WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: O PT MOSTRA COMO NÃO SE DEVE GOVERNAR: A BAHIA É CAMPEÃ DA VIOLÊNCIA, DO DESEMPREGO, DO ANALFABETISMO E DA POBREZA… APÓS 18 ANOS À FRENTE DO NOSSO ESTADO

.


VIOLÊNCIA
Alguns meses atrás em uma inauguração, com as presenças de prefeitos e outras autoridades, o governador Jerônimo Rodrigues, um dos piores governadores que a Bahia já teve (principalmente para Ilhéus), falou com entusiasmo: “A GENTE (PT), GOSTA DE CUIDAR DE GENTE…”, na hora ficamos pasmos, atônitos… CUIDAR DE GENTE? Não é o que parece, após um pouco mais de 18 anos de desgoverno, afinal, o nosso estado da Bahia, é LÍDER, é LÍDER sim… na violência, com os marginais, bandidos, matando jovens inocentes. Quantos jovens nestes anos, tiveram suas vidas ceifadas? Quantas famílias choraram lágrimas de sangue e estão a chorar, pois quase que diariamente, vidas de jovens são ceifadas, famílias destroçadas devido à violência no estado.
Ainda recentemente, a cirurgiã-dentista Larissa Azevêdo, da nossa querida vizinha Itamari, foi baleada durante um tiroteio na Avenida Paralela, em Salvador, no dia 14 de março, morrendo no sábado, 22, após uma semana internada no Hospital Geral Roberto Santos. Seu corpo foi sepultado na sua terra natal Itamari.
DESEMPREGO
Nos últimos 13 anos, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua-PNDA, a Bahia do PT, de Wagner, Rui e Jerônimo, o nosso estado esteve constantemente entre os estados com as maiores taxas de desemprego, liderando esse ranking em 2016, 2020, 2021, 2024… e nos meses de janeiro a março-2025. Desde 2007 a Bahia é governada pelo PT.


ANALFABETISMO
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, em 2022, a Bahia contabilizou 1.420.947 (UM MILHÃO, QUATROCENTOS E VINTE MIL, NOVECENTOS E QUARENTA E SETE) pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever, sendo o estado com maior número de analfabetos do país. Ainda o mesmo IBGE, mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler e nem escrever um bilhete simples na Bahia em 2019. O número equivale a 13% da população da Bahia O índice verificado é 2,8% maior do que o registrado em 2018 e 3% superior ao de 2016. O estudo ainda revela que o percentual de analfabetos é maior entre os mais velhos. Nove em cada 10 pessoas que não sabem ler e escrever têm 40 anos ou mais de idade. Desses, 54,8% são idosos com 60 anos ou mais.
GOVERNADOR JERÔNIMO: É PROIBIDO REPROVAR O ALUNO
E a tendência agora é piorar, já que o governador Jerônimo Rodrigues após uma declaração que foi encarada como um incentivo à aprovação automática de estudantes da rede estadual de ensino.
Em discurso durante a aula inaugural na segunda-feira (19), em Feira de Santana, em evento que marcou o início do ano letivo nas escolas públicas do estado, o governador criticou professores e escolas que reprovam alunos.
“FICO MUITO TRISTE, COMO GOVERNADOR E COMO PROFESSOR, QUANDO VEJO PROFESSORAS E PROFESSORES REPROVANDO ALUNOS. NÃO PODE SER UM EDUCADOR QUE TENHA QUE DIZER NO FINAL DO ANO ‘VOCÊ ESTÁ REPROVADO’. QUANDO SE REPROVA, É A ESCOLA QUE ESTÁ REPROVADA. É A ESCOLA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE DIZER QUE TIROU O ALUNO DA ESCURIDÃO. A ESCOLA QUE REPROVA É UMA ESCOLA AUTORITÁRIA, PRECONCEITUOSA E NÃO CABE NA BAHIA DE ANÍSIO TEIXEIRA E RUI BARBOSA”, disparou o governador.
A fala do petista vem após a publicação da Portaria 190/2024, que gerou polêmica entre os educadores que a acusam de dificultar a reprovação de estudantes que não tenham conseguido o desempenho exigido durante o ano letivo.


POBREZA
A Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking dos estados com mais pessoas vivendo na condição de pobreza no Brasil. Cerca de 1,325 milhão de pessoas são extremamente pobres no estado – o que representa 8,8% da população. Estão abaixo da linha da pobreza aqueles que ganham até R$ 210 por mês, ou seja, vivem com, em média, R$ 7 por dia.
O governador Jerônimo Rodrigues-PT, anda trocando as bolas. Primeiro diz que os alunos têm que ser aprovados, depois fala que “O PT GOSTA DE CUIDAR DE GENTE…”, certamente estava querendo dizer que: “O PT GOSTA DE CUIDAR DA GENTE (deles)… E NÃO DE GENTE…”
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice-prefeito; ex-prefeito de Gandu e ex-presidente da AMURC.

.

Comentários estão fechados.