WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

OPONENTES DE ELMAR NASCIMENTO NA SUCESSÃO DE LIRA NA CÂMARA TAMBÉM TERÃO BARREIRAS A VENCER / PT E UNIÃO BRASIL NA BAHIA, SERÃ CONTEMPLADOS COM CARGOS FEDERAIS NO ESTADO / LULA REPETE PUTIN E DEVERIA COMPREENDER MAIS O MUNDO, DIZ ZELENSKY

.


O deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil), não é o único postulante à presidência da Câmara pós Arthur Lira (PP-AL), com resistências a superar até 2025.
Marcos Pereira do Republicanos, Antonio Brito, do PSD e Isnaldo Bulhões, do MDB, já se movimentam segundo Thiago Prado, do jornal O Globo, na busca também pela cadeira da presidência do Legislativo, acreditando que o PT aprendeu a lição com a derrota para Eduardo Cunha em 2015 e não lançará um nome do partido para a disputa.
Considerado o maior oponente de Elmar até agora, Pereira, hoje na vice-presidência da Câmara, é visto pelo Planalto com desconfiança, diz a publicação. O deputado é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, que segue usando o seu jornal para fazer duras críticas ao governo Lula, a despeito de o Republicanos estar prestes a ganhar um ministério na Esplanada com o deputado Silvio Costa Filho. Além disso, Pereira abriga em seu partido, relevantes quadros da direita brasileira, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os senadores Hamilton Morão e Damares Alves e o vereador Carlos Bolsonaro.
O presidente do Republicanos sequer consegue unir o segmento evangélico. Caso seja candidato, o deputado Sóstenes Cavalcante-PL, garante que apoiará um outro nome para rachar a bancada das igrejas. Sóstenes é ligado ao pastor Silas Malafaia da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, rival do bispo Edir Macedo, fundador da Universal, de Pereira.


Antonio Brito e Isnaldo, lidam com a barreira Lira. O primeiro, baiano, é muito querido no Congresso e no Planalto, mas uma vitória sua seria considerada uma vitória do ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab. Lira e seu entorno, se incomodam com o crescimento de Kassab e os seus pés em várias canoas – é homem forte no governo de Tarcisio, ao mesmo tempo que o seu partido tem três ministérios. “Se acha mais espertos que os outros”, criticam os aliados do presidente da Câmara. Já Isnaldo tem na política alagoana, seu principal calcanhar de Aquiles. O deputado é aliado do senador Renan Calheiros, inimigo declarado de Lula.
Correndo por fora dos favoritos e de excelente relação com o presidente da Câmara, Felipe Carreras, do PSB pernambucano, pode ser uma surpresa após liderar, no primeiro semestre, o blog de partidos do Centrão na Câmara. O protagonismo recente também tem feito a sua vida ser mais investigada. Ontem, o jornal “Folha de São Paulo” trouxe a informação de que sites de apostas, são alvos da CPI em que ele é relator, patrocinaram eventos de uma produtora da qual ele é sócio. Elmar Nascimento, Marcos Pereira, Antonio Brito e Isnaldo Bulhões certamente passarão pelo mesmo “pente fino” até 2025. (Fonte: https://acessepolitica.com.br)

.


PT E UNIÃO BRASIL NA BAHIA, SERÃ CONTEMPLADOS COM CARGOS FEDERAIS NO ESTADO


A Bahia é outro foco de conflito. Esta será a primeira vez que PT e União Brasil, que polarizaram todas as eleições na Bahia desde 1998, serão contemplados com cargos federais em um mesmo governo.
Opositores do governador Jerônimo Rodrigues (PT), deputados federais da União Brasil conseguiram um quinhão robusto na divisão dos cargos, decisão que irritou petistas e partidos aliados.


As duas superintendências da Codevasf seguem sob comando de aliados dos deputados Elmar Nascimento e Arthur Maia, ambos da União Brasil, indicados ainda na gestão Bolsonaro.
O PT reivindicou uma das superintendências, mas teve que recuar do pleito em meio a votações cruciais para o governo Lula no Congresso, caso do arcabouço fiscal e da Reforma Tributária.


Em maio, a União Brasil fez uma nova ofensiva e obteve o comando dos Correios no estado. A indicação foi do deputado federal Dal Barreto, que diz que não haverá dificuldade em conviver com os adversários: “Vamos ajudar o governo federal no que for possível”.


Na mesma leva de nomeações, até o PL conseguiu sua parcela na máquina federal. O deputado federal João Bacelar (PL), que apoiou Bolsonaro em 2022, indicou em maio o novo chefe do escritório regional da SPU (Superintendência do Patrimônio da União) na Bahia.
A divisão nos cargos da Bahia deve contemplar 33 dos 39 deputados federais —ficarão de fora os três parlamentares do Republicanos e dois do PL mais alinhados ao bolsonarismo, além do deputado federal João Leão (PP), que rompeu com o PT no ano passado.


Coordenadora da bancada baiana, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) lembra que a Bahia já conviveu com bases amplas que incluíam adversários locais: “Faz parte do desafio da governabilidade, sempre será um jogo de forças”.
As principais quedas de braço devem se dar em torno dos cargos estaduais na Funasa (Fundação Nacional da Saúde) e Codeba (Companhia Docas da Bahia).


Extinta por Lula e recriada após pressão do centrão, a Funasa tem uma disputa entre esquerda e centrão na Bahia: brigam pelo cargo os deputados Cláudio Cajado (PP) e Alice Portugal (PC do B). O comando da autoridade portuária é pleiteado pelo PSB, mas as principais diretorias começaram a ser divididas entre partidos como PT e PSD.
Também houve disputa pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) na Bahia. O senador Angelo Coronel (PSD) levou a melhor frente ao deputado Adolfo Viana (PSDB), que também pleiteava o cargo em meio a uma aproximação entre petistas e tucanos na Bahia. (Fonte: Politica Livre)

.


LULA REPETE PUTIN E DEVERIA COMPREENDER MAIS O MUNDO, DIZ ZELENSKY

Lula e Zelensky: brasileiro disse que o líder ucraniano não tem interesse em um acordo de paz Sérgio Lima/Poder360


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o posicionamento do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a guerra em seu país, iniciada pela Rússia. Em entrevista neste domingo (6.ago.2023) à agência EFE, disse ter pensado que a experiência faria com que o petista tivesse uma “compreensão maior” sobre o mundo, mas que ele só repete falas do líder russo Vladimir Putin.
“Para ser sincero, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente comigo e me diga. Assim eu acredito que vamos acabar com isso. Pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo. Acredito que é muito importante ver o mundo como um todo”, disse.
Na 4ª feira (2.ago), Lula disse em um café com correspondentes internacionais que nem Zelensky, nem Putin tem interesse em negociar um acordo de paz para acabar com a guerra.
O presidente ucraniano foi questionado sobre a fala e também quanto a uma declaração do ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, hoje assessor especial para assuntos internacionais do Brasil, de que um eventual acordo precisa considerar as preocupações dos russos em relação à segurança.


“Acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente, mas não entendo muito bem uma coisa: será que ele acredita que o seu povo (brasileiro) não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz, de forma nenhuma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Apenas a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que devem ser dadas para a segurança da Rússia. Acho que ele (Lula) tem a sua própria opinião. Os pensamentos dele não precisam ser os mesmos do presidente Putin”, afirmou o líder ucraniano.
Zelensky ainda fez elogios ao Brasil, por ser um país respeitado, pacífico e que não invade outros territórios. Justamente por isso, segundo ele, não faz sentido o posicionamento de Lula alinhado à Putin. Afirmou ainda que o russo mente e cria narrativas.
“(O Brasil) não está em guerra com ninguém e é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo atualmente. A população (do Brasil) é respeitada. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que tem que concordar com as narrativas de um líder de Estado que não é diferente de um colonizador? Putin mente, manipula e desinforma constantemente as pessoas. Está matando as nossas crianças e violando as nossas mulheres”, afirmou. (Fonte: https://www.poder360.com.br)

.

Comentários estão fechados.