WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PRONATEC EM GANDU: UMA OPORTUNIDADE PARA O MUNDO DO TRABALHO – Pela Profa. Gardênia Roseira

.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) é um programa criado no governo Dilma (2010 a 2014), que vem sendo implantado desde 2012. Tem como finalidade ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
O referido Programa oferta cursos na modalidade técnica de nível médio e formação inicial e continuada. Articula-se diretamente com a necessidade de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, tendo como um de seus objetivos ampliarem as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional.
O contexto das transformações político e econômicas nos remete à necessidade de qualificação profissional e as formas de reorganização do trabalho no capitalismo. A situação de desemprego perpassa as formas de reestruturação do capital e necessidade de expandir o mercado de consumo. Estes indicadores influenciam a demanda por qualificação profissional que demanda a necessidade do Estado promover política e programas de acesso ao ensino técnico.

O Governo do Estado está ofertando cinco cursos (cuidador infantil, agroflorestal, cacauicultor, confeiteiro, agente de alimentos) na cidade de Gandu e Wenceslau Guimarães, tendo como Superintendente da SUPROT, Durval Libânio, filho da nossa terra. É uma grande oportunidade para as pessoas entre 15 e 29 anos que não concluíram o ensino médio.

(Gardenia Roseira/Mestre em Educação/Licenciada em Sociologia e História/Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.