WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VIVA A JUVENTUDE DE VITRINE! – Pela Profa. GARDÊNIA ROSEIRA

.

Tenho me deparado no facebook com jovens se manifestando em prol ou contrários à “n-coisas”. Ora usando no perfil sobrenomes indígenas, ora compartilhando pensamentos revolucionários; demonstrando indignação contra a pobreza, a corrupção e as desigualdades sociais. Isso é sinal que as coisas estão mudando, porém “nem tudo são flores.”
Será que todos eles, ou a maioria, sabe de fato o que querem? Entendem a realidade social brasileira? Essas perguntas surgem devido ao fato de termos uma sociedade que não lê; onde Educação não é prioridade, onde cursos “para inglês vê” estão por todos os lados e em todos os níveis.
A impressão que tenho é que temos um número grande de jovens que erguem bandeiras anarquistas, marxistas, feministas etc., sem nunca ter lido uma única obra dessas vertentes. Falam de discriminação racial, mas nunca leram “A integração do negro na sociedade de classes”, de Florestan Fernandes, ou outro trabalho substancial sobre o tema. Se intitulam marxistas sem nunca terem lido nem mesmo o Manifesto Comunista.
Corremos o risco de termos criado e multiplicado “jovens produtos”. Daqueles que pensam apenas em se expor, seja na vitrine das redes sociais ou da TV. Que adora ir ao shopping, mas nunca entrou na livraria para escolher um bom livro. Verdadeiros “revolucionários” de vitrine.

(Gardenia Roseira/Mestre em Educação/Licenciada em Sociologia e História/Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.