WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPINIÃO DE ZEBRÃO: ELEIÇÃO DE 2026 EM ILHÉUS, TEM TUDO A VER COM A ELEIÇÃO DE 2028

.


Não entendemos na nossa santa ignorância de aprendiz de Cientista Político, a atitude do ex-prefeito Mário Alexandre de Ilhéus, ou melhor, Marão, na sua indefinição com relação se sairá ou não candidato à deputado, seja a estadual ou federal.
A não ser que esteja enfrentando forte oposição da deputada Drª. Soane Galvão, sua dificuldade maior começando dentro de casa, realmente fica difícil.
Não entendemos também, a sua indefinição com relação ao qual partido filiar-se. Assim que as eleições municipais foram encerradas, publicamos um artigo com a seguinte manchete e alguns tópicos dele que diziam:
OPINIÃO DE ZEBRÃO: O NOSSO AINDA AMIGO PREFEITO MARÃO DE ILHÉUS, ESTÁ EM UM BECO SEM SAÍDA. ALIÁS O BECO PODE PASSAR A SER UMA AVENIDA CHAMADA AVANTE…
Analisando o futuro político de alguns políticos pós-eleitoral, chegamos à triste conclusão, que o maior prejudicado será o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, ou simplesmente Marão.
Como se diz no popular, o nosso prefeito encontra-se em “UM BECO SEM SAÍDA… POLÍTICAMENTE…”
Ele como político competente (o competente também perde eleição), cometeu equívocos (no plural mesmo).


Na nossa humilde opinião de observador, começou com a escolha do competente secretário Bento Lima como candidato… não se discute a capacidade do mesmo, mas só que ele passou OITO anos escondido em um gabinete resolvendo com eficiência (ou empurrando com a barriga até a chegada do próximo), os problemas de Ilhéus, mas sem participar de UM encontro, uma inauguração de uma obra sequer, nada, só conheciam Bento, os funcionários que orbitavam e orbitam ainda ao seu redor e mais ninguém.
Durante a campanha, trocando ideias com alguns funcionários da prefeitura e todos eles entusiasmados com o desempenho do desconhecido Bento Lima, nos debates. Eram unânimes em afirmar: “VOCÊ VIU ZEBRÃO, BENTO MATOU A PAU NO DEBATE, COLOCOU ADÉLIA E PRINCIPALMENTE VALDERICO NO BOLSO…”
Respondiamos: “ELEIÇÃO NÃO É VESTIBULAR, QUANDO O PRIMEIRO COLOCADO É O MAIS COMPETENTE… POLÍTICA É DIFERENTE DE VESTIBULAR…”
Que era bom nas contas não se discute, porque não é fácil somar dois e mais dois e dar OITO. Mas faltava-lhe o principal: “CHEIRO DE POVO…”, ele não foi preparado pelo seu líder maior Marão, para deixar de lado o técnico e vestir a camisa do político. Caminhar ao lado do povo… comparecer nas festividades do DIA DA CIDADE, Padroeiro, festas nos bairros, nos distritos e povoados… mas não…


E deu no que deu… e a letargia dele, parece que foi absorvida pelo nosso ainda amigo Marão, se é que podemos assim continuar tratando-o… pois o Marão entrou em uma fase de indefinição.
Não sabe ao que concorrer, se a deputado estadual ou a federal… não sabe se será candidato à prefeito em 2026. Sequer sabe por qual partido. Isso não é bom para um político.
Nossa opinião é que o seu caminho seria o AVANTE, de Ronaldo Carletto, a quem o PT teme e treme. Todos eles, começando por Rui Costa, Jaques Wagner, Jerônimo, nem se fala…
Ensaiou um namoro com os Carlettos, participando de encontros em sua residência em Salvador, mas parece que perdeu o gosto pela política.
Não seremos nós que o alertaremos, afinal quem somos nós, egressos de uma pequena cidade do interior da Bahia, Gandu… qual o nosso conhecimento político para as águias de uma capital como Ilhéus… ZERO.


Na nossa modesta e humilde opinião, se continuar no PSD de Otto Alencar, que em plena campanha em 2024, mesmo o seu partido com um candidato concorrendo à prefeitura de uma das mais importantes cidades da Bahia, dizia, que o PSD poderia retirar o apoio a Bento. Que nas pesquisas, o candidato do partido não estava bem…
Parecia até aquela frase de autodestruição, de que o soldado estava atirando para dentro do quartel, no caso não era um soldado e sim o General Otto…
A sua indefinição em ir para o AVANTE, já o prejudicou bastante, pois um ano atrás, a maioria ou quase a totalidade dos SESSENTA prefeitos eleitos pelo partido, ainda estavam indefinidos com relação à deputado estadual e a deputado federal.
Se tivesse tomado a decisão naquela hora, estaria com a sua eleição garantida. Hoje, todos, todos os prefeitos já têm o seu candidato que seja à Assembleia como à Câmara dos Deputados.
O presidente Otto vai dar-lhe quantos municípios? Otto já está devagar, quase parando politicamente. Não está com aquela vontade de fazer política, não demonstra mais disposição (bem diferente dos Carlettos), então o ex-prefeito e a sua esposa vão tomar que decisão?
A verdade, é que o cavalo passou selado com a inscrição ASSEMBLEIA e-ou CÂMARA, na porta do Condomínio Aldeia Atlântica, na zona sul de Ilhéus, onde mora o querido casal, parou, relinchou chamando a atenção (com todo respeito aos Carlettos), porém o ex-prefeito não deu importância devida, deu uma de Bento Lima.
E a deputada Soane, continuará no atual partido PSB? Afinal, a janela partidária aproxima-se.
E ao que tudo indica, o PSB vai ficar mais nanico ainda, porque na semana passada, o AVANTE realizou mais um encontro para filiações em Salvador e as ausências mais sentidas, foram a do ex-prefeito Marão e da deputada Soane.
A deputada Fabíola Mansur-PSB, esteve presente e ao que tudo indica vai migrar para o AVANTE. É bom salientar, que a deputada Fabíola, chegou a quase SESSENTA MIL votos, o que ajudou a Dra. Soane a eleger-se. Sem ela, a coisa fica difícil.
E todos nós sabemos que quem está fazendo todo o trabalho de bastidores para esvaziar outros partidos e fortalecer o AVANTE, é o ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa, que deverá ser o candidato ao Senado, tendo como primeiro suplente, nada mais nada menos que Ronaldo Carletto.
Se nós humilde observador da política estamos vendo isso, Marão não está? Ou será que Bento virou assessor do ex-prefeito? Trocaram de posição. Para maquiar a Contabilidade, chama Bento, agora, para fazer política, só sendo mesmo inocente. E Marão não tem nada de inocente. Mas desta vez parece que comeu mosca… confiar em Otto… e como perguntar não ofende, perguntamos ao casal de políticos de Ilhéus, se, se, se… o PSD que a nível nacional não vai mais apoiar Lula e determinar que os diretórios estaduais façam o mesmo, como ficará o ex-prefeito? Vai para o palanque de Neto e do prefeito Valderico?                                                                                                                                                         
Pelos fatos acima relatados, afirmamos que a eleição de 2028, passa por 2026, quem for mal…
ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu, Itabuna e Una; Fundador e ex-presidente da Liga Ganduense de Futebol; Fundador e ex-presidente da União dos Vices Prefeitos da Bahia; Ex-Diretor Concursado da Câmara de Vereadores de Gandu; Ex-secretário de Administração e ex-secretário de Educação dos governos Eliseu Leal, Almir Carneiro e Nelson Leal; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice-prefeito e ex-prefeito de Gandu, ex-presidente da AMURC, fundador e redator desde 01 de dezembro de 2009 do BLOGDOZEBRAO, o primeiro do baixo sul do estado.

.

Comentários estão fechados.