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COMUNICAÇÃO INTERNA – Pela Admª. TAIS GASPAR

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Comunicação Interna é um conjunto de ações feitas através de canais de comunicação para engajar os colaboradores com a organização. É através dela que toda e qualquer informação é repassada.
Mas, é importante ressaltar que a comunicação interna não deve se restringir apenas em informações que acontecem de cima para baixo na hierarquia empresarial, mas sim, e cada vez mais, de forma horizontal e ascendente.
Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente, pois até mesmo o conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla. Ou seja, em todas as vias…
Com a Comunicação Interna, todos ficam sabendo, ou não, o que ocorre no dia a dia da organização e compartilham, ou não, os objetivos, ideias e valores da empresa.
Estudos comprovam que empresas bem sucedidas estão sempre preocupadas em melhorar a comunicação interna…. Elas adotam novas ferramentas e investem em treinamentos para todos se comunicarem melhor.
O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre organização e colaboradores.
O primeiro e mais direto objetivo é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdos que agreguem no dia a dia dos colaboradores.
Isso tudo, feito de forma relevante e significativa, pois a forma que esses conteúdos serão apresentados é que vai determinar se o impacto será positivo ou negativo.
Um objetivo muito importante e que acontece indiretamente é fazer com que os colaboradores participem de maneira colaborativa dos projetos da organização e das tarefas que lhes são designadas.
A Comunicação eficiente favorece a Cultura Organizacional, já que objetivos e estratégias são compartilhados e compreendidos entre os colaboradores… Estimula comportamentos positivos, pois incentiva e divulga valores e condutas esperadas demonstra o quanto elas são importantes para a organização.
A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos. Assim, abrir e manter canais em que empresa e funcionários tenham a capacidade de ouvir um ao outro e ao mesmo tempo tenham a oportunidade de se expressar é o segredo para o sucesso.

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Até a próxima!

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora – Empreenda Consultoria)
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