ARTES DE MINAS – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Minas Gerais reúne o mais importante acervo arquitetônico e artístico do período colonial brasileiro, ricas pela profusão de obras-primas do estilo barroco.

Considerado a maior expressão da arte brasileira de todos os tempos. Sua extensa obra de arquiteto, escultor, entalhador e imaginário acha-se disseminada por toda a antiga região, as edificações coloniais e sua ornamentação, a arte religiosa, o estilo barroco, o rococó.

A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inaugurada em 1943. O projeto de Oscar Niemeyer, as linhas curvas da igreja seduziram artistas e arquitetos.

O Instituto Inhotim começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas.

Com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um dos pontos comerciais mais procurados de Belo Horizonte. Consegue unir suas compras ao lazer e à diversão, percorrendo os corredores temáticos como o dos queijos, doce, artesanato, ervas, raízes e artigos religiosos. Lado a lado com bancas coloridas de hortifrutigranjeiros sempre frescos, o visitante dispõe de um completo estoque dos mais variados produtos típicos da culinária mineira.

– Trouxe para vocês um pouco de uma experiência muito interessante.

(Flavia Souza – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Flávia Souza