INDUSTRIALIZAÇÃO DO COURO MOVIMENTA ECONOMIA E VIRA FONTE DE RENDA PARA 7 MIL PESSOAS NA CIDADE DE IPIRÁ

.


A cidade de Ipirá, no centro-norte do estado, tem se destacado como grande produtora de couro no estado. Segundo reportagem do Jornal Correio, a cadeia produtiva que gera emprego e renda para o município de pouco mais de 56 mil habitantes tem sido muito importante para economia da região.
Os acessórios são produzidos em fábricas de grande e pequeno porte situadas na cidade. As instalações industriais empregam a mão de obra local e estima-se que ao menos 7 mil pessoas são beneficiadas de forma direta e indireta com a cadeia produtiva do couro.


Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores Empregados nas Indústrias de Artefatos de Couros do município (Sindical), cerca de 1,3 mil profissionais estão empregados no setor com carteira assinada, mas há milhares de outras pessoas jurídicas que não entram no cálculo da organização de trabalhadores.
O Polo de Bolsas e Acessórios de Couro de Ipirá é um dos mais avançados conglomerados industriais do seu segmento no Brasil.
Hoje, há também concentrações em outros ramos da manufatura e em diferentes regiões, como a Capital Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a Capital da Lingerie, em Nova Friburgo, também no Rio Grande do Sul, e a Capital do Jeans, em Toritama, no interior da vizinha Pernambuco. (Fonte: bahiaeconômica)

.

Couro