WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA – PELA PROFª. GARDENIA ROSEIRA

.

Na virada do século XIX para o século XX, a infância chegou a ser considerada como um direito inato de cada pessoa, um ideal que ia além das classes social e econômica. Quando o mundo foi inundado de informação, a questão concernente ao quanto se sabia assumiu mais importância do que a questão dos usos que se podia fazer do que se sabia. A infância surgiu de um ambiente em que as informações, exclusivamente controladas por adultos, tornaram-se pouco a pouco disponíveis para as crianças.
Com a revelação rápida e igualitária de todo o conteúdo do mundo adulto pela mídia elétrica, várias consequências profundas se fizeram notar.
A televisão é uma forte ferramenta para esse intenso e contínuo declínio da infância na contemporaneidade. Ela revela tudo o que as crianças não precisam saber antes do tempo. Violência, traição, sexo, doenças, não há limites para a televisão quando o assunto é conquistar e prender o seu telespectador.
A imersão da criança no mundo adulto gera a possibilidade de uma infância adultizada e erotizada.

(Gardenia Roseira/Mestre em Educação/Licenciada em Sociologia e História/Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.