WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

UNIÃO PARA MUDAR – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Articula-se em Itamari a união dos grupos que perderam as últimas eleições em torno de um nome que tenha o apoio da maioria. Os grupos estão cientes que a velha política do toma lá dá cá, da compra desenfreada de votos, dos leilões dos cargos públicos precisa parar. Em reunião, a portas abertas, os grupos debateram e deram cada uma sua opinião sobre o que pensam da política em nossa cidade.
Foi dito que Itamari não suporta mais a política dos milhões, onde a todo custo alguns candidatos se endividam, gastando o que tem e o que não tem para vencerem as eleições. Tomam empréstimos a ciganos, a empresários e a quem fizer uma boa oferta. Quando ganham as eleições, quem pagará as contas? Quem são os verdadeiros endividados? Já sabemos, endivida também o município, pois sabemos que são os munícipes que pagam essa conta. O dinheiro gasto em excesso nas campanhas eleitorais é a principal raiz do atraso que Itamari se encontra.
Quem compra voto não se acha no dever de fazer algo para a cidade. Quem vende seu voto perde o direito de cobrar alguma coisa. E o resultado de tudo, percebemos na prática ao andar na cidade.
E essa venda de votos não é apenas por dinheiro em espécie, muitas vezes se vendem por promessas, por favores, por cargos, por exames, cirurgias e outras “coisitas” mais. A famosa politica da dor, que tem feito crescer muitos candidatos assistencialistas nas pesquisas de opinião. Como mudar a situação?
Uma política da paz, sem o acirramento, sem embate, sem querer vencer a qualquer custo. Se todos querem o bem da cidade, não há motivos para o palco de guerra que se estabeleceu em políticas anteriores.
Se a tradição é a alteração política dos grupos que governam, iremos apostar nessa NOVA POLÍTICA, uma política seguindo as leis eleitorais, com planejamento, com criatividade e controle de gastos, para “ganhar ganhando, não ganhar perdendo”, como parafraseou uma frase de Marina Silva o pré candidato Dr Everton (Tom).
O líder dessa mudança terá que ter esse novo perfíl, um perfil conciliador, de diálogo, de convencer conversando e não nutrindo ódio desnecessários aos adversários. O líder desse grupo terá que ter acesso fácil nos grupos de situação e oposição, contará com apoio de membros de todos os grupos, um nome de credibilidade, com força em todos os setores da sociedade. Uma novidade, um nome novo que consiga resgatar a esperança da maioria da população.
Um candidato que represente os anseios do povo, não candidato de A ou B, de situação ou oposição, mas o candidato que realmente ame Itamari e queira ajudá-la a sair dos últimos lugares nos índices de desenvolvimento.
E quem conduzirá esse processo? Nem precisa falar. O povo de Itamari já está mandando seu recado nas ruas, a cada dia o povo tem demonstrado quem eles irão depositar esperança, quem eles querem que conduza esse barco chamado Itamari, que em breve recuperar o posto que jamais teria perdido se não fosse as práticas da velha política.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.