WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PEDIDOS DE IMPEACHMENT DE MEMBROS DO STF DISPARAM COM POLARIZAÇÃO POLÍTICA

.

O Supremo Tribunal Federal (STF) acumula 28 pedidos de impeachment de seus ministros, 23 deles protocolados de 2015 para cá, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo do último final de semana.
O número consta de dados levantados na página do Senado na internet. De acordo com a publicação paulista, o levantamento mostra que a onda de protestos que dividiu o país, culminando na cassação de Dilma Rousseff, em 2016, turbinou as petições contra os principais representantes da mais alta corte.
As decisões por vezes erráticas do Supremo, proferidas em meio à mobilização anticorrupção personificada pela Lava Jato, também foram fundamentais para essa alta.
O ministro Gilmar Mendes, criticado por decisões que levaram à libertação de dezenas de alvos na Lava Jato, é o campeão de pedidos, com 9—7 deles feitos desde 2016.
A vice-liderança do ranking é dividida entre Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, com 4 petições de afastamento cada, seguidos por Ricardo Lewandowski e Luiz Fux (3 representações cada um).
A maior parte das petições é rapidamente arquivada pelo Senado, seja por apresentarem falhas jurídicas, seja pela avaliação de que não há motivo suficiente a embasá-las. Cabe ao Legislativo processar e julgar juízes da corte.

.

Comentários estão fechados.