OPINIÃO DE ZEBRÃO: E AGORA JERO? VAI “ENGOLIR” VALDERICO JÚNIOR OU PREFERE CONTINUAR PERSEGUINDO O POVO DE ILHÉUS…
.
Logo após as eleições municipais realizadas em 06 de outubro, fizemos a pergunta acima e como não obtivemos a resposta, já passados seis meses, voltamos a fazê-lo: E AGORA JERO? VAI “ENGOLIR” VALDERICO JÚNIOR OU PREFERE CONTINUAR PERSEGUINDO O POVO DE ILHÉUS…?
Em dois anos e três meses de DESgoverno de Jerônimo Rodrigues, pelo menos para Ilhéus, o Jero nada fez pela cidade, ao contrário, em DOIS anos e poucos meses, paralisou TODAS, TODAS, TODAS as obras que estavam em andamento, sendo a mais importante, a duplicação da BA-001, em um trecho de 5,4 quilômetros, iniciando-se no Hotel Opaba, no final da pista do aeroporto, até a rotatória que dá acesso ao bairro Ceplus.
Isso em 04 de maio de 2020. É claro e evidente, que o governo municipal, tentou e tirou proveito da obra, já que as eleições municipais foram realizadas naquele ano.
Como verdadeira obra eleitoreira, o governo do estado, à época Rui Costa, anunciou que o prazo previsto para a conclusão dos serviços, seria de SEIS meses… seis meses… certamente seria inaugurada no final do ano de 2021, um verdadeiro presente de Natal aos ilheenses e de toda a comunidade da região, que vem à cidade curtir o seu descanso com suas famílias, principalmente em feriados prolongados, bem como aos moradores da verdadeira explosão habitacional que tomou conta da região da Praia dos Milionários.
Tanto é assim, que os grandes grupos empresariais do ramo de alimentação da Bahia e do Brasil, confiados nas promessas do governo petista, instalaram suas filiais, certos da duplicação da estrada e devem estar esperando até hoje, bem como a construção de dezenas de prédios residenciais, cujos moradores confiaram na duplicação da estrada e foram enganados pelo governo do estado.
O ex-governador Rui Costa pelo menos empurrou com a barriga, duplicou cerca de UM quilômetro, as máquinas trabalharam até o dia 30 de setembro, 48 horas antes do segundo turno das eleições de 2022.
Com a vitória de Jero, a partir de 03 de outubro, as centenas de trabalhadores começaram a ser demitidos gradativamente, pequeninas doses, repetidas vezes.
Após a posse de Jerônimo Rodrigues no cargo de governador, em 01 de janeiro de 2023, TODAS as obras que estavam sendo realizadas em Ilhéus, foram abruptamente paralisadas no município, incluindo também, a cobertura do canal do Malhado, recuperação do asfalto na zona Norte de Ilhéus, que é uma das entradas de chegada à cidade, de turistas e visitantes à Princesinha do Sul dentre outras.
Todo ilheense ficou pasmo. Todos os moradores e visitantes também. A pergunta era: POR QUE PAROU… PAROU POR QUE…? E a pergunta persiste Jero, o pior governador para Ilhéus nos últimos 50 anos (certamente o povo vai retribuir em 04 de outubro de 2026.
No último feriado prolongado, presenciamos os quilométricos congestionamentos após o quilômetro duplicado, a toda a hora do dia, complicando não apenas a vida dos moradores da região, como principalmente, os milhares de turistas, que xingavam o governador, outros mais educados faziam referências à genitora de Jerônimo, a Sra. Maria Cerqueira, com “elogios” nada agradáveis…
Não adiantou o prefeito Marão de Ilhéus, ter gravado vídeo, ter sido sem sombra de dúvidas, o maior cabo eleitoral de Jero no sul e baixo sul da Bahia e porque não afirmar, de todo interior da Bahia.
NENHUM prefeito fez tanta força, humilhou-se tanto, chegando ao ridículo de gravar um vídeo (acima), enaltecendo o nome do candidato Jerônimo. Depois pensamos, ele está plantando para colher obras para a sua cidade. Justifica-se… no caso, os fins justificavam os meios… faríamos o mesmo.
Foi Jerônimo tomar posse, virou as costas para a cidade… certamente a máquina de maquinação do ódio do Partido dos Trairas-PT, já havia preparado o golpe: lançar um candidato à prefeito na cidade de Ilhéus, jogando para escanteio o seu cUmpanheiro de primeira hora.
Além da grande sacanagem do PT em lançar candidata própria, conseguiu superar-se em maldade, faltando dez dias para as eleições, a Polícia Federal acorda o prefeito Marão para uma visita nada protocolar. Façam ideia do prejuízo político para uma candidatura apoiada pelo prefeito.
Os dez leitores do nosso blog poderão perguntar: “PODERIA TER SIDO EVITADA A ATUAÇÃO DA PF…?” Claro que sim.
O diretório do Partido dos Trabalhadores-PT, nas redes sociais, publicou 48 horas antes da “visita” da PF, “UMA GRANDE BOMBA VAI EXPLODIR NO COLO DO PREFEITO, O SEU CANDIDATO DEVE RENUNCIAR… AGUARDEM…” e aconteceu. Se houvesse honestidade, parceria, reconhecimento, deixavam a VISITA para após as eleições. Mas não, o objetivo era implodir, como implodiu, a candidatura do inexpressivo Bento, que seria o terceiro porque seriam como foram, três candidatos.
Não acreditamos, no que alguns companheiros da imprensa publicam, que o governador Jerônimo Rodrigues estaria assim procedendo com Ilhéus, devido à sua derrota no segundo turno para ACM Neto na cidade, por uma diferença de mais de OITO MIL votos, ou exatos 8.195 (53.363 x 45.168).
Nada se justifica. Não poderia dar continuidade às obras, conclui-las, pois teria de inaugurá-las no período eleitoral, pois o prefeito e o seu candidato tirariam proveito? Nada ajudaria o candidato do prefeito.
Todos sabemos que a obra é estadual. Que o governador na inauguração colocasse no palanque de inauguração, do seu lado direito Marão e o seu candidato que era um ZERO à esquerda. Do lado esquerdo, do coração, colocasse a inexpressiva ex-secretária e candidata oficial do governo, a Dra. Adélia Pinheiro, que apesar de ter exercido as pastas das secretarias de Ciência, Tecnologia e Imnovação; Secretária de Educação; Secretária de Saúde, não foi competente em nenhuma delas, tanto é assim, que NÃO se impôs pela sua competência e trabalho, não se destacou, ficaram procurando uma que se encaixasse no seu perfil e não foi encontrada.
A solução para livrar-se dela, era uma candidatura à prefeita de Ilhéus (coitada da cidade), pior que ela só Bento.
E então voltamos mais uma vez à perguntar: “E AÍ JERO, VAI CONTINUAR DESCONHECENDO ILHÉUS? OU VAI ENGOLIR VALDERICO…?”
Em nenhum momento, o governador do Partido dos Trabalhadores-PT, Jerônimo, também conhecido como Jero, pensou no povo de Ilhéus e sim apenas na política baixa, suja, que tanto o seu partido coloca em prática, reeditando o que eles chamam de política do coronelismo do velho ACM. Eles criticam mas fazem pior… pois o velho era adepto da célebre frase de Maquiavel: “AOS AMIGOS OS FAVORES, AOS INIMIGOS A LEI…”
Governador, se prepare para ENGOLIR o prefeito eleito Valderico Júnior, de pequena estatura, mas de ilibada reputação, de inteligência privilegiada, íntegro, sério, direito e honesto. Bem mais fácil que Marão, que é bem maior em estatura.
Confiamos que Valderico Júnior, seja um novo Zé Cocá, prefeito de Jequié, que na oposição, realizou a maior administração de todos os prefeitos da Bahia e do Brasil, tanto é assim, que na última eleição para reeleição, obteve a maior votação em termos proporcionais do Brasil, 92% do eleitorado.
Permita-nos governador, dar-lhe um conselho: Conclua as obras que paralisou em Ilhéus, o povo da cidade e da região, não merecem tanto desprezo do seu governador, que apela para picuinhas, disse-me-disse, fuxico, ódio, rancor… o que demonstra falta de caráter.
Político, político, não pode carregar em seu coração esses sentimentos. Todos nós, políticos ou não, temos sentimentos bons e ruins ao longo da vida, principalmente quando exercemos cargos ou funções públicas, pois algumas atitudes, podem gerar rancor e ódio, até em nossos parceiros e cUmpanheiros, tanto é assim que o humilhado Marão, já deve estar preparando outro vídeo para a próxima campanha. Estão “assim” novamente. Coisas que só a política explica.
(Artigo atualizado em 10 de abril de 2024)
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice-prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.
.
Comentários estão fechados.