DA AVÓ PARA A NETA, A NOVA GERAÇÃO DO CACAU É REGENERATIVA
.
Linhares, no Espírito Santo, tem se tornado uma referência na produção de cacau de qualidade por várias razões. Não por acaso, é o sexto maior produtor do Brasil e o maior do estado. Qualidade, no caso de Linhares, tem nome e sobrenome que podem parecer pouco brasileiro: Françoise Burnier, uma mineira que nasceu por aqui quase por acaso.
Hoje, ela é dona de uma fazenda de alta produtividade que serve de cartão de visitas para o Nestlé Cocoa Plan, da multinacional suíça, incluindo o marketing dos seus doces, como o relançamento do chocolate Surpresa. No Brasil, o Coca Plan tem 6 mil famílias produtoras; em todo o mundo são 189 mil famílias, na maioria pequenos produtores.
“Eu não era da área agrícola e fui até administradora de uma escola de boliche. Aí herdei a fazenda”, diz Françoise, 65 anos. Ela poderia ter vendido sua parte de uma área original de 500 hectares, como fez um dos dois irmãos – o outro produz café –, mas decidiu manter suas terras. Hoje, em sua parte de 60 hectares, Françoise tem 23 hectares de cultivo de cacau, dos quais 15 hectares com 21 mil árvores embaixo de seringueiras e oito hectares em pleno sol, das variedades PS1319, originária do Brasil, e CCN51, do Equador.

Em 2024, foram colhidas 400 sacas de 60 quilos, o que dá 24 mil toneladas de amêndoas. A previsão era de 500 sacas, mas a seca na região não permitiu. Para este ano, ela torce pelo contrário: ter um clima mais ameno.
A produção da safra encerrada ficou aquém do esperado em função das altas temperaturas que podem afetar a fisiologia das plantas, reduzindo a eficiência da fotossíntese e a fertilidade do pólen.
PARA CONTINUAR LENDO A MATÉRIA, CLICAR AQUI!
A FAZENDA NINA EM HOMENAGEM À NETA
NINA MORA E ESTUDA NA BÉLGICA
UMA HISTÓRIA BEM CONTADA
A SERINGUEIRA ERA O CAMINHO NATURAL
NESTLÉ COCOA PLAN
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DO CACAU
A INICIATIVA POSSUI TRÊS PILARES

A EMPRESA ESTÁ INVENTINDO QUASE TRÊS BILHÕES DE REAIS
A NESTLÉ TEM UM CUIDADO ESPECIAL COM A FAZENDA NINA
PRODUZ MAIS DE MIL QUILOS DE AMÊNDOAS POR HECTARE
O MANEJO DA ÁGUA É FEITO POR IRRIGAÇÃO
DO CAMPO PARA A AGROINDÚSTRIA CACAU
TODA A PRODUÇÃO DE AMÊNDOAS VAI PARA AS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS MOAGEIRAS DO BRASIL
A CASCA CIRA CHÁ E A POLPA DA FRUTA, SUCO OU MEL
FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA GANHAM CURSOS TÉCNICOS DA NESTLÉ
NA DÉCADA DE 1970 A PRODUÇÃO BRASILEIRA ERA DE 430 MIL TONELADAS POR ANO. HOJE É DE 270 MIL TONELADAS
UM JOGO PARA O CHOCOLATE
ASSIM COMO NO JOGO, A SUSTENTABILIDADE É O ÚNICO CAMINHO PARA A CACAUICULTURA REAL E PARA O AGRO NO GERAL
(Fonte: Forbes)
.
Comentários estão fechados.