WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A EFICIÊNCIA DA MÁSCARA DE ALGODÃO! – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

Na prevenção contra a contaminação do Covid 19, uma notícia me pareceu interessante e venho, neste artigo, compartilhar com os leitores do blogdozebrao. Em relação a respiração humana, máscaras de algodão podem ser 33% mais eficazes em filtrar partículas do novo coronavírus quando comparadas às de tecido sintético. Publicado na última segunda-feira da semana passada ( dia 8 de março) pela revista científica ACS Applied Nano Materials, o resultado foi observado em testes de laboratório conduzidos no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia e na Instituição Smithsonian, ambos nos Estados Unidos ( dados fornecidos pela revista Galileu). A pesquisa realizou experimentos com nove tipos de tecido (e não máscaras reais) de algodão, além de seis categorias de fibras sintéticas.
O motivo pelo qual o algodão é mais eficiente em filtrar partículas é simples: a fibra tem caráter hidrofílico, isto é, é atraída pela água. Assim, a máscara de algodão consegue absorver pequenas quantidades das moléculas de H2O expelidas durante a respiração de uma pessoa (não muito: cerca de 150 miligramas, o equivalente a uma ou duas gotas, segundo o estudo), favorecendo a criação de um ambiente úmido dentro do tecido.
A máscara ainda é a melhor ferramenta de prevenção contra o covid-19, por isso a necessidade de se cobrar cada vez mais o seu uso em estabelecimentos comerciais e locais públicos. Ainda é muito comum, observando as ruas da cidade de Gandu, o descaso com a necessária ferramenta. Que a população possa se conscientizar, tornando o uso das máscaras obrigatório, mesmo depois da vacinação.
Bibliografia: Revista Galileu / professornettao.blogspot.com.br

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.