POR QUE A CAMPANHA DE LULA ESTÁ COM O PÉ ATRÁS APÓS A QUEDA DE FLÁVIO
.

Integrantes da pré-campanha do presidente Lula comemoram o resultado da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg que aponta o petista na liderança das intenções de voto, tanto no primeiro quanto no segundo turno, em um eventual confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Aliados do presidente avaliam, no entanto, que, apesar da queda registrada pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a aprovação de Lula e de seu governo ainda não apresentou crescimento significativo.
Outro dado que chama a atenção no entorno do Planalto é o fato de a rejeição ao presidente também permanecer elevada.
O levantamento divulgado nesta terça-feira (19/5) mostra que 51,3% dos entrevistados desaprovam o governo Lula, enquanto 47,4% afirmam aprovar a gestão.
Já em relação à avaliação do governo, 42,9% classificam a administração petista como “ótima” ou “boa”, 8,7% como “regular” e 48,4% como “ruim” ou “péssima”.
Apesar da vantagem numérica sobre os adversários, interlocutores do presidente avaliam que ainda será necessário acompanhar as próximas pesquisas para medir o impacto da divulgação de áudios em que Flávio aparece pedindo apoio financeiro ao empresário Daniel Vorcaro para a produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do senador.
No núcleo da pré-campanha, a avaliação é de que o principal desafio segue sendo ampliar a comunicação das ações do governo federal.

A PESQUISA
Segundo o levantamento, Lula aparece com vantagens de 12,7 pontos percentuais no primeiro turno e de 7,1 pontos em eventual segundo turno.
Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Se esses fossem os candidatos, em quem você votaria nas próximas eleições para presidente?”
Veja os resultados:
LULA (PT): 47%
Flávio Bolsonaro (PL): 34,3%
Renan Santos (Missão): 6,9%
Romeu Zema (Novo): 5,2%
Ronaldo Caiado (PSD): 2,7%
Augusto Cury (Avante): 0,4%
Aldo Rebelo (DC): 0,2%
Outros: 0,6%
Brancos e nulos: 1,4%
Não souberam responder: 1,9%.
(Fonte: https://www.metropoles.com)
.
