WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

BLOGDOZEBRAO É CONTRA A VOLTA ÁS AULAS PRESENCIAIS – Por Zebrão

.

Temos sido cobrados quase que diariamente pelos nossos leitores, sobre a nossa posição com relação A VOLTA ÁS AULAS.
Praticamente um ano após, seria prematura a volta ás aulas. Estariamos colocando em risco vidas, muitas vidas. Na nossa humilde opinião, os professores e todos agentes da educação como servidores das escolas, deveriam ser vacinados antes, deveriam constar na lista de prioridades, bem como alunos acima de 18 anos.
Afirmamos, nem as escolas municipais, nem as estaduais, estão preparadas para receber a normalidade das aulas. Os cuidados mínimos como álcool gel, medidor de temperatura na entrada das escolas, distanciamento…
Sabemos que os professores estão ansiosos por voltar ás aulas, mas com responsabilidade, pois eles estão como sempre estiveram, na luta por uma educação de qualidade, mas diante da realidade que estamos vivendo com o advento da pandemia, os desafios são enormes para alunos e professores.
Uma coisa temos certeza… quando da volta ás aulas, tudo será muito diferente, vai levar um bom tempo, para que tudo volte á normalidade, mas que vai levar um bom tempo, não temos dúvidas.
Uma delas, ou talvez a maior, seja, como garantir o cumprimento do currículo, trazer de volta a parceria de alunos e professores. O professor tem que se virar nos 30… terá que ser criativo, se adaptar á nova realidade. Tem que se reciclar. Nada vai ser como antes.
O gostoso da escola, é o olho no olho entre professor e aluno. Entre um colega e outro. Essa tal aula NÃO PRESENCIAL, é algo frio, que não estimula o aprendizado, por mais que coloquem a tecnologia á serviço da educação. Máquina é máquina. Vai faltar o calor humano, as brincadeiras, os grupos das fofocas, os fuxicos, a vida dos outros, tudo ingrediente para integração escola x alunos.
Alguns poderão dizer, os professores sempre usaram a metodologia da tecnologia, estão acostumados. Uma coisa é você acessar o Google, Face, Instagram… outra bem diferente é você adaptar-se a uma nova realidade, a novas ferramentas que exige tempo. Os professores precisam ser reciclados com relação a que melhor se preparem e se adaptem á nova realidade. E que realidade…
E quem mais vai sofrer com isso, serão os alunos das escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais.
Já com relação ás escolas particulares, a realidade é bem diferente. A estrutura é outra, tanto nas escolas, como com relação aos professores, quanto aos alunos. Difícil é um aluno de uma escola particular não ter em casa um notebook ou mesmo um computador, bem como os seus professores.
É um verdadeiro desafio lidar em um caso deste, com alunos da educação infantil, passando pelo nível médio, Fundamental I e II, pois “A EDUCAÇÃO É RESPONSABILIDADE DOS PAIS, ENSINO É RESPONSABILIDADE DOS PROFESSORES E APRENDIZAGEM DEPENDE DO DESEJO DO ALUNO”.
Quando a normalidade voltar com as aulas presenciais, após a vacina for aplicada em mais de 50% dos brasileiros e em 100% dos professores e alunos, os professores voltarão mais antenados, mais capacitados, mais familiarizados com a tecnologia, podendo então traçar nova estratégias diferenciadas, enxergando melhor, avaliando melhor, trazendo o aluno para mais perto de si, engajando-o nas estratégias diferenciadas, fazendo-o enxergar melhor e consequentemente, mais aprendizagem, mais conhecimentos.
Volta ás aulas só com garantia total de saúde. Volta ás aulas, só com todos vacinados (apesar da nossa autoridade maior menosprezá-la aos brasileiros, negar e desconhecer a Ciência, mas a mãe dele vacinou-se), do porteiro, passando pelo zelador e todos ainda tendo que usar a máscara, pois “A CIÊNCIA NÃO É UMA ILUSÃO, MAS SERIA UMA ILUSÃO ACREDITAR QUE PODEREMOS ENCONTRAR NOUTRO LUGAR O QUE ELA NÃO NOS PODE DAR”.
Não podemos falar sobre educação sem citarmos Paulo Freire, que em um dos seus trabalhos PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, página 43, diz: “ÀS VEZES, MAL SE IMAGINA O QUE PODE PASSAR A REPRESENTAR NA VIDA DE UM ALUNO UM SIMPLES GESTO DO PROFESSOR. O QUE PODE SER UM GESTO APARENTEMENTE INSIGNIFICANTE VALER COMO FORÇA FORMADORA OU COMO CONTRIBUIÇÃO À ASSUNÇÃO DO EDUCANDO POR SI MESMO”.
No momento professores e alunos, não têm segurança para o retorno ás aulas presenciais.
Ainda não é chegada a hora de voltar à escola! (Por Zebrão)

.

Comentários estão fechados.