WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

INTOLERÂNCIA – Por MARCOS NETO

.

Embora esteja tão em pauta nos dias de hoje, a intolerância, seja ela religiosa, racial, de gênero ou contra a diversidade sexual, ainda é uma constante em nossa sociedade, e em Gandu, nossa cidade, ela é real, existe e machuca aqueles que são alvos dela.
A Maçonaria já está em Gandu desde 1961 e seus membros sempre tiveram papeis de destaque seja na militância política como em inúmeras ações sociais e culturais. Já tivemos prefeitos, o atual o é, vice prefeitos e vereadores Maçons, quem não se lembra da creche da Virtude e Amor nos idos anos 80?, o Forró do Bode, interrompido desde 2019 por conta da pandemia, as ações dos Demoleys, e agora das Filhas de Jó, são alguns exemplos da atuação ativa da Loja Maçônica Virtude e Amor no seio da nossa comunidade. Por isso surpreendeu a todos que de algum tempo pra cá Maçons tenham sido alvo de sistemática perseguição por alas da igreja católica e também de igrejas Evangélicas, muito mais, inclusive, dos setores mais “politizados” delas. Afinal estamos no século XV ou no XXI?

Até quando seremos obrigados a testemunhar intolerância motivada por preconceitos ridículos em momento como este no mundo em que, mais do que nunca, devemos estar unidos como seres humanos? Precisamos focar nossas forças e energias na questão ambiental, na luta contra a insegurança alimentar, nos esforços para vencermos a epidemia e na paz mundial, mas isso só será possível se soubermos respeitar o direito alheio de professar livremente sua religião, respeitar escolhas políticas, sexuais e tolerar espaços iguais para todos os gêneros e cores. A propósito, Maçonaria não é religião.

MARCOS NETO,
é Engenheiro Agronômo.

.

Comentários estão fechados.