A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES NA SOCIEDADE – Pelo Prof. MAURÍCIO SANTANA

.

Em tempos que se presencia na Bahia agressão aos professores, como na última sexta-feira em Feira de Santana, o reajuste salarial não sendo concedido pela maioria dos prefeitos do Baixo Sul, cortes salariais por dias de paralisação, não reajuste salarial na rede estadual para os profissionais da educação com mestrado e doutorado e achatamento das tabelas dos demais servidores da rede estadual, é crucial falar da importância do professor para a sociedade.
O professor é a peça crucial no processo educativo, pois é responsável na formação de cidadãos cônscios de seus direitos e deveres. É através de um trabalho catalisador que conclame todos os envolvidos no ato de educar que o educador se engaja possibilitando que seus aprendizes se tornem partes ativas no aprendizado. É esse professo, que encontra meios de criar espaços para o mútuo engajamento das diferenças vividas e não silencia as vozes por um discurso dominante. O professor que adquire uma práxis engajada se torna um facilitador de conhecimento que gera no estudante a dúvida, a reflexão e a contestação.

A tarefa do professor não se resume em transmitir conhecimentos, mas preparar os educandos para a vida, pois conforme Bell Hooks (2013), conhecer o que está além das fronteiras do aceitável, para pensar e repensar, para criar novas visões, é preciso um ensino e uma práxis que permita as transgressões- um movimento contra as fronteiras e para além delas. Sabemos que esta não é uma tarefa fácil, principalmente em uma sociedade como a nossa onde o professor cada vez mais sofre com a desvalorização e o desrespeito por parte de alguns estudantes e de governantes. No entanto, é nesse contexto que essa realidade deve ser alterada, na qual os professores devem ousar em termos do engajamento frente às demandas educacionais com o objetivo de conseguir lograr êxito nessa árdua tarefa de educar.
É através de um salário digno para os profissionais da educação, condições dignas em sala de aula para realizar sua docência, manter uma boa infraestrutura física das unidades escolares, bem como o fornecimento de uma merenda escolar de qualidade para os estudantes é que se tem a educação como prioridade de uma gestão pública. Sendo assim, é no reconhecimento do professor na formação de cidadãos, função tão importante para o desenvolvimento de uma sociedade, que se espera num futuro próximo que possamos presenciar todos os alunos e o poder público reconhecendo os professores como a espinha dorsal da sociedade.

MAURÍCIO SANTANA,
Licenciado em História, Professor da rede Estadual e Privada de Ensino, Pós Graduado em História do Brasil, Gestão Educacional e Mestre em Educação)


.

Mauricio SantanaProfessoresSociedade