulados pelos comerciantes e moradores da região, com seus imóveis desvalorizados, com a população da região enfrentando riscos à saúde pública e ao meio ambiente, comprometendo o escoamento adequado das águas e esgotos. A paciência do povo tem limites…
As obras que Rui Concluiu, foram realmente concluídas, as que ficaram pendentes com cerca de 50% das obras em andamento, como as citadas acima, todas foram paralisadas no governo Jerônimo.
Em artigo anterior, logo após a eleição de Valderico Júnior para prefeito, perguntamos: E AGORA JERO… se com o seu maior cabo eleitoral da região à frente da prefeitura, prefeito Marão, Jero fez o que fez… ou melhor, não fez NADA por Ilhéus, quanto mais agora com Valderico prefeito, que no segundo turno deu-lhe uma surra de mais de 8.000 votos. Marão foi prefeito nos dois primeiros anos de Jerônimo e nada, não teve vídeo de campanha que o ajudasse… É JERO, É GERALDINHO…
O governador Jerônimo Rodrigues mostrou que é vingativo, perseguidor, e o pior, INGRATO, não merece nenhum respeito do eleitor de Ilhéus. Ele governa como se a cidade não existisse.
Alguns políticos de Ilhéus, deveriam “homenageá-lo”, já que quando ele vem à uma cidade da região cacaueira, o avião desce em Ilhéus, todos nós sabemos o dia e a hora, colocássemos em todo o percurso que irá fazer de carro, faixas com dizeres não ofensivos moralmente, mas como administrador, governador. Vamos demonstrar a Jero, já que ele não respeita o povo de Ilhéus, não tem porque o ilheense respeitá-lo.
Nas eleições de 04 de outubro de 2026, o ilheense vai dar o troco… pelo menos isso.
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice- prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.