WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SECRETARIA DE SAÚDE DE ILHÉUS ARTICULA AÇÕES PREVENTIVAS PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

.

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, por meio da atuação da Vigilância Epidemiológica, articula ações conjuntas para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). Entre as medidas firmadas estão a capacitação de funcionários das secretarias, órgãos municipais, setores sociais e não governamentais. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores de prevenção e controle durante o período da pandemia. A Sesau disponibilizou uma Central de Atendimento com os números: 73 99995-4010 ou 98862-6206 ou 98126-8856.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, destacou que a união entre os órgãos do município será de extrema importância na prevenção e enfrentamento ao Covid-19. “Importante frisar que não precisa haver pânico, pois os governos estadual e municipal estão preparados para este novo desafio em nosso Estado. Estamos tomando medidas preventivas visando atendimento ágil e eficiente à população”, destacou.
CASO SUSPEITO – Na manhã da última terça-feira (18), foi divulgado um áudio pelas redes sociais, no qual um homem se identifica como um caso suspeito do Covid-19. Ouvida, a Sesau informou que o paciente foi atendido pela Vigilância Epidemiológica, via Central de Atendimento, no dia 15 de março, por volta das 12 horas. Após triagem, foi identificado pelos critérios clínicos e epidemiológicos, que se tratava de um caso suspeito sintomático para o Covid-19.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus relatou que o homem, que também é um motorista de aplicativo, foi orientado a ficar em isolamento domiciliar imediatamente. Ainda no mesmo dia, um servidor da Vigilância Epidemiológica do município se dirigiu até a residência do motorista, que recebeu outros esclarecimentos, além de máscaras descartáveis. A coleta do exame foi feita na quarta-feira (18) e seguiu agenda para averiguação de casos suspeitos.
O paciente, por sua vez, relatou que esteve em contato com os casos suspeitos, convidados de um casamento realizado num hotel em Itacaré, no último dia 6 de março e buscou o serviço de Vigilância Epidemiológica somente no dia 15 de março, ou seja, nove dias após o possível contato com os casos suspeitos. A investigação está sendo feita a partir dos critérios clínicos e epidemiológicos, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.
ORIENTAÇÃO – A pessoa precisa ter apresentado febre ou tosse, coriza e dificuldade de respirar, mas que tenha ido à área de transmissão local, ou ter mantido contato com caso suspeito ou confirmado do Covid-19. O exame pode ser realizado até o 14º dia após o início dos sintomas, caso o paciente estiver inserido nesses critérios. Os Kits estão sendo liberados e controlados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) somente para os casos citados.
A orientação do órgão é que a pessoa sintomática leve continue em isolamento domiciliar no período de 14 dias independente do exame. Contatos Vigilância Epidemiológica: 73 99995-4010 ou 98862-6206 ou 98126-8856. (Fonte: SECOM/PMIlhéus)

.

Comentários estão fechados.