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HOJE É DIA DE BLACK FRIDAY e DELEGADA ENSINA A EVITAR FRAUDES NA BLACK FRIDAY

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Hoje, sexta-feira dia 27, acontece a Black Friday no mundo todo. Mas, como já virou costume no Brasil nos últimos anos, não é preciso esperar até a sexta-feira especial para aproveitar promoções. Elas já estão acontecendo em lojas de roupas, de brinquedos, restaurantes, cursos e é possível economizar até enviando dólar para o exterior neste período do ano. O EXTRA traz, abaixo, uma lista diversa com mais de cem oportunidades ao longo da semana.
Mas para aproveitar também aquelas promoções-relâmpago, o consumidor pode perfis nas redes sociais de marcas de que já gosta, reparando se a página tem o selo de verificação.
Nas redes também é possível entender a estratégia de cada marca na campanha, como se fará abatimentos maiores durante as madrugadas, só no aplicativo, se distribuirá brindes, etc.
Mas, seja qual for, a recomendação para o consumidor é a mesma: esteja atento.
— O consumidor tem que estar preparado para o evento. Deve fazer uma pesquisa antes para ter ideia dos preços dos itens que deseja e não ser enganado. Nunca olhar para o desconto percentual, e sim para o valor do produto efetivamente e ver se está menor do que de costume — diz Haroldo Monteiro, professor do MBA de Gestão Estratégica no Varejo do Ibmec.
DELEGADA ENSINA A EVITAR FRAUDES NA BLACK FRIDAY

A Black Friday que acontece na próxima sexta-feira, 27 de novembro, é um dia que os consumidores aguardam ansiosamente, para aproveitar promoções das maiores lojas de varejo do Brasil, praticamente em todos os setores, tanto nas unidades físicas quanto online.
Para não cair na “Black Fraude”, ou comprar seu produto “pela metade do dobro”, a delegada Raquel Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, fez uma lista com dicas de cuidados que as pessoas precisam tomar ao comprar nesse dia.
Como em todas as datas festivas, a exemplo do Natal e Dia das Crianças, a Black Friday é propícia para a ação dos estelionatários, que se aproveitam da disposição das pessoas para as compras e aplicam golpes de vários tipos. Muita gente já comprou celular e recebeu um tijolo.
A primeira dica é já começar a acompanhar os preços do produto que você pretende comprar pra saber se ele realmente será vendido mais barato. Muitas lojas dobram o preço dias antes e anunciam 50% de desconto.
“É o já famoso pagar a metade do dobro”, lembra Raquel. “A loja cria uma falsa promoção e dá a entender que o produto está mais barato, quando na verdade é vendido pelo mesmo preço”. Por isso, anote os preços dos produtos que voce espera comprar.
Antes de qualquer compra, vale verificar a reputação do vendedor em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Vendedores com muitas reclamações tendem a ser mais problemáticos. No Mercado Livre. olhe as estatísticas do vendedor no lado direito.
AS PRINCIPAIS DICAS
Cuidado com sites clonados. Marginais criam cópias de sites conhecidos e anunciam em redes sociais com preços muito vantajosos. A vítima clica no link e já é direcionada para o site “fake”, onde faz as compras e registra os dados do seu cartão de crédito, que acaba clonado também. A vítima não recebe o produto comprado e ainda pode ter instalado programas espiões em seu dispositivo.
COMO EVITAR – Nunca clicar em links. Se achou a oferta atrativa, saia da rede social e acesse diretamente o site da loja digitando o endereço no navegador. No site correto, busque o produto, confirme o preço e compre. Nunca clique em imagens com o logotipo da loja e “clique aqui”.
Brindes e ofertas recebidas por whatsapp – quadrilhas lançam no whatsapp o anúncio de uma falsa oferta com compra por telefone, que as pessoas compartilham de forma inocente. Quando a vítima liga para o número, já fala com o estelionatário, que “negocia” o produto e pede a transferência do valor.
COMO EVITAR – Não telefone para números recebidos por whatsapp ou qualquer outra rede social. Toda promoção excessivamente atrativa é suspeita. Desconfie.
CAI NO GOLPE. E AGORA?
Acione a Polícia Civil para registar a ocorrência com o maior número possível de informações, como prints de conversas, números de telefone, links falsos e perfis de redes sociais onde eles são divulgados.
Também é necessário cancelar o cartão utilizado na transação e verificar se não foi instalado um arquivo espião para furtar senhas do computador ou celular onde a compra foi efetivada.
Quando o produto adquirido online não corresponde à expectativa do consumidor, ele tem uma semana para desistir da compra e pedir todo o valor pago de volta, mesmo que o produto não esteja com defeito ou danificado. (Fonte: A Região)

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