WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

GARRAFA, LATA OU BARRIL? EXISTE DIFERENÇA NO GOSTO DA CERVEJA?

.

Muitos garantem que o chope, em barril, é incomparável. Outros gostam mesmo é das garrafas de vidro, enquanto alguns têm levantado a bandeira pró-latinhas. Mas afinal, tem algum melhor do que o outro?
Para começar, é bom saber que o líquido produzido é o mesmo para qualquer dos tipos de envase. Ou seja, cor, sabores e aromas devem ter as mesmas características. As diferenças sensoriais que poderão ser sentidas em cada um vão depender de processos que ocorrem depois da cerveja já estar dentro da lata, da garrafa ou do barril. O primeiro deles é a pasteurização, processo no qual a cerveja tem sua temperatura elevada para estabilizar o líquido e aumentar seu prazo de validade.
Na pasteurização perdem-se alguns elementos aromáticos e de sabor. Assim, o chope tem uma grande vantagem, pois ele não passa pelo processo. Como seu prazo de validade é mais curto, ele geralmente é consumido em pouco tempo após sair da fábrica, o que garante outro benefício: o frescor. O ideal é sempre guardar o barril em câmara climatizada. Quando ele já estiver aberto, então, isso é obrigatório, pois do contrário em pouquíssimos dias a bebida azedará.
LATA X GARRAFA

Já entre latas e garrafas é difícil apontar uma que seja melhor do que a outra, pois ambas têm seus benefícios. A principal vantagem da lata em relação à garrafa está na sua vedação. A luz é uma das grandes inimigas da cerveja, pois sua incidência no líquido causa um off-flavor conhecido como light-struck. Ele altera uma das moléculas do lúpulo responsáveis pelo amargor, o que pode causar um aroma desagradável geralmente associado ao cheiro de gambá.
É por isso que muitas cervejarias artesanais têm apostado nessa embalagem, em especial quando o estilo tem o lúpulo como destaque. É o caso das India Pale Ales e suas diversas variações, cada vez mais presentes em latas.
No caso das garrafas, as de cor âmbar são melhores, aquela marrom mais comum de se achar. Isso porque ela fica mais protegida da ação da luz do que as garrafas verdes, azuis ou totalmente transparentes. Nessas a incidência da luz é muito rápida. Tanto é que muitas cervejarias que usam essas cores acabam optando por um lúpulo modificado que barra o efeito negativo do light-struck.

E PARA GUARDAR?
Envelhecer cervejas se tornou algo bem comum entre os entusiastas das artesanais e aí entra justamente a questão do recipiente. As garrafas de vidro escuro são, definitivamente, boas para isso. Por serem escuras, elas sofrerão menos com a luz. Além disso, como muitas cervejas de guarda são refermentadas no recipiente, as garrafas delas muitas vezes são feitas para terem maior resistência.
Em terceiro lugar, tem a questão do sabor. O material das garrafas não interfere no sabor da bebida. Já as latas são recipientes que até pouco tempo só eram usados para cervejas mais leves, refrescantes e que têm consumo mais rápido. Como o envase de cervejas mais complexas e de guarda nesse tipo de recipiente ainda é muito recente, não se tem certeza absoluta de que com o envelhecimento não haverá alguma mudança negativa na bebida. (Fonte: Mestre Cervejeiro)

.

Comentários estão fechados.