OPINIÃO DE ZEBRÃO: A BANDIDAGEM VAI DERROTAR RUI COSTA. TERROR SE ESPALHA POR TODO ESTADO / A POLÍTICA PARA DEPUTADO EM GANDU NUNCA ESTEVE TÃO ACIRRADA E ASSISTA AO GOL E MELHORES MOMENTOS DE VASCO X BAHIA

.

Constantemente temos batido na mesma tecla: A VIOLÊNCIA, ASSALTOS, ROUBOS E ASSASSINATOS em nosso estado, será o principal motivo para a derrota do PT na Bahia, após 16 anos de governo.
Todos são testemunhas, da nossa admiração pelo governador Rui Costa. Por várias vezes já postamos, que o consideramos o melhor governador do Brasil.

Na saúde o achamos incomparável. Em toda a Bahia, qualquer cidadão faz exames por mais complexos que sejam, nas Policlínicas espalhadas por todo o estado, no total de 21 e 3 em construção.
As policlínicas são construídas em locais estratégicos, descentralizando a assistência e permitindo que o cidadão passe a ter acesso aos serviços de saúde perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento especializado.
Elas oferecem consultas médicas em até 18 especialidades e realizam exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância, mamografia, endoscopia, dentre outros.
Em nenhum governo anterior, o estado voltou tanto seus olhos para a SAÚDE, como o de Rui Costa. Na nossa modesta opinião, perfeito nesse setor, que é um dos mais importantes para o povo baiano.

E para completar o quadro da saúde, construiu em Ilhéus o Hospital Regional Costa do Cacau, que atende a região sul e extremo sul do estado. Fica localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna. A unidade hospitalar possui 184 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI).
O Governo do Estado construiu uma moderna infraestrutura e adquiriu equipamentos de ponta. É o primeiro hospital público do interior do estado a ter serviços de cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca, entre outras ofertas nas mais variadas especialidades.

Além do Costa do Cacau, o governo baiano construiu em Ilhéus, o Hospital Materno Infantil com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital funciona 24h e é capaz de atender urgências e emergências de toda a região. A unidade é estruturada para dar assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. Além disso, a unidade conta com atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.
Na SAÚDE, o governo Rui Costa é exemplo para todo o Brasil. Na SAÚDE… porém na Educação, Desemprego e Segurança… socorro… socorro…
Temos absoluta certeza, que a VIOLÊNCIA, DESEMPREGO e a EDUCAÇÃO, serão os temas mais debatidos na campanha eleitoral para governador, principalmente nos debates entre os candidatos.

O maior beneficiado será sem dúvidas, o candidato de oposição ACM Neto. O que Jerônimo vai alegar em defesa do governo do estado, quando os assuntos Saúde, Educação e Desemprego, for debatido?

E o pior, é quando o assunto for EDUCAÇÃO, em virtude do candidato ter exercido o cargo de secretário, com a Bahia atingindo o último lugar em avaliação do MEC, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB em todo Brasil.
O nosso estado vive momentos de terror, insegurança, pavor… com os baianos ficando proibidos de sair às ruas para trabalhar ou até mesmo nos seus momentos de lazer. Os assaltos se sucedem nas Churrascarias, Pízzarias, Farmácias, vias públicas… os baianos estão se tornando prisioneiros de si próprios.
Os assaltos aos ônibus, ocorrem diariamente e a cada dia que passa, só aumentam os números das vítimas, sofrendo assim, o pobre coitado que sai de madrugada da sua casa para trabalhar, geralmente o cidadão humilde. Perdendo o seu celular e o pouco dinheiro que levam nos bolsos.
E para provar que os bandidos não estão se importando com nada, simplesmente assassinaram a sangue frio, TRÊS policiais militares… em 24 horas. Se não respeitam militares, quanto mais a nós pobres coitados civis.
Mas o erro do governador, foi deixar no cargo quando assumiu, a herança de Wagner, o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, tendo que exonerá-lo no ano passado, como suspeito em integrar uma quadrilha. Um secretário de Segurança Pública, Delegado da Polícia Federal…
Foi infeliz ao substitui-lo, colocando em seu lugar um homem honesto, mas você olha para ele e sente que não tem pulso, não tem cara de retado, de machão…

A insegurança só fez aumentar, culminando na semana passada, com o assassinato dos três policiais militares, levando o terror aos bairros, com fechamento das escolas municipais e estaduais dos bairros da periferia, os ônibus ficando sem condições de transitar, além do comércio, com ordem dos bandidos para que fechassem o comércio.
A oposição já começou a colocar as unhas de fora. O aguerrido deputado Sandro Régis, conforme artigo acima, denunciou que quando Jaques Wagner assumiu, até 2021, o investimento ficou em apenas 4,07% do total do Estado. Em números absolutos, depois de quatro mandatos, a soma é de apenas R$ 1.3 bilhão de um montante de R$ 32,6 bilhões. Com Rui Costa foi ainda pior, disse Sandro Régis.
Quer dizer, uma vergonha para qualquer um administrador.
Também o tema VIOLÊNCIA, quando for levado ao debate, vai ser difícil para Jerônimo defender o seu governo, pois ele fez parte, em um setor que foi avaliada negativamente como o pior de todo o Brasil, a EDUCAÇÃO.
Por tudo isso, voltamos a afirmar, a candidatura de Jerônimo naufragou devido a incompetência, a inércia, a falta de pulso, a falta de condições de trabalho aos policiais…
O eleitor está sentindo, que o Partido dos Trabalhadores, os seus governantes, não tem pulso com a bandidagem, o povo está cansado, Jerônimo não tem o perfil de MANDO, sempre recebeu ordens. Quando ele olha quem vai ser o futuro governador, ele prefere um pequeno homem no tamanho, mas que todos conhecem a sua história e a história da sua família, que vai para o embate, que sai na mão com chicote ou não…
A Bahia precisa de um homem que além de ser um bom administrador, tenha sangue no olho, seja MA-CHÓ-GO-CHÓ… (a palavra não existe no vocabulário), não tenha medo do enfrentamento. Queremos uma Bahia, onde nós baianos possamos sair às ruas sem desconfianças, possamos tomar um ônibus, sabendo que chegaremos ao nosso trabalho sem perder nenhum bem. Que possamos freqüentar uma churrascaria, uma birosca, tomarmos a nossa cervejinha sem preocupação.
E entre Jerônimo e ACM Neto, a diferença é grande, apesar de não votarmos em nenhum dos dois. Da Luz será candidato? Estamos com ele…

A POLÍTICA PARA DEPUTADO EM GANDU NUNCA ESTEVE TÃO ACIRRADA

Ontem foi um dia que quase não conseguimos trabalhar, devido às centenas de telefonemas e zapps que chegaram ao nosso celular, todos com o mesmo assunto, o provável rompimento entre o prefeito Dr. Leonardo e o vice Jojó, principalmente após as divulgações em dois sites de credibilidade da nossa cidade, sulbahia1 e Diário Paralelo.
Tentamos entrar em contato com algumas pessoas que orbitam em torno do prefeito, mas não conseguimos retorno.
Somente após às 18 horas de domingo, conseguimos falar com um importante secretário do governo municipal, que nos relatou o seguinte: Existiram duas emendas na Codevasf beneficiando Gandu.
Um de autoria do deputado Ronaldo Carletto no valor de UM MILHÃO E DUZENTOS MIL REAIS e uma outra do deputado Arthur Maia no insignificante valor de DUZENTOS MIL REAIS (palavras dele).
A emenda de Carletto, já havia sido comunicada ao governo municipal, que contratou uma empresa para fazer o levantamento das ruas que seriam beneficiadas, entre elas o 2 de Julho.
As emendas foram agregadas entre si, e o valor ficou no valor de UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS.
Nos confidenciou também que, até ontem, não houve nenhum atrito entre o prefeito e vice.
Quanto a outros fatos que tomamos conhecimento, não vamos divulgar, sem antes conversarmos com a pessoa de nossa confiança, que desfruta também de toda confiança do prefeito, para levarmos ao conhecimento dos nossos leitores.
Parece que a candidatura da vereadora Ariella à deputada estadual, está confirmada, pelo andar da carruagem. A não ser que surjam ORDENS SUPERIORES para que desista. Essa conversa que vai falar ainda com a família, não acreditamos, já foi liberada e seja o que Deus quiser.
Vamos continuar aguardando e mais uma vez afirmar, que os nossos candidatos a deputados serão os mesmos candidatos do líder político Neco Kanguçu, que serão Neto Carletto e Niltinho.
Surgiu também um zum-zum-zum de que o ex-prefeito Neco Kanguçu poderia assumir a candidatura à deputado estadual. Seria uma grande alegria votarmos em Neco para deputado. Inicialmente ele não aceitou. Mas como sempre afirmamos, que a política é como nuvem, agora está de um jeito, dentro de instantes já mudou (de um político mineiro).
Se Neco desde o início tivesse vestido a camisa, nada disso estaria acontecendo.
(ANTONIO CARLOS FARIAS NUNES é Bacharel em Administração, Bacharelando em Ciências Políticas, ex-Professor de História da Filosofia no Colégio Castro Alves, em Gandu; ex-Professor de OSPB e EMC da Escola de 2º. Grau Eliseu Leal, em Gandu. Ex-funcionário dos Bancos BANEB e Brasil em Gandu; Ex assessor dos deputados Osvaldo Souza, Nestor Duarte e Félix Mendonça; Ex-Vice prefeito e ex-prefeito de Gandu)

ASSISTA AO GOL E MELHORES MOMENTOS DE VASCO X BAHIA

No duelo entre campeões brasileiros, o Bahia não conseguiu levar a melhor sobre o Vasco e foi derrotado pelo cruzmaltino por 1×0, na tarde de ontem, domingo (15), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
O gol que decretou a derrota tricolor saiu ainda no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Figueiredo acertou uma bomba de fora da área e superou Danilo Fernandes.
A derrota fez o Bahia perder a liderança da Série B. Com 13 pontos, o Esquadrão foi ultrapassado por Sport e Cruzeiro e caiu para a terceira colocação. O time carioca, também com 13 pontos, agora fecha o G4.
O próximo desafio do Esquadrão no Brasileirão será na sexta-feira (20), quando recebe a Ponte Preta, às 21h30, na Fonte Nova, pela 8ª rodada.
CASTIGO
Com Luiz Otávio machucado, Didi ficou com a vaga ao lado de Ignácio na defesa. No ataque, Rildo voltou ao posto de titular, enquanto Vitor Jacaré ficou como opção no banco.
Mesmo fora de casa, o Esquadrão começou o jogo com mais presença no ataque. O tricolor apostava nas escapadas em velocidade dos pontas. No erro da defesa do Vasco, o Rildo roubou a bola e só foi parado com falta na entrada da área. Na cobrança, o próprio Rildo mandou na barreira.
Apesar da dificuldade que apresentava para entrar na área tocando a bola, o Bahia tentava assustar em jogadas de escanteio e bolas e chutes de fora da área. Davó arriscou duas vezes de longe e viu a bola cobrir a meta vascaína.
Do outro lado, o Vasco tentava equilibrar o duelo, mas diante de um Bahia bem postado defensivamente, o cruzmaltino quase não incomodava Danilo Fernandes. A situação só mudou aos 21 minutos. Em uma cobrança de falta despretensiosa, Nenê rolou e Figueiredo mandou uma bomba de longe e fez um golaço para abrir o placar.
O gol fez o Vasco crescer na partida. Empurrado pela torcida, o alvinegro tentava pressionar o Bahia. Enquanto isso, o time baiano se viu em dificuldades para desafogar o meio-campo e chegar até o ataque.
Em busca do empate ainda no primeiro tempo, o Bahia subiu as linhas e voltou a se fazer presente no campo ofensivo. Aos 36 minutos, Rildo chutou colocado e Thiago Rodrigues deu rebote, mas Edimar conseguiu cortar. Apesar das tentativas do tricolor, o gol não saiu.
SEM REAÇÃO

O Bahia voltou do intervalo com o mesmo time e quase deixou tudo igual antes do primeiro minuto. Thiago Rodrigues se esticou todo para salvar o chute de Rezende. O tricolor manteve a pegada para pressionar o adversário, mas apresentava dificuldade para criar chances claras.
Quando conseguia ficar em boa condição para marcar o gol, o Bahia pecava na conclusão da jogada. No cruzamento de Daniel, Rildo subiu mais do que a marcação, mas, de cabeça, mandou para fora.
Para tentar mudar o panorama, Guto Ferreira sacou Marco Antônio e colocou Vitor Jacaré no jogo. Apesar da alteração, o Bahia continuou com os mesmos problemas. Enquanto isso, o Vasco chegou com perigo. Aos 25 minutos, Anderson Conceição mandou de cabeça e Danilo Fernandes defendeu.
O Vasco apareceu bem de novo aos 36 minutos, no chute cruzado de Gabriel Pec que passou tirando tinta da trave. O Bahia insistia nos chutes de fora da área que eram neutralizados pela defesa alvinegra.
Nos minutos finais, o duelo ficou aberto, com chances para os dois lados. O Bahia, no entanto, não conseguiu aproveitar as oportunidades. O Vasco também não balançou mais as redes e a partida terminou mesmo com a derrota tricolor por 1×0.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1X0 BAHIA – SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO (7ª RODADA)
Vasco: Thiago Rodrigues, Gabriel Dias (Weverton), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Andrey (Juninho) e Nenê (Palácios); Gabriel Pec, Raniel (Getúlio) e Figueiredo (Erick); Técnico: Zé Ricardo.
Bahia: Danilo Fernandes, Douglas Borel, Ignácio, Didi e Luiz Henrique (Djalma); Patrick (Lucas Falcão), Rezende e Daniel; Rildo, Matheus Davó (Marcelo Ryan) e Marco Antônio (Jacaré). Técnico: Guto Ferreira.
Local: São Januário (Rio de Janeiro)
Gols: Figueiredo, aos 21 minutos 1º tempo
Cartões amarelo: Quintero, Nenê, Yuri e Palácios (Vasco); Marco Antônio, Rildo e Daniel (Bahia)
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro Costa (Trio de São Paulo)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (Minas Gerais). (Fonte Texto: Correio. Vídeo: Youtube).

.

Eleições 2022Opinião