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A POLÊMICA DA IDEOLOGIA DE GÊNERO NO BRASIL – Pelo Prof. MAURÍCIO SANTANA

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O termo “ideologia de gênero” no Brasil vem desde 2011 se tornando uma temática famigerada após o Ministério da Educação ( MEC ) ter encomendado um kit para promover o programa Brasil sem Homofobia nas escolas, bem como a proposta de incluir o combate às discriminações e promoção da diversidade de gênero e orientações sexuais no Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014. Esses dois últimos pontos na época, desencadearam uma grande reação por parte de grupos conservadores, que não consideravam as pautas sobre questão de gênero apropriadas ao ambiente escolar, e o projeto foi barrado. Após muitos protestos por parte da população, liderada por grupos religiosos e pelo Escola sem Partido, o PNE foi aprovado sem fazer menção a gênero e orientação sexual. Durante as Eleições de 2018 o termo voltou a ser manchete de discussão quando por inúmeras vezes as menções do então candidato Jair Bolsonaro (PSL) fazia ao “kit gay”, nome pejorativo dado ao projeto “Escola sem Homofobia”. Constantemente Bolsonaro e muitos de seus correligionários afirmavam que Fernando Haddad (PT), seu adversário na corrida presidencial, havia distribuído um determinado livro sobre educação sexual a crianças de seis anos.

Recentemente o anúncio da publicação de uma HQ da DC Comics com um Super-Homem bissexual, trouxe novamente inúmeros ataques homofóbicos que se reverberam em atitudes de preconceitos e discriminação por conta do beijo gay entre o Superman atual, filho de Clark Kent, e um outro personagem. Infelizmente quando se associa a educação sobre questões de gênero a aborto, sexualidade e pedofilia, por exemplo, gera-se um “pânico moral”.
E a cada dia vamos presenciando lamentavelmente alguns grupos transformando certas iniciativas que buscam ensinar a respeitar a diversidade de orientações sexuais existentes na sociedade – na negativa e perigosa “ideologia de gênero”.

(MAURÍCIO SANTANA, Licenciado em História, Professor da rede Estadual e Privada de Ensino, Pós Graduado em História do Brasil, Gestão Educacional e Mestre em Educação)
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