WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

AFINAL, QUEM CRIOU O PIX? QUEM É O PAI OU A MÃE DO PIX?

.

O método que permite pagamentos instantâneos teve embrião durante o governo de Dilma Rousseff e só se concretizou no governo de Michel Temer em razão golpe de 2016


Desde que o Pix, um sistema de transferência monetária imediata, se popularizou entre os brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou, sucessivas vezes, reivindicar o título de “pai do Pix”.
O ex-presidente, no entanto, está mais próximo do título de “pai da mentira” do que da criação do sistema – mais uma desinformação promovida por algum bolsonarista. O Pix só tem um “pai”: o Banco Central do Brasil.
Com discussões embrionárias ainda durante o governo de Dilma Rousseff, o “Pix” foi criado pelo BC em 2017, com total autonomia da instituição, sem qualquer interferência do Poder Executivo.


FAKE NEWS SOBRE A CRIAÇÃO DO PIX
Recentemente, uma ofensiva do governo dos Estados Unidos, por interferência direta do presidente Donald Trump, decidiu atacar o sistema de pagamentos Pix, no Brasil. O uso cada vez mais comum do sistema tem afetado o lucro de grandes bancos e bandeiras de cartões de crédito.
Logo em seguida, uma campanha de desinformação entrou em campo nas redes sociais brasileiras, de forma quase coordenada. Em resposta, o governo federal iniciou campanha de defesa, desmistificação e com esclarecimentos sobre o Pix.
As mentiras vão desde a origem e “propriedade” da criação do Pix, falsamente atribuída a Jair Bolsonaro, a mentiras sobre taxas, mudanças e uso do sistema de pagamentos e transferência de divisas.
E por falar em verdade, quando o Pix foi lançado oficialmente, em 2020, durante a gestão de Bolsonaro, até o sexto mês de funcionamento, o presidente sequer havia utilizado o sistema.
À época, o Sindicato dos Funcionários do Banco Central (Sinal) publicou nota indicando que o presidente, ao contrário, havia trabalhado para a não implementação do sistema, criando dificuldades.
A entidade ressaltou o trabalho técnico dos servidores e criticou o uso político do sistema. Hoje atacado por grandes corporações bancárias, defender o sistema, no entanto, é uma decisão política.


BOLSONARO DESCONHECIA O PIX
Em 2020, durante uma “entrevista” no cercadinho que sua gestão construiu para atender – e apartar – jornalistas no Alvorada, o ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrou desconhecer o Pix, quando um apoiador resolveu parabenizá-lo pela criação do sistema, que teve que lhe explicar do que se tratava.
“Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto [presidente do Banco Central]”, disse o presidente, segundo reportagem do UOL. Ou seja, o próprio presidente deixou claro que não só não tem nada a ver com a criação, como sequer sabia do que se tratava.
Segundo a CNN, em abril de 2022, Bolsonaro disse que não tinha aderido ao novo sistema de pagamentos.
“Mais de 100 milhões tem Pix no Brasil. Eu não tenho, tô afim de fazer um aí. Cai dinheiro na conta da gente de graça? Se pedir, o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí”, disse durante live transmitida nas redes sociais.
Recentemente, o ex-presidente afirmou que sustentava a família de seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal do PL de São Paulo, com o dinheiro que recebia de apoiadores via Pix. Eduardo é acusado de traição, e aliás, orgulha-se de trabalhar nos Estados Unidos contra os interesses do Brasil.


PARA CONTINUAR LENDO A MATÉRIA, CLICAR AQUI!
A VERDADE SOBRE A CRIAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO PIX
EMBRIÃO DURANTE GOVERNO DILMA
LANÇAMENTO EM 2020
(Fonte: https://fpabramo.org.br)

.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.