WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ILHÉUS RECEBE VISITA DO MINISTRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

.

Na última quarta-feira (17), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, visitou Ilhéus e acompanhou de perto os avanços no desenvolvimento científico e tecnológico da cidade. Durante todo o dia, o titular do MCTI verificou in loco os esforços do ecossistema local de inovação.
No período da manhã, a comitiva esteve na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde foi recebida pelo reitor, Alessandro Fernandes, pelo gerente de Inovação da Prefeitura de Ilhéus, Lucas Mota, pelo diretor Executivo do CEPEDI, José Alfredo, pelo presidente do SINEC, Silvio Comin, pelo superintendente de Inovação da SECTI-BA, Agnaldo Freire, e pelo professor Gesil Sampaio, presidente Nacional do FORTEC.

Na ocasião, os presentes atualizaram o ministro sobre a política pública de CT&I local, o crescimento da cidade, a importância no cenário baiano e as diversas obras do complexo logístico que tornam Ilhéus uma cidade competitiva para atrair novos investimentos.
Em seguida, foi realizada uma cerimônia de anúncio da Rede de Fibra Óptica (GigaSul), que está sendo implementada pelo MCTI interligando as cidades de Ilhéus, Itabuna e as instituições de ciência e tecnologia. O professor Gesil Sampaio, que é também o coordenador do projeto, destacou a importância da rede que irá conferir conectividade de primeiro mundo para as instituições, bem como a criação de soluções tecnológicas para o progresso de toda a região.

Para Lucas Mota, “Ilhéus possui hoje os alicerces para se tornar uma cidade do futuro, mais conectada, com serviços inteligentes que atendem a nossa população. A GigaSul é um grande investimento que vai nos permitir avançar para sermos um celeiro de inovação, referência não só no estado da Bahia, mas em todo o Nordeste”, ressaltou.
Após a cerimônia, o ministro visitou as instalações do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e inaugurou um coworking do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia, ambos dentro da UESC. A comitiva ministerial visitou ainda o Polo de Informática, nas fábricas da Daten Computadores e Positivo Tecnologia.

Paulo Alvim relembrou que a cidade de Ilhéus é responsável por grande parte da produção de computadores do país e recentemente produz também smartphones.
“Somente em uma das fábricas são produzidos mil celulares e dois mil computadores por dia. É um potencial incrível. Aqui nós tivemos a oportunidade de ter reuniões com o setor empresarial para garantir o apoio ao setor. É importante que as pessoas saibam o que é feito aqui”, destacou.

O ministro também visitou as instalações do CEPEDI, importante equipamento que tem se destacado nacionalmente como desenvolvedor de tecnologia de última geração. Encerrando sua visita, o titular do MCTI concedeu ao município de Ilhéus o certificado pela adesão ao programa Cidade Olímpica da Ciência.
A iniciativa tem como objetivo incentivar estudantes a participarem de olimpíadas de conhecimento nas áreas das ciências exatas. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e integrou a programação do 1º aniversário do grupo de estudantes de astronomia do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão.

Os alunos receberam um certificado pela participação no programa Caça Asteroides MCTI e LCO imagens do céu profundo.
“Fecharmos o dia com essa entrega de reconhecimento para crianças que participam do programa de “Caça Asteroides” só mostra que o amanhã é uma garantia para quem vive em Ilhéus. Essas crianças são o futuro da Bahia e do Brasil e fazem um trabalho que só dá orgulho. Para mim foi muito importante estar aqui hoje. Um país melhor, mais inclusivo e sustentável, e isso Ilhéus já está praticando”, acrescentou Alvim.

(Fonte: por Jéssica Alves, Sucom/Prefeitura de Ilhéus)
.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA MUTIRÃO SOCIAL PARA ATENDER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) realizou na última quarta-feira (17) o Mutirão Social para as pessoas em situação de rua.
A ação aconteceu na Avenida Dois de Julho, com oferta de diversos serviços, incluindo Cadastro Único (CadÚnico), Auxílio Brasil, emissão de documentos, atendimento médico, vacinação, teste de Covid-19 e tuberculose, distribuição de kits de higiene pessoal, bucal e corte de cabelo, além de atendimento da Defensoria Pública, música, recreação, café da manhã e almoço.
“Organizamos o mutirão com o objetivo de sensibilizar a sociedade, a fim de que a comunidade tenha um olhar especial para pessoas em situação de rua e elas se sintam acolhidas por nós. Trabalhamos a autoestima, a superação através da frase: ‘Acredite, você pode chegar onde quiser’”, ressaltou Débora Palafoz, gestora na Média Complexidade.
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – No dia 19 de agosto de 2004 sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. A data é celebrada em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”. O psicólogo Gustavo Pestana, coordenador do serviço de Abordagem Social, destacou a importância do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Através dos serviços tentamos resgatar as pessoas em situação de rua, atendemos de segunda a sexta e oferecendo diversos serviços sociais e de saúde”, finaliza.
O Centro Pop representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimulando a organização, mobilização e a participação social.
O mutirão social contou com apoio da Secretaria de Saúde, Sutram, Guarda Municipal, Aeroshake, Agência Humanitária Adra da Igreja Adventista, ONG Bela Vista, Lions Club Centro, Universidade Estadual de Santa Cruz – GT Pop Rua, Laboratório de Saúde da Mulher, Corpo de Bombeiros, Banho Solidário, Sandro e a Rapaziada do Vilela, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Iguape, Projeto Soul do Bem, Cozinha Solidária, Defensoria Pública, Igreja Batista Lindinópolis, Val Cabeleireiro e Irmão Felicidade. (Fonte: por Meire Borges, SPS/Prefeitura de Ilhéus)

.

PREFEITURA DE ILHÉUS PROMOVE CURSOS PARA AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e Bahia Pesca, realiza até a sexta-feira (19), o curso de Apicultura (criação de abelhas), no auditório da Bahia Pesca.
A iniciativa é voltada aos agricultores familiares de várias regiões de Ilhéus, como também de outros municípios.

“Visando incrementar a economia rural, o prefeito Mário Alexandre não mede esforços para realizar essas ações, a fim de fortalecer a renda dos pequenos produtores. Para tanto, vamos ministrar diversos cursos até o final do ano, nesta parceria que traz resultados positivos”, ressaltou Nino Valverde, titular da SEAPI.
Após os cursos, a equipe responsável continuará em campo para difundir as técnicas e com isso praticar com os agricultores novos saberes e novas tecnologias.

Participam da capacitação o instrutor do SENAR, Welton Santos, o diretor de Assistência à Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, o representante da Bahia Pesca, Maciel Santana, agricultores familiares, professores e técnicos agropecuários. (Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)
.

ILHÉUS REALIZA ‘DIA D’ DA CAMPANHA CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO NESTE SÁBADO (20)

A Prefeitura de Ilhéus realiza neste sábado (20), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O serviço estará disponível das 8h às 16h, nas unidades de saúde Sarah Kubitschek, Euler Ázaro, Hernani Sá e no CAE III, antigo Sesp.
A Secretaria de Saúde (Sesau) explica que para atualização da situação vacinal, as crianças e os adolescentes deverão comparecer aos postos de saúde mencionados, com os pais ou responsáveis, e apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e RG ou certidão de nascimento.
A vacinação contra a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil) tem como objetivo imunizar com uma dose de reforço todas as crianças de 1 a 4 anos, independentemente do esquema vacinal anterior contra a doença.
A multivacinação é voltada para adolescentes de até 14 anos, que poderão completar as doses da caderneta de vacinação, caso estejam em atraso. Já o imunizante contra a Covid-19 será aplicado em crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.
Serviço
Dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação
Data: 20 de agosto de 2022 (sábado)
Horário: das 8h às 16h
Locais
– UBS Sarah Kubitschek;
– Euler Ázaro;
– Hernani Sá;
– CAE III, antigo Sesp
(Fonte: por Secom/Prefeitura de Ilhéus)

.

Comentários estão fechados.